Curtas brasileiros serão exibidos gratuitamente n’ABOCA Cultural

Bazar Flor de Lis

site-baixa

São poucos espaços na cidade que oferecem filmes produzidos na América Latina. Por isso, a ABOCA Cultural e o Departamento de Ciências Sociais da UFRN irão, juntamente, exibir gratuitamente produções latinas na casa 16 da Rua Frei Miguelinho, no dia 26/07 (Quarta-Feira), às 19 horas. A atividade é uma continuação da edição latina do Movimento n’ABOCA e do projeto América Latina no Cinema.

Os filmes que estarão em cartaz são “Pernambucanos – o Caribe que nos une”, de Nilton Pereira, e “Abraço de Maré”, de Victor Círiaco.

O primeiro é um documentário que fala sobre as similitudes culturais, musicais e religiosas entre dois espaços de matrizes africanas: Cuba e Pernambuco. Dois lugares da América Latina, distantes e conectados por uma intensa similaridade, apresentadas pela diretora de teatro Fatima Paterse e pela mãe de santo Bete de Oxum.   

A concepção do longa teve início nas viagens do diretor Nilton Pereira a Cuba para fins acadêmicos cinematográficos na Escuela de Cine, em San Antonio de Los Baños. Neste período, ele percebeu as semelhanças entre Pernambuco e a ilha caribenha, o que o levou para uma intensa pesquisa sobre as ligações entre os povos.

O potiguar “Abraço de Maré” narra a história de uma família que vive isolada nas margens do rio Potengi em Natal. Victor Círiaco assina direção, roteiro e direção de fotografia. O curta obteve 14 premiações e circulou por 15 festivais.

América Latina no Cinema é um projeto de extensão organizado pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desde 2012, o projeto vem exibindo e discutindo filmes latino-americanos gratuitamente, e mais recentemente tem dado espaço a produções potiguares de curtas-metragens, com a participação de diretores e diretoras locais.

O projeto é coordenado pelo professor Gabriel Vitullo e conta com o apoio d’ABOCA Cultural e Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte.

Serviço:

Mostra América Latina no Cinema

Quando? 26 de julho

Hora? 19 horas.

Onde? Aboca Cultural – Rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira

Paga? Não! Gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.