Promotores entram na Justiça para governo contratar servidores na Saúde

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde de Natal, ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Governadora do Estado Rosalba Ciarlini nomeie, convoque e dê posse aos candidatos aprovados no último concurso público realizado em 2010 e que estão no cadastro de reserva para a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), conforme as necessidades apontadas pelo parecer da Comissão Técnica de Dimensionamento de Recursos Humanos. Também é demandado na ação o Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto da Fonseca.

Prefeitura de Mossó

Lewandowski dá decisão contra Governo do RN

(Foto do Supremo Tribunal Federal)

Ministro Ricardo Lewandowski (Foto: Supremo Tribunal Federal)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, determinou que o Governo do Estado do RN repasse o valor integral de dinheiro que é devido ao Poder Judiciário Estadual.
“Defiro a extensão de medida liminar requerida, até o julgamento final deste mandato de segurança, a fim de determinar que a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, no estrito cumprimento do art. 168 da Constituição Federal, repasse, já a partir do mês em curso, o valor integral dos respectivos duodécimos”, afirma o ministro Lewandowski, na decisão proferida na tarde de sexta (23).
O Tribunal de Justiça Rio Grande do Norte ingressou com o pedido no Supremo Tribunal Federal porque, desde o mês de julho, sofreu um corte superior a 10% no repasse mensal constitucional dos recursos. Com o corte, o Tribunal estava impedido de manter as despesas com custeio e os investimentos. A decisão do Supremo determina que o Estado repasse o valor conforme aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2013.
Gelo Camelo

Procurador Rinaldo Reis vai nomear Jovino Pereira para Procurador-Geral Adjunto do Ministério Público

A Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, sancionou, e foi publicada na edição de sábado, 06/07/2013, no Diário Oficial do Estado, a Lei Complementar Estadual Nº 492/2013 que permite o acesso de todos os Membros vitaliciados do Ministério Público do Rio Grande do Norte a cargos e funções antes privativos de Procuradores de Justiça e de Promotores de Justiça de 3ª entrância.

Agora, o cargo de Procurador-Geral de Justiça Adjunto pode ser ocupado por um promotor de Justiça. Antes, só podia ser ocupado por membros do Colégio de Procuradores.

O Procurador-Geral de Justiça Rinaldo Reis Lima considerou a aprovação e sanção da nova Lei como um momento histórico para a Instituição e antecipou que já na próxima segunda-feira, dia 08/07, assinará Resolução de nomeação do Promotor de Justiça Jovino Pereira da Costa Sobrinho, atual Diretor-Geral da Instituição, como seu Procurador-Geral de Justiça Adjunto, o primeiro Promotor de Justiça a desempenhar essa função no Ministério Público Estadual.

Bazar Flor de Lis

Fiern debate gestão municipal nesta 5a feira

O Sistema FIERN, com apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), promoverá quinta-feira (21), a partir das 8h30, no auditório Albano Franco, da Casa da Indústria, o seminário “Gestão Municipal e Desenvolvimento Econômico”, que contará com a participação do diretor-presidente do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe D’Avila.

O evento será aberto com pronunciamentos dos presidentes da FIERN, Amaro Sales, da Femurn, Benes Leocádio, e da governadora Rosalba Ciarlini,  e dividido em dois blocos: o primeiro, com o tema “Sistema FIERN: Missões, Desafios, Conjuntos e Possibilidades de Atuação”, terá início às 9h30min e vai ser apresentado por Afonso Avelino Dantas, diretor regional do SENAI, Marcos Lael, superintendente regional do SESI, e Roseane Albuquerque, superintendente regional do IEL.

O segundo bloco começará às 11h, apresentado por Luiz Felipe D’Avila, diretor-presidente do CLP, com o tema “Liderando Mudanças na Gestão Municipal”, e terá participação do presidente da Femurn, Benes Leocádio, e mediação do diretor da FIERN e presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem João Lima.

Paralelamente ao evento, haverá um plantão de informações com representantes das entidades que compõem o Sistema FIERN.

Para outras informações e as confirmações de presença poderão ser feitas pelo telefone (84) 3204-6273 ou pelo endereço eletrônico rpe@fiern.org.br

Prefeitura de Mossó

Sistema de classificação de hotéis e pousadas será oficializado hoje no RN

 O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem – SBClass, lançado em outubro de 2012 pelo Ministério do Turismo, será oficializado hoje, logo mais às 10h, no RN.

A iniciativa autoriza o uso de estrelas para sete tipos de empreendimentos: hotel, hotel fazenda, cama e café, resort, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Eles devem atender determinados requisitos para adquirir de uma a cinco estrelas, de acordo com as condições de infra-estrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade.

O lançamento será feito no Ipem do Rio Grande do Norte, pela governadora Rosalba Ciarlini, o diretor do Ipem no RN, Carlson Gomes, e o secretário de Turismo do Estado, Renato Fernandes.

Gelo Camelo

2014 já está aí: Mineiro usa facebook para dura crítica ao governo Rosalba

O deputado do PT, Fernando Mineiro, que por pouco não foi para o segundo turno na disputa para a prefeitura do Natal em 2012, colocou em sua página no facebook dura crítica contra o governo Rosalba Ciarlini, citando a frustração que toma conta de muita gente que tinha boas expectativas quando a Rosa elegeu-se no primeiro turno em 2010.

