Abrasel RN se posiciona contra imposto de 20% desejado pelo Governo do Estado

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN, Abrasel, divulgou nota contra a alíquota de 20% que o Governo do RN ambiciona manter durante o ano de 2024 contra a economia do RN.

“A Abrasel vem por meio desta nota expressar nossa profunda preocupação e desacordo com o projeto de lei enviado a esta casa pelo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que visa manter a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 20%. Tal decisão impactará negativamente a vida de todos os cidadãos do estado e prejudicará significativamente o desenvolvimento econômico da região.

Tomamos conhecimento do fato apenas pela imprensa, na última sexta-feira, o que causou ainda mais surpresa, visto que sempre estivemos abertos ao diálogo com o Governo Estadual.

Esta medida prejudica a competitividade das empresas do Rio Grande do Norte, tornando produtos e serviços mais caros, o que afasta investimentos e leva ao fechamento de empresas já existentes.

Além disso, sobrecarrega os cidadãos com custos adicionais, afetando diretamente o poder de compra e a qualidade de vida da população.

O ICMS é um dos principais tributos estaduais e possui grande relevância na economia local. No entanto, a manutenção de uma alíquota tão elevada como 20% é excessivamente onerosa para os contribuintes, incluindo empresas e consumidores, dificultando a atividade econômica e, consequentemente, a geração de empregos e o crescimento do estado.

É fundamental que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte considere os impactos negativos dessa proposta e avalie alternativas que possam equilibrar as finanças estaduais sem prejudicar de maneira desproporcional a sociedade. A busca por medidas fiscais mais equilibradas e justas é essencial para promover o crescimento econômico, a geração de empregos e o bem-estar de todos os cidadãos.

Portanto, insisto a Assembleia Legislativa a realizar uma análise detalhada dessa questão, ouvindo a sociedade, especialistas e setores envolvidos, a fim de buscar soluções que possam atender às necessidades financeiras do estado sem sobrecarregar injustamente a população.

Atenciosamente,

Paolo Passariello

Presidente do Conselho de Administração da Abrasel no Rio Grande do Norte.”

Bazar Flor de Lis

Bares e restaurantes enfrentam dificuldades

Levantamento nacional realizado pela Abrasel revela que quase um 51% das empresas estão com débitos federais. A pesquisa foi realizada com empresários do setor entre os dias 24 e 31 de junho no Rio Grande do Norte.

Já o levantamento nacional realizado pela Abrasel no Oeste Potiguar revela que quase um 56% das empresas estão em dividas vencidas. Inflação, empréstimos, endividamento, empregos os principais assuntos da pesquisa.

Prefeitura de Mossó

Dia dos Pais deverá ser de bom movimento para restaurantes, acredita Abrasel

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte se prepara para ter ocupação total nos estabelecimentos do setor neste domingo de Dia dos Pais (dia 8). Casas cheias e ocupação de 100% dos assentos trazem animação para o setor, que teve que conviver com restrições como a proibição da venda de bebidas alcóolicas neste mesmo período no ano passado.

De acordo com o presidente da Associação, Paolo Passariello, a data já ocupa o pódio de muitos restaurantes na capital potiguar, ficando atrás apenas de Dia dos Namorados e Dia das Mães. E o avanço da vacinação da população reforça as boas expectativas dos associados. “Com as pessoas vacinadas verificamos uma leve diminuição do delivery, transferindo esse fluxo para o presencial. Para além do Dia dos Pais, esperamos que o alto fluxo de turistas, que é um bom indicador para o setor, permaneça forte até o fim do ano”.

Gelo Camelo

Abrasel firma parceria com a Prime Gourmet Club

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte fechou parceria com a Prime Gourmet Club, um Clube de Vantagens Premium no qual são comercializadas assinaturas com descontos exclusivos.

A parceria tem o intuito de promover o chamado Turismo de Experiência, uma vez que o Prime funciona como um aplicativo em formato de Guia Turístico, Gastronômico e Hoteleiro, que proporciona aos seus clientes uma Rota Turística nos melhores estabelecimentos comerciais de cada região.

Para apresentar a nova parceria aos associados no Rio Grande do Norte, a entidade montou uma box com um Gift Card da Prime e que contou com o apoio da cervejaria potiguar Raffe e dos associados Casa Nacre e Caroli Douces, e distribuiu para cinco influenciadores nos contarem um pouco da experiência com o novo parceiro.

