Diego Vale defende um olhar novo para Caicó preservar suas tradições saudáveis

Gelo Camelo

26994363_1594717200622890_3420900805033261246_n

O melhor sabor de Caicó são suas tradições.
A alegria das festas e a boa culinária.
O aprimoramento do bordado, do artesanato e do boné.
Nossos laços de família, amizades e parcerias.
Por muitos fatores já conquistamos o RN e o Brasil!

Contudo, é hora de entender que a dinâmica social, econômica e política exige o equilíbrio entre o tradicional e o novo. Como se pode preservar e inovar? Compreender o que nos dá identidade e projeção. Em que e em quem apostar.

O mundo e a sociedade brasileira estão passando por muitas mudanças. Nem todas elas são saudáveis! Não vale a pena adotá-las. Mas outras inovações são muito bem vindas e por elas nós temos que lutar.

A mudança na qual me vinculei há alguns anos e na qual estou mais dedicado neste momento é a modernização da forma da sociedade se relacionar com a máquina pública. O modelo atual faliu! Sem melhorar a máquina pública, a gente não cuida de gente. Não funciona a saúde; não afasta o desassossego que chegou devido aos altos índices de insegurança; não gera emprego.

Se falta gestão de pessoas, não existe eficiência de gestão. Cenário de recursos sempre escassos e transparência falha. É improrrogável dialogar e articular com a gente que faz a iniciativa privada. Deve-se priorizar a gente que é usuária do serviço público. Políticas públicas nascem de demandas do povo e não de apostas do gestor, senão serão ralos a mais no orçamento.

Também há as más tradições. Não vale a pena continuar insistindo. Só teremos prejuízos. Ciclos de fecham!

Diego Vale. Empreendedor caicoense. Mestrando em Gestão Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.