Rigor menor é manutenção das bases da crise

Prefeitura de Mossó

Os Estados querem receber dinheiro do Governo Federal. Para liberar o dinheiro, o Governo Federal está exigindo que os governadores tratem a máquina pública com mais rigor. Cortando o que não pode ser pago, melhorando o desempenho do que já existe com a quantidade de dinheiro que existe.

Os Estados não querem. É natural. Os governadores de hoje (salvo algum que eu desconheça) são quase todos produtos da política tradicional. Seja ela de esquerda ou direita. A relação deles com o dinheiro público é esquartejar a máquina da forma menos sanitária possível até não sobrar nada.

O Governo Federal está certo.

Os Estados estão em crise porque não houve rigor no uso do dinheiro público. Se o Governo Federal liberar o dinheiro sem exigir esforço no controle dos gastos, estará, ao invés de combatendo, acentuando as bases da crise. Ou algum de nós tem dúvida de que parte desse dinheiro vai se transformar em pórticos inúteis nas entradas de algumas cidades do interior que sequer possuem cibalena para passar a dor do povo sem condições?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.