Veja o que escreveu o deputado:

Rosalba Ciarline, do Dem – RN, chega à metade de sua gestão como governadora do Rio Grande do Norte carregando um desgaste impensável para quem, nas eleições de 2010, mobilizou a sociedade potiguar vendendo a ideia de uma boa gestora. Com o slogan “Pra Fazer Acontecer”, se elegeu logo no primeiro turno criando uma grande expectativa em relação à sua gestão. Passados dois anos se constata que os feitos e os acontecidos não são exatamente aqueles apregoados em praça pública.

Bazar Flor de Lis

Saída de Benito e entrada de Rogério beneficia o Governo Rosalba. E talvez beneficie também o Rio Grande do Norte

Rogério Marinho é nome adequado para o Desenvolvimento Econômico

Rogério Marinho é nome adequado para o Desenvolvimento Econômico

A saída do ex-deputado da Bahia, Benito Gama, do Governo Rosalba Ciarlini beneficia o Estado. Estava claro que Benito estava aqui para ocupar espaço político e manter-se ativo de alguma forma, utilizando a estrutura do Rio Grande do Norte quando, na prática, seu vínculo e suas atenções focavam em qualquer outro lugar (na Bahia, em Brasília…), menos no desenvolvimento do RN.

Ou alguém acha que durante estes quase dois anos que esteve aqui ele pensou mesmo em desenvolver a economia da Redinha, do Alecrim, de Guamaré, de Santo Antônio do Salto da Onça, Lajes Pintada, Pedro Avelino, ou qualquer outro recanto potiguar ai pertinho de onde você mora?

Se alguém acha que desenvolveu, me desculpe a falta de informação e pode me passar os números aqui que eu divulgo com toda a humildade. No meu dia a dia faz tempo que só ouço notícias negativas da nossa economia. Tanto na macro quanto na micro economia, aquela a qual a gente tem acesso na vida real, longe dos números frios dos burocratas.

Que Benito vá em paz e o Senhor o acompanhe.

Por aqui, acho que ficamos melhor com a chegada do deputado-federal Rogério Marinho no Governo Rosalba.

Rogério pode ajudar a melhorar a visão do Governo para alguns setores do Estado. Afinal,  mora em Natal (inclusive aqui bem pertinho de minha casa e do escritório onde dou expediente todos os dias) já foi chefe de gabinete da Prefeitura do Natal, é de uma família tradicional do Rio Grande do Norte, vive a realidade daqui (a do lixo nas calçadas e dos buracos nas ruas).

Em seu trabalho para tentar se eleger deputado federal em 2014, Rogério vai querer aparecer de alguma forma no governo, executando algum projeto que beneficie as pessoas e, por conseguinte, o eleitor, atrelando seu nome em algo palpável que possa utilizar como bandeira eleitoral em 2014.

Não é feio político trabalhar direito e em troca deste trabalho conseguir votos. Feio é não fazer nada e ter voto ou prestígio político por herança ou nepotismo. O que não é o caso de Rogério Marinho.

Benito não vai disputar votos na próxima eleição no RN (e como político só pensa em votos, senão não é político) faltavam-lhe motivos para pensar em projeto político pessoal e por consequência projetos para o Rio Grande do Norte.

A governadora acerta se nomear Rogério Marinho para a pasta do desenvolvimento econômico. Um nome adequado para um setor adequado.

Prefeitura de Mossó

Polícia ganha mais 21 novas viaturas

A governadora Rosalba Ciarlini, fará nesta segunda-feira (12), a entrega de mais 21 novas viaturas à Polícia Civil. A solenidade acontece às 9h00 na Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol).

É um caminhão-baú e vinte picapes que serão distribuídas às unidades regionais de São Paulo do Potengi, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Patu, Alexandria, Santa Cruz e João Câmara.  Além destas, também receberão novas viaturas as delegacias de Extremoz, São José do Mipibu, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e as unidades de plantão da Zona Sul e Zona Norte de Natal, bem como as Delegacias Especializadas DEATUR, DEFUR-Natal e DENARC-Mossoró.

Gelo Camelo

Thaisa Galvão aconselha a Governadora: “Depois de Micarla, Rosalba pode ser a próxima”

A jornalista Thaisa Galvão, dona do blog mais bem sucedido entre os veículos de comunicação mantidos por jornalistas que atuam na internet em Natal, divulgou comentário em que aconselha a governadora Rosalba Ciarlini a tomar cuidado para não ocorrer com ela o mesmo que aconteceu com a prefeita Micarla de Souza, que foi afastada pela Justiça a pedido do Ministério Público.

 Após um longo texto onde informa que ouviu muitos juristas e que estes não entenderam, até agora, qual o motivo jurídico para a prefeita ter sido afastada, a jornalista finaliza:

É bom que a governadora Rosalba Ciarlini comece a dar uma guinada na sua gestão e recupere seus índices de reprovação que já passam de 75%…

Ela pode ser a próxima…”

Thaisa é muito bem informada porque muitas fontes a procuram para divulgar o que querem que todos saibam.

Ela sabe o que fala e não ia dar uma informação assim tão contundente à toa.

Bazar Flor de Lis

Rosalba abre a Festa do Bode hoje em Mossoró

A governadora Rosalba Ciarlini, e o secretario de Agricultura, Betinho Rosado, vão à abertura da XIV Festa do Bode, hoje à noite, no Centro de Comercialização Armando Buá, em Mossoró.

O evento, que vai até o  domingo, terá torneio leiteiro, julgamentos e o já tradicional Leilão Terra da Liberdade.

Rosalba Cirarlini

Governadora Rosalba Ciarlini estará hoje à noite em Mossoró

 

 

 

Foto: Governo do Estado

Prefeitura de Mossó