Ô BRASIL SEM JEITO! Jovens usam documentos de idosos para fraudar direito à meia entrada em corridas de rua

Gelo Camelo

 

pag 6
Organizadores de corridas de rua constataram que jovens estão utilizando documentos de idosos para fraudar o direito da meia entrada no momento da inscrição das competições. Essas pessoas têm agido dessa forma para usufruir do direito conquistado no Estatuto do Idoso, que assegura o desconto de 50% no pagamento de ingressos para eventos em geral a pessoas a partir dos 60 anos de idade. Tal irregularidade tem sido acompanhada com a ajuda da tecnologia, por meio de mecanismos criados pelas empresas organizadoras para tentar coibir fraudes.
Em época de início de inscrições para a 4ª edição da Meia Maratona do Sol, a organização já identificou mais de 80 pessoas inscritas como idosos. A organização da competição já está averiguando se, de fato, esses corredores têm realmente mais de 60 anos de idade para poder se beneficiar do direito à meia entrada.
Para coibir esse tipo de fraude, a partir de agora, além de comprovar a ‘maioridade’ no momento de inscrição, o atleta idoso também terá que apresentar documento comprovando sua faixa etária no ato do recebimento do kit, como também no dia da prova para poder ter acesso à largada. O número de peito dos idosos será caracterizado de forma diferenciada para auxiliar a arbitragem a identificar as fraudes e, ainda assim, durante a competição, os atletas que forem flagrados cometendo a irregularidade poderão responder a processo criminal.
Na Corrida Soldados do Fogo, que ocorreu no início de julho, a irregularidade foi constatada em fotos. Em 2016, 50 pessoas se inscreveram como idosas na competição; em 2017, mais de 200 corredores declararam se enquadrar no perfil, sendo que mais de 80 foram identificados como fraude e inclusive serão notificados judicialmente, de forma individual. A mesma situação ocorreu de forma semelhante na Corrida Miranda e no Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos.
“A coordenação jurídica da corrida está entrando em contato com os participantes que se inscreveram irregularmente, realizando a confirmação dos dados, para evitar que pessoas, incluindo idosos ‘reais’ sintam-se prejudicadas“, afirma Nivaldo Pereira, um dos organizadores da Meia do Sol. Nesse sentido, a organização da corrida pretende regularizar a situação caso a caso.
Outro detalhe importante relativo ao uso de dados corretos e pessoais no momento da inscrição é que o atleta fica assegurado pelo seguro de vida contratado pela prova. Em caso de necessidade de atendimento médico de urgência e emergência, o atleta é direcionado em ambulância para hospital particular credenciado pela corrida. “Caso o atleta precise de atendimento e seus dados não sejam os que ele cadastrou no momento da inscrição, ele perde o direito a esse atendimento, o que gera um transtorno sem tamanho para a pessoa”, complementa Nivaldo.
Com informações das jornalistas Mariana Pinto e Marina Lino, da Ideia Assessoria de Imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.