Diego Vale explica que tipo de prefeito Caicó precisa a partir de 2021

Gelo Camelo
Diego Vale é presidente do Solidariedade em Caicó

Diego Vale é presidente do Solidariedade em Caicó

CAICÓ PRECISA DE UM GESTOR MODERNO.

Daqui a um ano e meio teremos eleições para prefeito de Caicó. Depois de tantos anos sendo triturados por uma seca prolongada e dificuldades econômicas que tornaram nossas vidas menos saborosas, os caicoenses precisam, neste momento, de alguém moderno e de confiança.

Sem modernidade e confiança, vamos continuar patinando.

Por isso, convoco os caicoenses para uma reflexão:

Qual o perfil de gestor que precisamos em nossos municípios? As crises são múltiplas e temos que parar de terceirizar as soluções. Contar com auxílios de Governos Estadual e Federal é ficção. Não que não devamos sonhar. Mas é um risco esperar o(a) salvador(a) bater à porta.

Em nosso semiárido, por exemplo, ainda temos produtores que irrigam suas plantações com canhões, onde poderiam, com a mesma quantidade de água, com gotejamento ou outra tecnologia, cobrir uma terra maior. O rio, o poço ou a barragem secam e esse produtor vai reclamar da falta de chuva. Sobra culpa até pra Deus! No dia que a tecnologia importada trouxer a água do mar dessalinizada, esse produtor continuará com desperdício de água e uma hora vai faltar. A primeira solução é a educação: é preciso racionalizar!

Cenário similar acontece na gestão pública. Ou o gestor se educa e encara de frente o seu orçamento limitado e a ineficiência da sua máquina, ou o aumento de receitas será solução passageira. O orçamento será sempre a melhor desculpa! Para o bom gestor, o orçamento é construído com a comunidade e as soluções aparecem já na discussão do orçamento. Para o gestor ‘meia-boca’, a falta de orçamento será a culpa da falta de ações.

É preciso ser racional, arrumar a casa, mas também inovar. Existem vários exemplos de prefeitos empreendedores (em todo o mundo!) que fazem muito com pouco. Se falta criatividade, o “Ctrl-C + Ctrl-V” de projetos e políticas exitosas é um bom começo. As tecnologias possibilitam acesso gratuito a boas ferramentas de gestão. É preciso estar conectado! Insistir nas mesmas fórmulas e nos mesmos caminhos, é conformar-se com os mesmos resultados.

Diego Vale – empreendedor caicoense, mestrando em Gestão Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.