Fecomércio RN empenhada em ajudar Alecrim e Cidade Alta 

Cerca de 120 empresários, representantes do poder público e comunicadores participaram, na noite de quinta (21), na sede da Fecomércio RN, do lançamento do Projeto Brilha Natal. O evento, que será realizado entre os dias 13 e 23 de dezembro, promete movimentar o comércio de rua do Alecrim e da Cidade Alta com uma extensa programação cultural. 

Prefeitura de Mossó

Sesc RN faz exposição fotográfica e lançamento de filme

O Sesc RN convida a população para um dia de imersão na cultura do Alto Oeste potiguar, com o lançamento da exposição “Caboclos” e a exibição do filme “Pisada Forte”, que contará com apresentação do grupo de caboclos de Major Sales. O evento acontece na quarta, 08 de novembro, nas unidades do Sesc Rio Branco e Sesc Zona Norte, em Natal.

Às 13h30, a Biblioteca Sesc Rio Branco, em Natal, irá realizar a abertura da exposição “Caboclos”, por Kécia Andrade e Diógenes Mendonça. Esta exibição, que tem entrada gratuita, é uma celebração da tradição do grupo de caboclos de Major Sales, que existe desde 1924. Sob a direção do neto do fundador, Mestre Bebé, o grupo atua nas regiões do Alto Oeste Potiguar e no Alto Sertão Paraibano, mantendo viva uma tradição que atravessa toda a América Latina. 

A exposição, composta por 35 fotografias, oferece um registro fotográfico artístico e poético desses grupos, capturando as dimensões da festa coletiva e as impressões individuais. O objetivo é resgatar a sensibilidade do público em relação a essa manifestação cultural única, que oscila entre o medo e a admiração fantástica. A mostra também incluirá um documentário de curta duração e uma trilha sonora de áudio que pode ser acessada através de um QR Code, e ficará disponível para visitação até o dia 12 de dezembro. 

Já no Sesc Zona Norte, o evento de lançamento do filme “Pisada Forte” acontece a partir das 19h. O documentário, de classificação livre, dirigido por Carito Cavalcante e Fernando Suassuna, foi realizado pelo Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural e oferece uma visão única das tradições culturais da região. Para tonar a ocasião ainda mais especial, após a exibição será realizada uma apresentação dos grupos “Caboclos do Mestre Bebé de Major Sales” e “Congos de Combate de São Gonçalo do Amarante”, além de um bate-papo com os diretores do longa, Mestre Bebé e Simone Silva. 

O filme é resultado do Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural que tem como objetivo valorizar e difundir as manifestações culturais locais, preservando a memória e o patrimônio cultural por meio de pesquisas e difusão de conhecimentos. O projeto envolve a comunidade e busca ativar dinâmicas de produção cultural e economia da cultura, e é reflexo da política de Cultura do Sesc RN, que somente este ano, investiu mais de 4 milhões de reais em projetos e ações culturais. A política busca estimular, fomentar e difundir o desenvolvimento artístico e cultural, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar social por meio de ações democráticas e em consonância com a diversidade cultural. 

SERVIÇO: 

O que? Lançamento da exposição fotográfica “Caboclos” e exibição do filme “Pisada Forte” 

Quando e onde? 

  • Exposição “Caboclos”: dia 08/11, a partir das 13h30, na Biblioteca do Sesc Rio Branco. A exposição permanece aberta para visitação até o dia 12/12, de segunda a sexta, das 08h às 17h. 
  • Exibição do filme “Pisada Forte”: dia 08/11, às 19h, no Sesc Zona Norte 

Entradas gratuitas 

 

Gelo Camelo

Assembleia Legislativa entra no esforço para recuperar o Centro de Natal

Foi instalado na Assembleia Legislativa um Comitê para atuar em prol da situação do Centro de Natal, especialmente dos problemas enfrentados por moradores e comerciantes da Cidade Alta e Ribeira.

Com participação de representantes dos comerciantes e organizações empresariais, o comitê foi a primeira atividade após audiência pública realizada pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB). Nos próximos dias, o comitê pretende marcar audiências com os órgãos públicos ligados diretamente ao processo de revitalização dos bairros. 

A Cidade Alta é um bairro histórico e que a cada tem visto seu movimento econômico diminuir.

Bazar Flor de Lis

Ubaldo tem razão

Deputado Ubaldo Fernandes. (Foto Eduardo Maia)

O deputado estadual Ubaldo Fernandes está preocupado com a decadência do comércio e da aparência do Centro de Natal. Teme que o declínio da Cidade Alta transforme a região em uma Nova Ribeira, a cara do abandono.

