Juiz Jarbas Bezerra lança cartilha para divulgar valores da Cidadania

Bazar Flor de Lis
Ilustração do livro do juiz Jarbas Bezerra

Ilustração do livro do juiz Jarbas Bezerra

Valorizar as cores da nação, estimular a prática cotidiana da ética, o cultivo dos princípios básicos da convivência em sociedade formam o Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec). E esta iniciativa, criada pelo juiz de Direito, Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, tem mais um momento de interação com a comunidade neste sábado (14) às 16h30, na Livraria Saraiva do Shopping Midway Mall, quando acontece o lançamento da cartilha “Cidadania A-Z”.

A publicação tem dois personagens centrais, Edu e Cida, crianças que irão dialogar com estudantes dos 5 a 15 anos e repassar o conteúdo de verbetes como Bullying, Constituição Federal, Democracia, Eleições, Higiene, Justiça, Política e Respeito, entre outras palavras e expressões integrantes do dia a dia dos cidadãos.

“O nosso país só poderá avançar na área da cidadania a partir da educação da criança, sobretudo enquanto sua personalidade é formada, por isso sentimos a necessidade de lançar esta cartilha”, entende o magistrado. O Rio Grande do Norte tem vocação para atitudes e momentos de expressão da cidadania, onde pela primeira vez uma mulher votou, outra foi eleita prefeita, e mais uma teve a primazia de chegar a um parlamento estadual no Brasil.

Os dois personagens remetem à educação e à cidadania e promovem a cada página a ligação entre o aspecto lúdico e mensagem a qual se propõe a obra de Jarbas e Lígia, experimentados no campo dos adultos com a publicação de várias edições do Manual Prático das Eleições. “Já escrevemos sobre como agir, se portar e atuar de forma correta nas eleições, agora chegou a hora de falar para os futuros cidadãos”, observa o juiz.

Para o autor, no período em que o Brasil viveu o regime ditatorial (1964-1985) se criticava muito disciplinas como Educação, Moral e Cívica e nos anos seguintes, OSPB, mas com a extinção da última, ficou um vazio até hoje não preenchido nas escolas. “Tiraram todo o conteúdo ideológico das salas de aula, deixando somente o tecnicismo da matemática, física, química e outras matérias, sem qualquer conteúdo de cidadania”, critica.

As ações do Probec chamam a atenção de Estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo. No território potiguar ensejou a criação de uma lei que instituiu 10 de setembro como o Dia da Cidadania, outro pioneirismo potiguar nesta área. “Desejamos ver a cidadania como uma realidade nas escolas, ver as crianças cantarem com orgulho o hino nacional e os valores do respeito, civilidade, honestidade e caráter voltarem à pauta”.

Cidadania de A a Z

Cidadania de A a Z

 

LANÇAMENTO
Cartilha “Cidadania A-Z”
Sábado – 14 de dezembro
Horário : 16h30
Local : Livraria Saraiva – Midway Mall

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.