Os associados que aderirem ao Club, a Prime oferece um trabalho de Marketing Colaborativo, sem cobrar taxas de adesão ou comissões. “O associado Abrasel poderá definir regramentos para o uso do Prime Gourmet, podendo limitar dias e horários da semana, como também, o “Prato Cortesia” definindo que ele pode não ser pratos à base de Lagosta ou Bacalhau, por exemplo”, declara o  presidente da Abrasel, Paolo Passariello.

Bazar Flor de Lis

Restaurantes do RN agora podem funcionar até 23h

Novo decreto do Governo do Estado determina que o setor de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte tenha o funcionamento estendido até às 23h, com 1h de tolerância, podendo fechar às 00h. A medida é válida a partir desta quarta-feira (23) e segue até o dia 7 de julho.

“A retomada do setor de eventos é mais um componente que ajudará o setor de turismo e principalmente de bares e restaurantes a seguirem nessa retomada. No entanto, é fundamental não haver recrudescimento e por isso seguiremos orientando nossos associados para permanecerem alertas, mantendo todos os protocolos sanitários. Dessa forma, iremos colher os frutos desse momento de retomada da atividade o mais breve possível”, declara o presidente da Abrasel no Rio Grande do Norte, Paolo Passariello.

Com informações da Abrasel RN

Prefeitura de Mossó

Abrasel se articula para aumentar medidas de fiscalização do setor em Mossoró

Diretor-executivo da Abrasel, Artur Fontes, fala durante evento em Mossoró

Foi realizada pela Abrasel na manhã desta quinta-feira (27), na cidade de Mossoró, encontro com associações e entidades parceiras para debater estratégias de fortalecimento da fiscalização do setor de Bares e Restaurantes em parceria com os gestores públicos. A ação foi feita em parceria com SindLojas e CDL Mossoró.

Os participantes da reunião destacaram três encaminhamentos prioritários para dar continuidade à ação: a solicitação à Fecomércio para que Mossoró integre o programa de conscientização “Lazer com Responsabilidade”, lançado na semana passada em Natal; a disponibilização, por parte do CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) para que se tenha um atendimento unificado para denúncias e também de material humano para intensificar a fiscalização, estendendo o horário da ação até pelo menos meia noite.

“Queremos tentar garantir a continuidade do funcionamento do setor, e para isso precisamos estar articulados com os gestores públicos, alinhar nossas expectativas e trabalhar para que a fiscalização, de fato, aconteça”, explica o diretor-executivo da Abrasel, Artur Fontes.

Participaram do encontro o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDILOJAS), Michelson Frota; a Secretária de Saúde do município de Mossoró, Morgana Dantas; o Comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Alarico Azevedo; o diretor-executivo da Abrasel, Artur Fontes; e representantes da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sebrae e Senac.

Com informações da ABRASEL RN

Gelo Camelo

“O que estiver ao nosso alcance, será feito”, diz presidente da Assembleia aos donos de bares, restaurantes e hotéis

Presidente da Assembleia recebeu donos de bares, restaurantes e hotéis do RN

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu uma comitiva formada por representantes de entidades ligadas ao setor de turismo e eventos. Na pauta, um pedido de socorro dos setores ao presidente do Legislativo Potiguar.

“Os setores têm o meu apoio irrestrito. Desde já me coloco à disposição para buscar soluções para essa problemática. O que estiver ao nosso alcance, será feito. A primeira coisa que farei é fazer contato com a governadora para que possamos marcar uma reunião com representantes dos setores nos próximos dias”, enfatizou o deputado.


“São reivindicações simples, mas que representam a sobrevivência do turismo e dos eventos do nosso Estado”, comentou Abdon Gosson, Presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis do RN, após apresentar a lista de solicitações da categoria.

“Saímos dessa reunião muito satisfeitos com o apoio irrestrito do presidente da Assembleia Ezequiel Ferreira, que se somou a nossa luta”, resumiu Habib Chalita – Presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares.

Participaram da reunião George Gosson –  presidente do Natal Convention Bureau;  Abdon Gosson –  Presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis do RN; George Costa –  Presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio; Habib Chalita – Presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares; Júnior Lima – Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do RN; Francisco Câmara Junior – Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do RN; Paolo Passariello – Presidente da ABRASEL/RN; Bruno Giovanni – Diretor da Tv Assembleia.

