Câmara dos Deputados aprova urgência para funcionamento de comércio aos domingos e feriados

301 deputados aprovaram, 131 foram contra

O Plenário aprovou, por 301 votos favoráveis e 131 contrários, regime de urgência para projeto de decreto legislativo (PDL 405/23) que permite o funcionamento do comércio aos domingos e feriados. Mesmo antes de ser colocado em votação, a proposta já dividiu opiniões dos deputados.

O projeto cancela portaria do Ministério do Trabalho, assinada na semana passada, que obriga acordo coletivo como requisito para o trabalho aos domingos e feriados por funcionários do comércio. A regra fora dispensada em 2021 pelo governo Bolsonaro.

O deputado Alencar Santana (PT-SP) explicou que o objetivo é evitar relações desiguais entre trabalhadores e patrões. Ele criticou a intenção de revogar a norma e afirmou que a Confederação Nacional do Comércio e outras entidades se reunirão nesta quarta-feira com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. “Essa portaria revoga uma norma do governo Bolsonaro para garantir o direito de representação das entidades sindicais. Não há nada demais nesta questão”, ponderou.

Para o autor da proposta, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), a nova regra não foi discutida com os patrões e pode colocar em risco o comércio de diversas cidades. “Defendemos mais tempo para negociar e não ter uma portaria dizendo que a falta de acordo coletivo poderá fechar as portas do comércio”, afirmou.

Já o deputado Bohn Gass (PT-RS) ressaltou que a regra do governo não impede o trabalho aos domingos e feriados, mas exige um acordo que resguarde os direitos dos funcionários. “Ninguém é contra trabalho em feriados, desde que respeite acordo coletivo”, disse.

Já o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) chamou de retrocesso a nova determinação. “É um retrocesso imposto à liberdade econômica e ao trabalho honrado de milhares de pessoas”, disse.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Prefeitura de Mossó

Comércio tem horário de funcionamento alterado no feriado de Finados no RN

Em decorrência do feriado do Dia de Finados, na quarta-feira, 02, as lojas do comércio, supermercados, shoppings e bancos funcionarão em horário diferenciado na capital potiguar e em todo o estado. 

A Fecomércio RN informa que, conforme estabelecido nas convenções coletivas entre os sindicatos patronais e laborais, os estabelecimentos do comércio varejista só poderão funcionar autorizadas por meio do Termo de Adesão do Sindicato do Comércio Varejista no Estado do RN (Sindilojas RN) ou dos Sindicatos do Comércio Varejista de Assú, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Mossoró, Nova Cruz, Santa Cruz e São Paulo do Potengi. 

O comércio de rua funcionará de modo facultativo, e os shopping abrirão em horário especial de domingo. Os supermercados funcionam normalmente. 

Comércio de Rua (facultativo) 

Alecrim: Fechado 

Centro da Cidade: Fechado 

Zona Norte: Fechado 

Shoppings 

Shopping 10 

Fechado 

Midway Mall 

Praça de Alimentação e lazer – 11 às 21 horas 

Demais lojas: abertura entre 12 e 15 horas 

Encerramento: 21 horas 

Natal Shopping 

Alimentação: 11 às 22 horas 

Quiosques de alimentação: 13 às 21 horas* 

Âncoras e Mega Lojas: 12 às 21 horas* 

Demais lojas e quiosques: 15 às 21 horas* 

Academia Bodytech: 09 às 13 horas 

Cinema: Conforme Programação 

Fechamento facultativo das 20 às 21 horas, desde que funcione por 6 horas corridas. 

Praia Shopping 

Praça de Alimentação e Lazer: a partir das 11 horas 

Lojas e Quiosques: 15 às 21 horas 

Cinema conforme a programação 

Shopping Cidade Jardim 

Praça de Alimentação: Das 14 às 20 horas 

Lojas e Quiosques: 14 às 20 horas. 

Shopping Via Direta 

Praça de Alimentação e Lazer: a partir das 11 horas 

Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14 às 20 horas 

Partage Norte Shopping Natal 

Lojas e quiosques: 15 às 21 horas 

Lojas Ancoras e Mega Lojas: Facultativo a partir das 12 horas, e obrigatório das 15 às 21 horas 

Praça de Alimentação/Lazer: 11 às 22 horas 

Carrefour: Das 07 às 21 horas 

Smart Fit: Das 08 às 17 horas 

Cinema conforme programação 

Supermercados 

Funcionamento das 07 às 21 horas 

Gelo Camelo

Comércio do RN amarga dezessete meses de quedas de vendas

A Federação do Comércio do Rio Grande do Norte divulgou agora a tarde que o IBGE apresentou dados relativos às vendas do comércio varejista em todo o país no mês de novembro de 2016. No Rio Grande do Norte, o chamado Varejo Ampliado (que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção), amargou o 17º mês seguido de quedas, com uma retração de 5,8% em relação a novembro de 2015.

No acumulado dos onze meses do ano, a retração de vendas de 2016 atingiu, no RN, 10,2%, quase o dobro do que havia sido registrado no mesmo período de 2015. Os segmentos que registraram as maiores perdas nas vendas em novembro foram os de Livros, jornais, revistas e papelaria, com -11,8%; tecidos, vestuário e calçados (-9,6%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-9,2%).

Bazar Flor de Lis

Endividamento da famílias.

A Confederação Nacional do Comércio constatou, em outubro, que 57,7% das famílias possuíam algum tipo de dívida entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo, prestação de carro e seguro.

O percentual é menor do que o registrado em setembro (58,2%) e há um ano (62,1%), porém 9,4% dos entrevistados afirmaram não ter como pagar as dívidas e, portanto, seguirão inadimplentes. Embora abaixo dos 9,6% do mês passado, o total é superior ao registrado há um ano, quando era de 8,5%.

Prefeitura de Mossó