Brasília e Fernando de Noronha não participam das Eleições 2024

Mais de 2.150 quilômetros separam a capital da República, Brasília, do arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Apesar da distância física, as duas localidades estão unidas por uma característica peculiar ligada ao cenário eleitoral: ao contrário do restante do país, ambas não terão eleições em 2024. Isso acontece porque nem a capital do Brasil nem o conjunto de ilhas são considerados municípios. Logo, não elegem prefeitos nem vereadores.

Brasília foi construída exclusivamente para ser a capital do país e nasceu como unidade federativa autônoma, sem divisão em municípios. A gestão da cidade, inaugurada em 1960, fica a cargo do Governo do Distrito Federal (GDF), responsável por funções normalmente destinadas a prefeituras – como gerenciar a saúde, a educação, o transporte público, entre outras áreas. A Lei Orgânica do Distrito Federal traz as definições.

Já em Fernando de Noronha, a ausência de eleições municipais no pleito deste ano é justificada pela sua condição de distrito estadual. As ilhas do arquipélago formam uma Área de Preservação Permanente (APP), cuja gestão é exercida pelo Distrito Estadual de Fernando de Noronha, vinculado ao estado de Pernambuco. O artigo 96 da Constituição Estadual explica com mais detalhes a natureza jurídica do local.

TSE

Bazar Flor de Lis

“Já temos a confirmação de mais de 50 prefeitos”, divulga Femurn

Prefeitos estão sendo convocados para estarem em Brasília nos próximos dias 3 e 4 de outubro para Mobilização Municipalista. Já há agendas já confirmadas junto ao Congresso Nacional, ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Controladoria-Geral da União (CGU) para apresentar dados da crise financeira que aflige os Municípios brasileiros e buscar avanços.

“Já temos a confirmação de mais de 50 prefeitos potiguares”, diz Luciano Santos, Presidente da Femurn, em divulgação feita no site da Federação dos Municípios do RN.

Prefeitura de Mossó

Em crise aguda, municípios vão a Brasília nos dias 3 e 4 de outubro

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove, nos dias 3 e 4 de outubro, uma mobilização na capital federal, Brasília. O evento tem como objetivo principal a defesa de pautas junto ao Poder Legislativo e Executivo, com a finalidade de aliviar a crise que afeta os municípios brasileiros.

A decisão de organizar esse encontro foi tomada de forma unânime durante a reunião do Conselho Político da CNM. Os líderes municipais estão preocupados com a situação econômica e financeira de diversas cidades, em grande parte dependentes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Femurn

Gelo Camelo

Parnamirim esteve representada na Marcha dos Prefeitos

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, acompanhado de secretários municipais e representantes de Parnamirim, participou da Marca dos Prefeitos a Brasília , que está ocorreu esta semana.

Na quarta-feira (29) a vice-prefeita e secretária de Cultura, Kátia Pires, os secretários municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETUDE), Jarbas Filho; de Planejamento e Finanças (SEPLAF), Giovani Júnior, e de Obras Públicas (SEMOP), Josuá Neto foram recebidos no Ministério do Turismo pelo secretário nacional do Sintra (órgão vinculado ao Ministério de Turismo), Carlos Henrique Sobral.

Na ocasião, apresentaram o Projeto Turístico Rota do Sol que envolve a construção de uma Central de monitoramento, a nova feirinha de Pium, pier na praia de Cotovelo, uma marina em Pirangi, além de investimentos para melhorias de segurança de moradores e turistas.

Também foi entregue o projeto de revitalização do Cine Teatro Municipal, e abordaram a importância de se investir nas comemorações populares como festas juninas, Carnaval entre outros. Também participaram vereadores de Parnamirim e deputados.

Bazar Flor de Lis

Padre Jocimar Dantas é recebido por Garibaldi em Brasília

Padre Jocimar (à esuerda) e o ministro Garibaldi Filho

Padre Jocimar (à esquerda) e o ministro Garibaldi Filho

O prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas (PMDB) foi recebido quarta-feira (20) em Brasília pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

 Na pauta, recursos para o município de Jardim do Seridó. Essa foi a primeira visita que o Chefe do Executivo jardinense realizou ao ministro potiguar na capital federal, depois que ele assumiu o seu segundo mandato.

Prefeitura de Mossó

Agripino recebeu Cláudia Regina em seu gabinete

Prefeita Cláudia Regina entre o senador Agripino e o federal Felipe

Prefeita Cláudia Regina entre o senador Agripino e o federal Felipe Maia

O senador José Agripino recebeu quarta-feira (5), em seu gabinete, em Brasília, a visita da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina. Aproveitando a visita da prefeita ao Senado, representantes da empresa Sky registraram uma foto com Claudia Regina. A Sky será a patrocinadora do “Mossoró Cidade Junina”, uma das maiores festas do estado. Também esteve presente no gabinete de Agripino o deputado Felipe Maia.

Gelo Camelo

Manoel Onofre e Henrique Alves juntos em Brasília

O Procurador Manoel Onofre e Presidente da Câmarados Deputados, Henrique Alves

O Procurador Manoel Onofre e Presidente da Câmarados Deputados, Henrique Alves

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se reuniu ontem com os Procuradores Gerais de Justiça dos estados, entre eles Manoel Onofre Neto, do Rio Grande do Norte.
Durante a reunião Onofre Neto convidou o deputado Henrique Alves para participar de um encontro nacional do Ministério Público que será realizado, em Natal, no início de abril.
Bazar Flor de Lis

Polícia procurava filmadora, mas achou crack, maconha e cocaína

À procura da filmadora roubada de uma equipe de televisão de Natal, policiais civis da 2º DP entraram em uma casa no bairro de Brasília Teimosa, na manhã de hoje, e encontraram, ao invés do equipamento, 200 pedras de crack – totalizando 40g da droga, mais 50g de cocaína e um tablete de meio quilo de maconha.

O dono da casa foi preso, Luciano de Cássio da Silva, de 35 anos, acusado de comercializar drogas em Brasília Teimosa. Mas a filmadora continua desparecida. Quem souber do paradeiro, ligue para o 190.

 

Prefeitura de Mossó