É inconstitucional trecho de lei que regulamenta sistema de mototáxi em Ceará Mirim, diz TJRN

O Tribunal Pleno do TJRN julgou como procedente o pedido de inconstitucionalidade do parágrafo 9º do artigo 4º e do artigo 8º da lei municipal nº 1.688/2015, do município de Ceará Mirim, alterada pela lei municipal n° 1.941/2019, que regulamenta o sistema de transporte e prestação de serviços, através de motocicletas, denominado mototáxi. Conforme o julgamento, os dispositivos afrontam os artigos 26 e 111 da Constituição Estadual, ao restringirem o número de permissões, sem adotar critérios imparciais para a escolha dos motoristas habilitados, incorrendo em nítida violação aos princípios constitucionais da impessoalidade e isonomia.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi movida pela Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta do Estado, que também destacou que a Lei afronta aos princípios do exercício da livre iniciativa e da livre concorrência.

A decisão destacou que, por um lado, caberia à administração controlar os destinatários das autorizações, que concorressem, contudo, de maneira equânime e impessoal, sem favoritismos, pelo que, ao não existir qualquer procedimento licitatório, como critério de escolha dos motoristas habilitados, mas restrição do número de autorizações, tal como descreve o artigo 8º (inicialmente 300 mototaxistas, havendo aumento de 1 permissão para cada 241 novos habitantes), o dispositivo legal incorre em violação aos princípios da impessoalidade e isonomia.

O julgamento também ressaltou que o próprio Supremo Tribunal Federal, no julgamento do no RE nº 1.054.110/SP, sob o regime de repercussão geral – Tema nº 967, fixou a tese envolvendo o transporte individual de passageiros, delimitando o exercício da atividade legislativa de Municípios e Estado sobre tema cuja competência para edição de normas gerais é prioritariamente da União.

Segundo o dispositivo, no exercício de sua competência para regulamentação e fiscalização do transporte privado individual de passageiros, os Municípios e o Distrito Federal não podem contrariar os parâmetros fixados pelo legislador federal e que a proibição ou restrição da atividade de transporte individual “é inconstitucional, por violação aos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência” .

TJRN

Bazar Flor de Lis

Igreja Matriz de Ceará-Mirim receberá o título de Santuário arquidiocesano

Foto: Élmano Barreto

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Ceará-Mirim, será elevada a Santuário. O decreto será lido pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, por ocasião da missa solene de encerramento da festa da padroeira do município, na próxima quarta-feira, dia 8, às 10 horas da manhã.

A Igreja Matriz, futuro Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizada no centro da cidade de Ceará-Mirim, foi construída no século 19 e chama a atenção dos visitantes pela sua imponência arquitetônica.

Segundo o pároco, Padre José Pereira Neto, a partir de agora, a Paróquia pretende fomentar o turismo religioso. Para acolher os romeiros, a paróquia vai criar um novo horário de missa, aos domingos, às 10 horas, no Santuário. Além disso, já foi inaugurado um espaço, ao lado da Igreja, com uma lojinha e uma lanchonete.

Festa da padroeira

O município de Ceará-Mirim celebra a festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, no período de 28 de novembro a 8 de dezembro, com a recitação do terço, missa, ofício da Imaculada Conceição e novena, além de atividades sócio-culturais. A programação de encerramento, no dia 8, será extensa, com a celebração de cinco missas. A missa solene será às 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Às 16h, será celebrada a última missa do dia, seguida de procissão e bênção do Santíssimo Sacramento.

Toda a programação pode contar com a presença dos fiéis e também pode ser acompanhada pelas redes sociais da paróquia.

SERVIÇO
Criação do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim
DATA: 8 de dezembro, às 10 horas

Prefeitura de Mossó

Ministro entrega sinal de alta velocidade na região do Mato Grande (RN)

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participa na segunda-feira (29/11), no município de Ceará-Mirim, da inauguração de 30 pontos do programa Wi-Fi Brasil no Rio Grande do Norte, levando internet de alta velocidade a comunidades da região potiguar do Mato Grande, que contempla 15 municípios no nordeste do estado.

Além disso, haverá entregas de 500 máquinas do programa Computadores para Inclusão, de trechos da rede Infovia Potiguar e do sinal de alta definição em som e imagem da TV Digital.

Gelo Camelo

Ceará-Mirim fiscaliza se crianças estão em situação de vulnerabilidade

A Secretaria Municipal de Defesa Social de Ceará-Mirim, em conjunto com a 1ª. Vara da Cidade de Ceará-Mirim/RN, responsável pela aplicação do Estatuto, da Criança e do Adolescente, realizou a operação “Preesidium 1ª.”

O objetivo foi de fiscalizar a presença de crianças e adolescentes em locais inadequados e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Uma forma de combater os delitos decorrentes do descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA.

O secretário de Defesa Social, Carlos Paiva, que também participou da operação, coloca que a determinação da prefeitura é que se dê todo apoio ao alcance do Município.

Durante o andamento das fiscalizações, foram encontrado crianças acompanhados dos pais em locais de consumo de álcool, o que foi imediatamente sanado e lembrado aos donos dos estabelecimentos que a responsabilidade é solidária e as penalidades cíveis e penais são aplicadas aos pais e ou responsáveis e aos donos dos estabelecimentos.