A partir de informações da Assembleia Legislativa do RN

Bazar Flor de Lis

Bares e restaurantes do RN poderão pagar IPVA dos carros no 2º semestre

As empresas que atuam no setor de Alimentação Fora do Lar foram contempladas nesta terça-feira (27) pelo Governo do Estado com a prorrogação para o segundo semestre do calendário de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano.

A medida, que foi publicada por meio de decreto no Diário Oficial do Estado (DOE), estabelece novos prazos de vencimentos do tributo, a partir do dia 12 de julho. Não haverá necessidade de requerimento para habilitação. Basta o veículo ser cadastrado no CNPJ do bar ou restaurante, ou da empresa beneficiada.

De acordo com o presidente da Abrasel no Rio Grande do Norte, Paolo Passariello, a prorrogação desse calendário é um respiro para o setor. “A medida é mais uma das solicitações que a Abrasel fez no intuito de mitigar os danos econômicos causados por mais de 40 dias de restrições. Quem possui carro registrado no nome do seu bar ou restaurante, vai ter um fôlego a mais para manter seu IPVA em dia”, afirma. 

CALENDÁRIO

Elaborado pela Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), têm vencimento previsto para o dia 12 de julho os veículos das empresas com placas de final 0 e 9, podendo o imposto ser pago em cota única ou dividido em cinco parcelas, que devem ser quitadas até novembro. 

Quem optar por cota única tem desconto de 5%. O segundo vencimento ocorre em agosto e assim sucessivamente nos meses seguintes, sendo sempre dois dígitos finais de placa por mês.

Com informações da Abrasel no RN

Prefeitura de Mossó

ABRASEL lança campanha AMIGOS DA GASTRONOMIA POTIGUAR

Diante da drástica redução no movimento do setor de Bares e Restaurantes devido às medidas de isolamento social para evitar o avanço da pandemia do coronavírus, a Abrasel lança nesta quinta-feira (01) a campanha Amigos da Gastronomia Potiguar, que tem como objetivo a comercialização de vouchers que poderão ser usados na reabertura dos estabelecimentos.

Para o presidente da Abrasel, Paolo Passariello, a iniciativa é mais uma forma de ajudar o setor. “O cenário é preocupante, somos uma atividade econômica estratégica e queremos evitar demissões em massa e até mesmo o fechamento de estabelecimentos. Ao escolher o seu barzinho ou restaurante preferido, as pessoas poderão optar por valores simbólicos de 50, 100 ou 150 reais em vouchers”, explica.

Para participar da campanha, basta baixar o aplicativo Ask Comanda Digital e buscar a logo da Abrasel – Amigos da Gastronomia Potiguar. Lá estarão os mais de 20 bares e restaurantes que já iniciaram a campanha. O cliente irá escolher o valor de voucher pretendido e proceder com o pagamento. 

A campanha é uma parceria com a Associação dos Servidores do Poder Legislativo do RN (ASPOL), e também conta com o apoio do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (SINDSEMP-RN), da Associação Médica do RN (AMRN), da Associação dos Moradores de Ponta Negra e Alagamar (AMPA) e outras entidades parceiras.

“Esse projeto reforça uma agenda que a Assembleia Legislativa possui com esse estratégico setor da economia, a partir de eventos internos para incentivar a interiorização do turismo; estamos juntos para dar mais visibilidade e ampliar o alcance da ação”, enfatiza Francisco José, da Aspol.

Gelo Camelo

Abrasel tem nova reunião com equipe do Governo do RN

Às vésperas do fim do decreto que instituiu medidas mais duras para promover o isolamento social e evitar o avanço do coronavírus no RN, o presidente da Abrasel, Paolo Passariello, esteve reunido com equipe do governo em busca de uma solução em conjunto para evitar o colapso do setor de Bares e Restaurantes.

O encontro, que ocorreu nesta quarta-feira (31) por videoconferência, também teve a participação de outros representantes do setor produtivo, a solicitação geral foi o retorno das atividades seguindo protocolos e com escalonamento de horários por segmento.

“A situação do setor de alimentação é grave, mais de 60% das empresas não tem caixa para pagar seus impostos. Mais da metade delas, não sabe como irá pagar a folha salarial ao final de março. O setor que mais emprega no estado, precisa de ajuda”, enfatizou o presidente da Abrasel, Paolo Passariello.

Um grupo formado por técnicos das Entidades Empresariais permanecerá em interlocução com os secretários estaduais que estão tratando das medidas do governo nesta área até a definição do novo decreto.

Bazar Flor de Lis