Ele tem razão.

Para tentar evitar que isso ocorra, o deputado está se mobilizando e uma das primeiras medidas é realizar um audiência pública para jogar luz no problema e sensibilizar as autoridades do Executivo para reagirem antes que os empregos e a arrecadação de impostos cheguem a um índice de fundo de poço.

Audiência Pública “Revitalização econômica do Centro de Natal” vai acontecer acontecer no dia 26 de setembro, às 14h, no Auditório Cortez Pereira. A iniciativa, segundo o parlamentar, apoiará uma campanha de revitalização que já se denominou de “Abrace o Centro de Natal”.

Prefeitura de Mossó

Lojas da Cidade Alta, em Natal, fazem promoção no Dia do Consumidor

Lojas localizadas no Centro de Natal promoverão descontos de até 70% na quarta-feira 15/03, Dia do Consumidor. A ação é uma promoção do Viva o Centro em parceria com os associados da entidade.

Confira a Lista de loja participantes da ação do Dia do Consumidor na Cidade Alta

1 – Ecológica –
2 – Pharmaformula –
3 – MAGALU
4 – Livraria Câmara Cascudo
5 – Márcio Tatto
6 – Ótica Tropical
7 – New Vision –
8 – Lúcia cabeleireira salão unissex
9 – OE ÓTICAS
10 – LUCY ÓTICA
11 – Aliança Center
12 – Ótica Talismã
13 – A Graciosa Flores
14 – Pimentastyle
15 – Lojas rebocco

Gelo Camelo

Boa notícia para o comércio da Cidade Alta em Natal

O prédio da antiga sede do TJRN, na Cidade Alta, vai sediar unidades judiciárias que, atualmente, estão sediadas no Complexo Judiciário localizado no conjunto Potilândia, Zona Sul de Natal.

São Varas da Fazenda Pública, Juizados da Fazenda Pública e Varas de Execução Fiscal, com suas respectivas secretarias.

Isso trará mais fluxo de pessoas para reanimar o comércio do Centro da capital, que anda cheio de imóveis fechados.

Bazar Flor de Lis

Vai ficar bonito!

Muro do Sesc da Cidade alta em Natal

Eu gosto da Cidade Alta e do Alecrim. Frequento os bairros praticamente todos os dias. Tudo o que for feito para melhorar essas regiões terá minha simpatia.

O Sesc RN começou na quinta-feira, 15, e vai manter pelos próximos dez dias, uma intervenção urbana com grafitagem no muro da unidade Cidade Alta, às margens da avenida Câmara Cascudo, no Centro de Natal. A arte visual terá como tema os “100 anos da Semana de Arte Moderna”, com objetivo de revitalizar e dar uma nova visão ao equipamento urbanístico.  

Prefeitura de Mossó

Muído na Cidade Alta e em Neópolis

O programa Muído Potiguar vem trazendo a história dos bairros de Natal de uma forma divertida e alegre e, especialmente, fortalecendo a identidade e a memória dos moradores de cada bairro visitado.  Neste mês de março o programa terá 2 episódios, nos dias 15 e 30, com exibição no canal oficial do projeto no YouTube e no canal 100 da Cabo Telecom.

Protagonizado pela artista e influenciadora digital Fernanda Guimarães, o Muído vem alcançando milhares de visualizações no seu canal e provocando interações do público natalense em suas redes sociais, através da identificação com cada história contada no programa.

Bazar Flor de Lis

Ladrão que roubou e matou na Cidade Alta pega 24 anos

A Terceira Vara Criminal de Natal condenou um homem pelo cometimento de crime roubo seguido de morte (latrocínio), ocorrido em dezembro de 2019, e estabeleceu para ele a pena de 24 anos e seis meses de reclusão a ser cumprida em regime fechado.

Conforme consta no processo, o demandado, juntamente com outro criminoso,  adentrou, com armas de fogo, em uma loja de roupas e anunciou o assalto, acontecido no bairro de Cidade Alta, em Natal. Em seguida, eles se  dividiram, tendo um se dirigido ao interior do estabelecimento, enquanto o demandado permaneceu na entrada da loja “controlando a entrada e saída de pessoas, dando cobertura ao seu companheiro”. Um dos clientes também estava armado e tentou reagir, mas foi atingido por três disparos e morreu. Após isso, os assaltantes se evadiram do local levando mercadorias, dinheiro e bens dos clientes.

Prefeitura de Mossó