Água da população não foi envenenada pela prefeitura de Jardim do Seridó

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jardim do Seridó)

Durante a reunião realizada no Auditório Mestre Galinho, nesta quinta-feira (21) para discutir a problemática da dengue no município, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP/RN), também falaram sobre a utilização do produto químico NOVALURON pelos agentes de endemias após o prazo de validade em Jardim do Seridó.

A bióloga/técnica do PECD da SESAP, Márcia Gonçalves de Lima fez uma explanação aos presentes para esclarecer que tanto a IV USARP de Caicó, como a Secretaria Estadual de Saúde Pública tinham conhecimento da utilização deste produto em Jardim do Seridó. “Como não existia mais NOVALURON no estoque do Estado, entramos em contato com o Ministério da Saúde que autorizou a utilização do larvicida nos municípios que ainda existisse, dispensando a realização de aprazamento deste produto”, disse Márcia Gonçalves.

Ela ainda explicou que mesmo após a data de vencimento, esse larvicida ainda tem poder de ação. “As substâncias químicas encontradas nestes tipos de produtos são diferentes, por exemplo, das encontradas nos medicamentos. Segundo dados do próprio Ministério da Saúde, o poder de ação do NOVALURON pode se estender de 1 a 2 anos após o vencimento e o que vai determinar a sua eficácia são as condições ambientais e o tempo de exposição”, afirmou.

A bióloga também descartou qualquer risco de intoxicação na população, pois a concentração de ingrediente ativo encontrado na água está inclusive, abaixo até do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para o uso do NOVALURON que vai de 0,01 a 0,05 mg i.a./litro, tendo o Ministério da Saúde adotado a dose de 0,02 mg i.a./litro, ou seja, muito próxima do mínimo autorizado.

“Portanto, afirmo com toda propriedade que a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó não envenenou a água da população, como foi maldosamente publicado na imprensa. E digo mais, para uma pessoa vim a se intoxicar com essa dosagem de NOVALURON seria necessário ingerir 15.000.000 milhões de litros de água tratada, o que seria impossível acontecer”, concluiu Márcia Gonçalves. Em tempo: Ela já havia enviado um parecer técnico ao município.

Por fim, respondendo a uma pergunta de um cidadão, o técnico da IV USARP de Dengue, Francisco Batista de Moura disse desconhecer os motivos que motivaram o presidente do SINDAS/RN a repassar tal informação para esse blog da cidade que divulgou o fato, pois eles precisariam de fundamentação técnica e não simplesmente causar pânico desnecessário na população. “Além de Jardim do Seridó, outros 25 municípios da regional estava usando o mesmo NOVALURON, mas só aqui existiu essa polêmica toda e hoje estamos aqui para mostrar a verdade dos fatos”, assegurou.


Prefeitura de Mossó

Setor industrial do RN aumentou quase 10% o consumo de água em setembro

Por Juliano Freire, da Assessoria de Imprensa da Caern

 O setor industrial registra o maior crescimento, em termos proporcionais, no consumo de água no Rio Grande do Norte em setembro. Neste período, às fábricas situadas nos 153 municípios atendidos pela companhia estadual de saneamento (Caern) aumentaram em 9,83% o uso do líquido, segundo dados do Sistema de informações para Planejamento da empresa. Em termos absolutos, a quantidade utilizada a mais pelas indústrias foi de 10 milhões de litros. Levando-se em conta todos os segmentos (residencial, comercial, industrial, público e rural) o consumo foi de 9,815 bilhões de litros de água no mês passado. São 334 milhões de litros a mais do que o computado em agosto.  Neste caso, o incremento na utilização do líquido foi de 3,52% de um mês para o outro.

Outro setor com aumento expressivo, percentualmente, foi o do comércio, com 6,32% de agosto para setembro, ou seja, 24 milhões de litros a mais. O residencial, responsável por 86% do consumo geral no Estado, contabiliza um acréscimo de 3,42% acima do aferido no oitavo mês do ano. Em setembro, as moradias usaram 279 milhões de litros além dos 8,165 bilhões de litros consumidos em agosto. O setor público, federal, estadual e municipal, gastou 19 milhões de litros a mais, aumentando sua performance em 2,72%. A menor variação positiva de consumo é a do meio rural, com apenas 0,98%.

Mês passado, a Caern distribuiu 327 milhões de litros de água, diariamente, para 896 mil famílias no Rio Grande do Norte em um total de 771 mil ligações. Na capital, a população consumiu 3,6 bilhões de litros de água nas quatro regiões da cidade, uma média de 120 milhões de litros por dia, o que representa quase 37% da média distribuída a cada 24 horas em todo o Estado. Natalenses utilizaram 194 milhões de litros a mais do que o registrado no oitavo mês do ano. Foram utilizados 6,5 milhões de litros por dia, acima do computado em agosto. Na segunda maior cidade potiguar, o consumo total foi de 992 milhões de litros, 38 milhões acima do ocorrido em agosto.

