FIERN promoveu curso para empresas interessadas no comércio exterior

Gelo Camelo

curso_negociao-06.04.17

O Centro Internacional de Negócios do RN (CIN/FIERN) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), promoveu o curso Negociação Internacional: como prospectar mercados no exterior.

A ação promovida pela FIERN teve como objetivo esclarecer aspectos sobre negociação internacional, formação de preço, contratos internacionais, planejamento, passo a passo para exportar e como financiar a exportação, discutindo com os empresários pontos de vista sobre negociações internacionais e a importância da prospecção de mercados na estratégia de internacionalização das empresas.

Com carga horária de 8 horas, o curso aconteceu quinta-feira, 06, no auditório do primeiro andar da Casa da Indústria, e contou com o palestrante Gustavo do Vale.

Engenheiro formado pela Universidade de Brasília (UnB), Gustavo do Vale possui experiência de dez anos em planejamento e gestão de projetos de promoção comercial com associações empresariais como a SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro; é certificado pela ESPM São Paulo em Gestão de Branding para Projetos Setoriais da indústria com foco no mercado externo.

Para o palestrante, o primeiro passo para uma empresa prospectar mercado no exterior é fazer uma reflexão interna, para saber se ela está pronta acessar os mercados internacionais. “A empresa precisa analisar sua capacidade produtiva, sua capacidade financeira de investimentos, se ela pode fazer as alterações necessárias para se adequar ao mercado exterior”, afirma.

Gustavo ainda destacou a necessidade dos empresários buscarem informações. “Muitas vezes o empresário decide importar por uma variação cambial ou porque um cliente bateu em sua porta. Mas é fundamental considerar o crescimento de maneira estratégica. É necessário se preparar, entender qual a melhor maneira de formar o caminho para a exportação”, pondera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.