Cristiane sugere subsídio do governo para compensar prejuízos com ações criminosas

Deputada Cristiane Dantas (Foto João Gilberto)

A deputada Cristiane Dantas sugeriu ao governo do RN fazer compensações aos municípios, comércios e ao transporte público. Ela citou as dificuldades dos empresários e das prefeituras que estão com equipamentos e patrimônios depredados devido aos ataques criminosos que vêm ocorrendo em diversos municípios do RN.

O pronunciamento foi feito nesta quinta-feira (16), na sessão plenária da Assembleia Legislativa.

“Temos visto máquinas queimadas, caminhões depredados e isso significa muito para os municípios. Sabemos o quanto é difícil esses equipamentos chegarem na maioria dos municípios, o quanto é caro comprar, manter e a falta que irão vai fazer no dia a dia”, lamentou a parlamentar.

Cristiane Dantas alertou que no caso dos comerciantes e empresários, todos terão dificuldades para se manter. “Os empresários terão dificuldade de retomar a frota para que os transportes voltem às ruas como a população precisa. O governo quer que os transportes continuem rodando, mas os ônibus estão sendo queimados”, continuou.

A deputada disse que os comerciantes estão em pânico, fechando suas portas mais cedo a fim de que os trabalhadores possam se deslocar de volta para casa, mas o sentimento é de pânico.

Ao final, sugeriu: “Que o governo comece a pensar num jeito de subsidiar o transporte para que a população possa se deslocar e inclusive prestar serviços em diversas áreas. Fica o nosso apelo para que o governo foque num planejamento, de pensar não somente a segurança pública, mas também no subsídio aos municípios que estão prejudicados e nos comerciantes e empresários que estão sem saber como lidar com essa onda de ataques”, encerrou.

Bazar Flor de Lis

Doação da ALRN permite abertura de nova UTI neonatal do Varela Santiago

Diretor do hospital, Paulo Xavier, recebe o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira

Uma doação que salva vidas de recém-nascidos no Rio Grande do Norte. Todos os dias. Essa foi a afirmação do diretor superintendente do hospital Varela Santiago, Dr. Paulo Xavier em agradecimento ao presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira pela doação do Legislativo Estadual no montante superior aos R$ 1,3 milhão. A doação permitiu a abertura de uma nova UTI neonatal no Varela que está em pleno funcionamento.

“O Varela Santiago é referência nacional e me emociona ver essa unidade servindo tão bem à população do Rio Grande do Norte, com atendimentos cada vez mais volumosos e proporcionando mais conforto aos que precisam”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, em visita ao hospital ao lado do Diretor-Geral, Augusto Viveiros. 

Prefeitura de Mossó

Sistema criado pela Assembleia do RN passa a ser usado também em Bauru (SP)

O Legis Vídeos, sistema voltado para o gerenciamento e a exibição de vídeos das atividades legislativas e criado pela Diretoria de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, já está funcionando na Câmara Municipal de Bauru (SP). 

No Legislativo do Rio Grande do Norte, o sistema funciona desde junho de 2020, disponibilizando todos os vídeos de sessões, audiências, pronunciamentos e demais atividades realizadas no Parlamento. O foco é dar ainda mais transparência ao trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais.

“É uma satisfação ver o sistema já em funcionamento e auxiliando o trabalho do legislativo de Bauru, fruto do trabalho realizado pela equipe de Gestão Tecnológica desta Casa”, comemorou o presidente da Assembleia RN, Ezequiel Ferreira de Souza.

Gelo Camelo

ALRN é bicampeã no Prêmio Unale Assembleia Cidadã com e-Legis

O trabalho de modernização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte segue se destacando pelo País. Concorrendo ao prêmio Unale Assembleia Cidadã 2021, o sistema e-Legis conquistou o bicampeonato da categoria Gestão durante a 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que vem sendo realizada ao longo da semana em Campo Grande (MS). O prêmio coroa os resultados do Legislativo potiguar e ratifica a excelência do trabalho desempenhado pela Casa, além de ter sido premiado na mesma categoria em 2019.

Bazar Flor de Lis

A Terra da Farinha fica no Rio Grande do Norte

O município de Brejinho está oficialmente reconhecido como a Terra da Farinha do RN. O Projeto de Lei foi criado pelo deputado estadual Kleber Rodrigues, tramitou na Assembleia Legislativa e foi sancionado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

O parlamentar destacou que a iniciativa reconhece a grandeza cultural da farinha bem como a contribuição do complexo mandioqueiro como centro aglutinador e de consolidação de muitas comunidades rurais que nasceram e se desenvolvem sob influência das casas de farinha, promovendo sua própria história.

Com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Prefeitura de Mossó

Deputado quer multa de R$ 5 mil para quem furar a fila da vacina

As crescentes denúncias de casos de fura-fila na vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte motivaram o deputado estadual Hermano Morais (PSB) a apresentar, nesta quinta-feira (4), um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa. A proposta prevê a aplicação de multas para quem furar a ordem de preferência da vacinação.

De acordo com a proposição, a multa pode variar de um a cinco salários mínimos para quem desrespeitar a sequência prevista no Plano Estadual de Operacionalização para a Vacinação contra a Covid-19 do Estado, seja antecipando a imunização para si ou para outra pessoa. A multa não exclui outras sanções de natureza civil ou penal.

Com informações da Assembleia Legislativa do RN

Gelo Camelo

Presidente da AL garante apoio à manutenção do concurso da Polícia Civil

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), garantiu apoio para a manutenção do concurso da Polícia Civil nas datas previstas em edital. O certame está agendado para os dias 7 e 14 de março. Para evitar questionamentos jurídicos, um projeto de lei foi encaminhado para a Casa permitindo a realização do concurso durante a pandemia, o que seria proibido pelo decreto de calamidade prorrogado pelo Governo do Estado no início do ano.

O concurso da Polícia Civil do RN recebeu mais de 60 mil inscrições. O órgão está há mais de 10 anos sem realizar certames o que acabou reduzindo o efetivo de homens à disposição da Segurança Pública do Estado. Segundo números da Associação de Delegados da Polícia Civil do RN (Adepol), a atual quantidade de servidores do setor é correspondente apenas a 26% do necessário. Ou seja, das mais de 5 mil vagas disponíveis, apenas 1,3 mil estão ocupadas por servidores.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa RN

Bazar Flor de Lis

Partido Liberal tem três deputados na Assembleia RN

Ubaldo, George Soares e Kleber Rodrigues

Os blocos partidários dos deputados estaduais que compõem a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte estão começando a se organizar nesta nova legislatura. Os parlamentares do Partido Liberal (PL) se reuniram e indicaram o deputado estadual George Soares para ser o líder do bloco do PL na ALRN. O vice-líder será o deputado estadual Kleber Rodrigues (PL) e o terceiro componente é o deputado Ubaldo Fernandes.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia RN

Prefeitura de Mossó

José Dias busca recursos para construção de ponte para Santuário dos Mártires

O deputado José Dias (PSDB-RN) quer a viabilização de uma obra que vai contribuir significativamente para a peregrinação e acesso de fiéis ao Santuário dos Santos Mártires do Brasil. O parlamentar pede ao Governo Federal que disponibilize recursos para construção de uma ponte sobre o Rio Jundiaí, interligando o santuário à BR-226, em São Gonçalo do Amarante.

Gelo Camelo