 

 

Gelo Camelo

Falta de energia está prejudicando abastecimento de água em 30 cidades do RN

Por: Assessoria de Imprensa da Caern

A Adutora Monsenhor Expedito, que tem captação na Lagoa do Bonfim e abastece 30 cidades e dezenas de comunidades rurais nas regiões Agreste, Trairi, Potengi e Central, está sem funcionar desde o início da manhã desta quinta-feira (11). A falta de energia elétrica no sistema de bombeamento da Estação EB-7, em Boa Saúde, paralisou todo o sistema adutor.

O chefe do serviço de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul, Dídimo de Oliveira, adiantou que a concessionária de energia não informou quando o fornecimento energético será restabelecido e somente com a regularização da oferta de energia é possível normalizar a distribuição de água pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em toda a região atendida pela adutora.

Esta é a terceira falta de energia registrada na área esta semana. Nessa segunda-feira (8), a estação de bombeamento EB1, na Lagoa do Bonfim, ficou sem funcionar por 12 horas. Na quarta-feira (10), a EB8,  instalada em Bom Jesus, também ficou parada por falta de energia, das 10h às 22h. Vale lembrar que as interrupções no fornecimento de energia além de provocar a paralisação da adutora fazem com que o sistema de abastecimento, ao retornar a eletricidade, necessite de 72 horas para ser totalmente restabelecido. A adutora possui tubulação com 331 quilômetros de extensão.

São atendidas pela Monsenhor Expedito e estão momentaneamente sem receber água, as cidades de Ielmo Marinho, Santa Maria, São Pedro, São Paulo do Potengi, São Tomé, Barcelona, Lagoa de Velhos, Ruy Barbosa, Monte Alegre, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedra, Passa e Fica, Lagoa D´Anta, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Serrinha, São José de Campestre, Tangará, Japi, São Bento do Trairí, Sítio Novo, Bom Jesus, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Lajes Pintada, Jaçanã, Serra Caiada, Boa Saúde, Elói de Sousa e Santa Cruz.

 

Bazar Flor de Lis

Está faltando água na Zona Norte

Setenta por cento do abastecimento de água da Zona Norte foi suspenso enquanto a Cosern faz manutenção na rede elétrica. O trabalho da Companhia Energética parou por cinco horas, na manhã desta sexta-feira, os equipamentos do serviço de distribuição da Caern na região.

A Caern foi informada da manutenção previamente. Até o começo da tarde de hoje a energia pode voltar. Quando o fornecimento elétrico for reabilitado, a Caern volta a movimentar seu sistema e a água começa a voltar para as residências nas torneiras dos bairros mais baixos. Ao longo do dia, a água pinga também nas casas que ficam em ruas mais altas.

O reabastecimento acontecerá de forma gradual e grande parte dos bairros já será atendida ainda nesta sexta. As áreas mais elevadas serão totalmente abastecidas em até 24 horas após o retorno da energia elétrica, acredita a Caern.

Prefeitura de Mossó

Casa Cor, GE, Água Cristalina, Mármore Ltda, Mobiliarte, Grupo Roland e Simas Alimentos ajudam a HATMO-RN

 

Casa Cor consegue doações para a Hatmo-RN

Casa Cor consegue doações para a Hatmo-RN

O Rio Grande do Norte tem uma entidade filantrópica que ajuda os transplantados de medula óssea, é a HATMO-RN – Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea. Para ajudar a entidade, a Casa Cor © Rio Grande do Norte,  realizou terça-feira (11) um encontro com um grupo de empresários locais para apresentar o trabalho desenvolvido pela instituição e mostrar como as doações poderão ser feitas.

Com um vídeo mostrando os pacientes atendidos e que hoje estão curados, e as dificuldades diárias, a instituição comoveu todos que estavam presentes no escritório da Casa Cor © Rio Grande do Norte, em Lagoa Nova. Antes de terminar o encontro, a HATMORN recebeu a boa notícia de uma doação de equipamentos da linha branca  do fabricante GE, além da contribuição de empresas locais como: Água Cristalina, Mármore Ltda, Mobiliarte, Grupo Roland, SIMAS Alimentos, entre outros.