Foram ainda fiscalizados os mercados das frutas e do café, a praça Barão e dois estabelecimento na comunidade de Capela, além do centro e bairros da sede da cidade.

Bazar Flor de Lis

Quem é o irmão Heriberto?

Irmão Heriberto é pré-candidato a prefeito de Ceará-Mirim

Irmão Heriberto é pré-candidato a prefeito de Ceará-Mirim

Heriberto Ribeiro Pereira completa 40 anos neste dia 18 de outubro de 2019.

Nasceu e vive até hoje na Comunidade de Coqueiros, zona rural de Ceara Mirim.

“Na época em que eu nasci, a obstetrícia de Ceará Mirim estava momentaneamente sem fazer partos, então, meus pais foram até Natal para que eu nascesse e voltaram no dia seguinte para Coqueiros”, diz Heriberto.

Heriberto é filho do Irmão Carlos – Carlos Alberto de Carvalho Pereira, e Aldenira Ribeiro Pereira, professora aposentada.

Na infância, Heriberto estudou nas escolas:
Escola Mara Cabral (em Boa Vista)
Escola Sérgio Varela Santiago (em Coqueiros)
CERU – Professor José Tiro Júnior
Escola das Dunas – Pitangui
Escola Caic Otto de Brito Guerra
Já adulto, formou-se em Pedagogia.

Heriberto trabalha desde muito cedo.
Aos 12 anos, já ajudava o pai como cobrador do transporte alternativo que a família possuía. Depois virou motorista do mesmo transporte. E também foi motorista de transporte escolar.

Em 2006, passou no concurso público para motorista de ambulância da Prefeitura de Ceará Mirim, função que exerce até hoje no município.

CASAMENTO –
Em 2003, Heriberto casou-se com a professora do município Elisângela Xavier Leite Pereira, com quem tem uma filha, Analice Leite Pereira, de 9 anos.
A família mora em Coqueiros.

VIDA POLÍTICA –
Irmão Heriberto é jovem, inteligente, e tem experiência.
Ele já foi o vereador mais votado da história de Ceará Mirim, nunca superado até hoje, tendo 2405 votos na eleição de 2012.
Em 2016, foi candidato a vice-prefeito de Ceará Mirim, tendo sua chapa alcançado o segundo lugar.

RESPEITO A DEUS
Irmão Heriberto é membro da Assembleia de Deus e congrega como Diácono na região de Coqueiros.

O QUE HERIBERTO VAI FAZER?
Como motorista de ambulância, Heriberto conhece na intimidade todas as dores e as carências das famílias de Ceará Mirim.
Por isso, seu desejo é investir forte na revitalização da saúde do município.
Neste momento, ele quer enxugar recursos de áreas que não sejam prioritárias para dar suporte de saúde aos distritos, dotando ambulâncias na área rural para que os pacientes sofram o mínimo possível na espera de deslocamentos para o atendimento médico.

Como nesta eleição suplementar o mandato a ser disputado será de 9 meses, Heriberto não quer trazer sofreguidão e desassossego à máquina pública. Seu foco será manter os serviços públicos funcionando e combater focos que por ventura estejam sem controle ou saneamento nas contas.

“Comigo, o município vai gastar apenas o quer arrecada. Vou respeitar a austeridade fiscal e priorizar o funcionamento correto do que já existe”, explica.

Gelo Camelo

Natal e Mossoró ficam com varas do trabalho que iam para Goianinha e Ceará Mirim

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) aprovou, em sessão realizada na quinta-feira (11), a transferência de duas Varas do Trabalho, cuja instalação estava inicialmente prevista para Goianinha e Ceará-mirim, para Natal e Mossoró.

A modificação foi proposta pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador José Rêgo Júnior, levando em conta a queda considerável do número de novos processos na região de Goianinha e no Vale do Ceará-mirim.

Entre 2010 e 2012, a Vara de Goianinha recebeu uma média de 787 novos processos, o que significa uma média de 16 processos por semana ou três processos por pauta de audiência, considerando a realização de cinco sessões semanais.

Em Ceará-mirim, os números são semelhantes. Nos anos de 2010, 2011 e 2012, a Vara do Trabalho da cidade recebeu uma média de 729 novas ações nesse período, ou seja, 15 processos por semana ou apenas três por dia de audiência.

 “Esses números não justificam a instalação de uma segunda Vara em Goianinha ou em Ceará-mirim e, por isso nós propomos a transferência delas para Natal e Mossoró, que têm uma média de 1.500 processos novos em Natal e 1.432 em Mossoró”, justifica o presidente.

 No entendimento do desembargador José Rêgo Júnior, essa mudança também “vai gerar uma economia considerável para a União, tendo em vista que não será necessário realizar despesas com construção de prédios ou custo operacional com a infra-estrutura, que já se encontra pronta nos fóruns trabalhistas já existentes em Natal e Mossoró.”

Os desembargadores do TRT-RN aprovaram a proposta por unanimidade e, com a decisão, a capital terá sua 11ª Vara do Trabalho e Mossoró ganhará sua 4ª Vara do Trabalho.

Bazar Flor de Lis