TRT-RN responsabiliza tabelião interino por débitos trabalhistas de cartório

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) responsabilizou o tabelião interino do 2º Ofício de Notas de Natal, que assumiu após morte da tabeliã titular, pelos direitos trabalhistas de ex-empregada do cartório.

“Configura-se hipótese de sucessão trabalhista a mudança de titularidade de cartório extrajudicial, quando os contratos permanecem sem nenhuma alteração”, afirmou o desembargador Bento Herculano Duarte Neto, relator do processo no TRT-RN. 

A autora do processo alegou que começou a trabalhar no cartório, em junho de 1995, como tabeliã substituta. Em  2019, a tabeliã titular faleceu. O interino  assumiu o 2º Ofício de Notas de Natal em 22 de março de 2019.

Seis dias depois, a tabeliã substituta foi demitida sem justa causa, sem baixa na CPTS e sem receber aviso prévio e as verbas rescisórias.

Em sua defesa, o tabelião interino alegou que foi nomeado de forma interina, sendo apenas o responsável, “a título precário”, até a nomeação de outro tabelião, aprovado em concurso público.

Para ele, a delegação para os serviços de cartório não é equiparada “à atividade econômica propriamente dita e a nomeação do substituto em caráter precário impede o reconhecimento da sucessão trabalhista”.

No entanto, o desembargador Bento Herculano destacou que “os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público”.

“O empregado não está vinculado à pessoa do empregador, mas ao empreendimento econômico (empresa) ou correlato”, destacou o magistrado. “Para ser empregador(…) não precisa, necessariamente, explorar atividade econômica”. 

Para Bento Herculano, “a mudança de titularidade da unidade econômico-jurídica não afeta o contrato de trabalho e os direitos já adquiridos pelo empregado”. Por isso, continua com o sucessor a responsabilidade pelas obrigações do vínculo de emprego. 

Houve recurso dessa decisão ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

O processo é o 0000092-46.2020.5.21.0008.

Com informações do Tribunal do Trabalho do RN.

Prefeitura de Mossó

Bento Herculano encerra gestão à frente do TRT-RN

Bento Herculano encerra gestão como presidente do TRT RN

Nesta segunda-feira (11), o desembargador Bento Herculano Duarte Neto encerra a sua gestão como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN).

Bento Herculano assumiu a Presidência do TRT-RN em janeiro de 2019 e será substituído pela a desembargadora Maria do Perpetuo Socorro Wanderley de Castro. Como vice, a nova presidente contará com o desembargador Eridson João Fernandes Medeiros. A posse será realizada na sede do TRT-RN, a partir das 16h, com transmissão pela internet.

Gelo Camelo

Justiça do Trabalho na Zona Norte

Desembargador Bento Herculano inaugura Justiça do Trabalho na Zona Norte

Desembargador Bento Herculano inaugura Justiça do Trabalho na Zona Norte

Desde sexta-feira (6), serviços do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) estão sendo oferecidos na Casa da Justiça e Cidadania, que funciona no Shopping Estação, na Zona Norte de Natal.

A medida faz parte da parceria entre o presidente do TRT-RN, desembargador Bento Herculano Duarte Neto, e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Batista Rodrigues Rebouças, que juntos inauguraram a unidade da Justiça do Trabalho no local.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT/RN

Bazar Flor de Lis

Bento Herculano, Maria Auxiliadora Rodrigues e Adilson Gurgel visitam a Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), recebeu nesta quinta-feira (22) visita de cortesia dos desembargadores Maria Auxiliadora Rodrigues e Bento Herculano Duarte Neto, recém eleitos para presidir, pelos próximos dois anos, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região, e do futuro secretário geral do TRT RN, advogado Adilson Gurgel. Os magistrados estiveram na Casa para convidar o presidente Ezequiel para a solenidade de posse da nova diretoria do TRT/RN, agendada para 9 de janeiro de 2017.

Advogado Adilson Gurgel, Dra. Auxiliadora, dep Ezequiel e Desembargador Bento Herculano.

Advogado Adilson Gurgel, Dra. Auxiliadora, dep Ezequiel e Desembargador Bento Herculano.

 

Prefeitura de Mossó