Fonte: G-7 Comunicação, Assessoria de Imprensa da Casa Cor

Gelo Camelo

Ladrões deixam Porto do Mangue sem água

O abastecimento de água na cidade de Porto do Mangue foi prejudicado no início deste mês por causa de roubos em equipamentos da Caern. 14 poços tubulares tiveram defeito no primeiro final de semana do mês. A ação dos marginais foi comunicada à Polícia Militar e registrada no Boletim de Ocorrência (BO).

A Caern solicita a participação da população, no sentido de ajudar na fiscalização e preservação do patrimônio público, haja vista que uma ação desse porte prejudica todos os quatro mil moradores da cidade de Porto do Mangue, que serão prejudicados no abastecimento de água até que seja regularizado o serviço.

O sistema de produção de água de Porto do mangue é constituído por uma bateria de 14 poços tubulares, acionados por bombas que totalizam uma produção de 35 mil litros de água por hora.

 

Bazar Flor de Lis

Caern distribui água reutilizada

Os moradores do bairro Jardim Progresso, na Zona Norte de Natal, estão recebendo em suas torneiras água reutilizada pela Caern, que está implantando um método de limpeza e purificação da água já utilizada em outras atividades para devolvê-la ao sistema de abastecimento.

Segundo divulgação da assessoria de imprensa da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, o tratamento de água é feito após o produto passar pelos floculadores e decantadores, dispositivos componentes do processo de tratamento de água. Nestes processos de purificação são removidos cor e turbidez com a decantação da matéria orgânica. Em seguida, a água passa pelos filtros. A Caern faz a lavagem de cada filtro de seis em seis horas, onde são usados 200 mil litros de água.  Além desta limpeza, é preciso também fazer a lavagem dos decantadores a cada 12 horas.

Prefeitura de Mossó

Currais Novos e Acari estão com 30% a menos de água

Açude Gargalheiras abastece Acari e Currais Novos

Açude Gargalheiras abastece Acari e Currais Novos

 

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está fazendo obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Açude Gargalheiras, ação que vai melhorar a qualidade da água distribuída para as cidades de Currais Novos e Acari, na região do Seridó, diz a Companhia.

Segundo o chefe do escritório da Caern em Currais Novos, José Eudes de Medeiros, o serviço deve ser concluído até o dia 15 de setembro, normalizando também a produção de água, que foi reduzida em 30 por cento, para possibilitar a execução do serviço.

Foto: Canindé Soares

 

Gelo Camelo

Caern troca 370 Km de tubos de água em Mossoró

Reservatório de água em Mossoró

Reservatório de água em Mossoró

As obras de ampliação e melhorias no sistema de abastecimento de água da cidade de Mossoró avançam com a troca de tubulação e a construção de novos reservatórios e estações de bombeamento. Essas obras são prioritárias para corrigir problemas atuais e prevenir colapso no abastecimento de água da cidade no futuro.

Os canos de ferro e de cimento amianto estão velhos e corroídos, não suportam a pressão da água e causam vazamentos, por isso está sendo realizada a troca.

Outro problema que vem prejudicando o abastecimento da população é a existência do minério Aragonita na água dos poços que fica sedimentado dentro dos canos, estreitando a passagem do líquido.

A conclusão da ampliação do sistema de abastecimento de água de Mossoró, incluindo a implantação de novas redes, troca da tubulação existente e construção dos três reservatórios, está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

Fonte: Ligia Cortez – da Caern

Bazar Flor de Lis

Alecrim, Petrópolis, Cidade Alta e Tirol estão sem água

A Caern informou que uma tubulação com 400 milímetros de diâmetro provocou a paralisação no abastecimento de água para os bairros Alecrim, Barro Vermelho, Tirol, Petrópolis e Cidade Alta. O problema aconteceu por volta das 9h da manhã de quarta feira (15), na Cidade Alta, na rua Mermoz, entre as avenidas Rio Branco e Marechal Deodoro, próximo ao viaduto do Baldo. A previsão da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), para normalizar o atendimento, é esta quinta feira (16), a partir das 9h.

O gestor da Unidade de Operação e Manutenção de Água da Regional Natal Sul da Caern, técnico Jacques Pinheiro, informou que o fato aconteceu de forma imprevisível, provavelmente causado pela forte pressão da água na tubulação, em uma área com topografia baixa, necessária para subir até as partes mais altas da Cidade. Nessas situações, disse Jacques, os técnicos esperam a água baixar para iniciar o conserto e só param quando concluir os trabalhos e religar o sistema. Os clientes interessados em fazer reclamações devem ligar gratuitamente para o telefone 115, das 6h até 18h, de segunda a sábado.

Fonte: Lígia Cortez – Assessoria de Imprensa da Caern

 

Prefeitura de Mossó