Sebrae promove grande evento no Holiday Inn a partir deste dia 10

Gelo Camelo

Empresas do segmento de alimentos e bebidas, cosméticos, moda e energias de todo o Nordeste estarão reunidas em Natal, a partir da próxima quarta-feira (8), para negociar com grupos estrangeiros, durante a 19ª edição do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE). A expectativa é gerar um volume de negócios da ordem de R$ 25 milhões a partir do encontro e ampliar a base de exportação dos estados da região. O evento é promovido pelo Sebrae e Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (Fiern) com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e outros parceiros.

Estruturado em salões, onde ocorrem as rodadas de negócios, o encontro contará com 150 empresas da região que vão ofertar produtos e serviços para grandes grupos compradores. Nesta edição, participam das rodadas 76 compradores, a maioria – 70 deles – estrangeiros, vindo de diversos países, como África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, França, México, Moçambique, Nigéria, Peru, Rússia, Tanzânia,  além de Angola, Bélgica, Canadá, Itália, Kenia, China, Guatemala, Havai, Inglaterra, Panamá, Portugal, Arábia Saudita. Estão programadas quatro grandes rodadas de negócios, além de um salão só com rodadas virtuais, permitndo que os empreendedores poderão negociar virtualmente com compradores que não estarão presente no evento.

Além de produtos e serviços das áreas de energia e cosmético, o evento terá negociações com empresas do segmento de alimentos e bebidas. As empresas vão ofertar cachaças, chocolates, sucos, águas de coco, mel e polpa de frutas. Também haverá um salão especial para produtos orgânicos e fair trade (cafés, chás, polpas de frutas, mel, própolis vermelha e castanha). Já no setor de moda, participam do salão empresas que confecionam moda infantil, praia e fitness. O evento também reunirá empresas de despacho aduaneiro, operadores de carga, trading companies, comerciais exportadoras e demais prestadores de serviços internacionais.

O volume de agendamentos para negociações torna o EINNE o maior evento de aproximação comercial internacional da região e visa ampliar as exportações das nordestinas, por meio da promoção de contatos diretos compradores nacionais e estrangeiros com fornecedores situados no Nordeste.

Essa é a segunda vez que o EINNE é realizado no Rio Grande do Norte. Antes, o encontro ficava restrito ao eixo Ceará, Pernambuco e Bahia. Para o diretor de Operações do Sebrae no Rio Grande do Norte, Eduardo Viana, o evento representa uma oportunidade de o empresariado local, como de toda a região Nordeste, fortalecer a cultura exportadora. “O EINE favorece essa aproximação comercial entre as pequenas empresas participantes e compradores de todo o mundo em um mesmo local. Isso aumenta as chances de efetivar as negociações com projeções internacionais”, diz o diretor.

Decola Nordeste

Programado para ocorrer até o dia 10 no hotel Holiday Inn, o evento será aberto às 19h. Antes disso, às 14, será realizado o Decola Nordeste, um fórum de debates envolvendo os principais atores nacionais e regionais para discutir estratégias de desenvolvimento para região Nordeste, com foco no Comércio Exterior e atração de investimentos.

O objetivo do Decola Nordeste é propiciar a análise do ambiente macroeconômico e a relação do Nordeste com o cenário internacional, bem como fomentar o debate sobre o panorama atual e novas ações de estímulo às exportações e captação de investimentos no Nordeste, como forma de desenvolvimento regional.

O fórum integra a programação oficial do EINNE, que visa dar maior visibilidade aos produtos de pequenos negócios nordestinos no mercado internacional e, assim, incrementar não só as exportações do país, mas também aumentar a quantidade de empresas do Nordeste na base exportadora brasileira.

Com informações do SEBRAE/RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.