Prefeitura de Mossoró sanciona leis que garantem mais de 500 vagas em concurso público

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, sancionou na quinta-feira (23) os projetos de lei que viabilizam a realização de concursos públicos com oferta de mais de 500 vagas pelo Município. As leis serão publicadas no Diário Oficial de Mossoró (DOM). A expectativa é a de que os editais sejam publicados ainda este ano.

O concurso público já garantido pelo Executivo municipal irá abranger as áreas da educação, saúde, assistência social, procuradoria e auditoria fiscal. “O concurso público da Prefeitura de Mossoró avança muito. Fizemos hoje a sanção das leis aprovadas por unanimidade na Câmara Municipal, que tratam de aumento de vagas e criação de novos cargos”, destacou o prefeito.

Prefeitura de Mossoró

Prefeitura de Mossó

Desistência de candidato aprovado não gera nomeação automática de participantes se o prazo de validade do concurso já tiver expirado

O Tribunal Pleno do TJRN ressaltou que, embora a desistência de candidatos em um concurso possa gerar efetivamente direito subjetivo à nomeação de um outro, a vaga deve surgir, indeclinavelmente, dentro do prazo de validade do certame, de modo a aplicar o que já firmou o Superior Tribunal de Justiça. Essa seria a única condição de aplicar a jurisprudência no sentido de afastar a mera expectativa direito. O entendimento foi destacado no julgamento de um Mandado de Segurança, movido por uma candidata ao cargo de “Especialista em Educação – Suporte Pedagógico” (10ª DIREC – Caicó e região), da Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos.

Segundo o Mandado de Segurança, a autora afirma ter sido classificada em 29º lugar de um total de 11 vagas de ampla concorrência e uma vaga para pessoas com deficiência (PcD), todas para provimento imediato, mas cuja nomeação não havia ocorrido e, ainda conforme o MS, diante da demonstração da necessidade de ocupação de 28 vagas e não 26, se faria necessário diante da ausência de dois convocados, a nomeação da recorrente, classificada na 29ª posição.


“Os elementos probantes dos autos ainda apontam que a Secretaria convocou para a 10ª DIREC – Caicó os candidatos classificados em 27ª e 28ª colocação, porém, no último dia do prazo de validade do certame, de forma que eventuais desistências ou não atendimento à nomeação, impossibilita a convocação dos classificados remanescentes, dentre eles, a impetrante, uma vez que estava expirada a vigência do certame”, esclarece o relator, desembargador Vivaldo Pinheiro.

A decisão ainda enfatizou que, na linha da jurisprudência do STJ, a desistência de candidato aprovado deve se dar no período de validade ou prorrogação do concurso, a fim de demonstrar o direito à nomeação do classificado subseqüente.

TJRN

Gelo Camelo

Já fez a inscrição para o concurso da Dataprev?

As inscrições para o concurso público com 220 vagas fixas da Dataprevempresa de tecnologia do governo federal responsável por serviços online como Meu INSS e Portal Gov br podem ser feitas desde as 10h desta segunda-feira (31), no site do Cebraspe (clique neste link para se inscrever).

As inscrições vão até as 18h do dia 18 de agosto e custam R$ 100 para o cargo de analista e demais cargos que exigem ensino superior, e R$ 80, para as chances de nível técnico. O regime de contratação é pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Folha de São Paulo

Bazar Flor de Lis

TRT-RN vai fazer concurso público

O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador Eridson Medeiros, instituiu a Comissão do Concurso dos Servidores 2023, tendo como presidente o desembargador Carlos Newton de Souza Pinto, e, como suplente, o desembargador Bento Herculano Duarte Neto.

Integram, ainda, a comissão: a juíza Marcella Alves de Vilar e os servidores Priscilla Soares de Lima Gatto, Tiago Lima Rodrigues, Iomar Ribeiro de Freitas Junior e Juliana Katherine Rêgo Gomes Feitor.

Compete à comissão, entre outros pontos, validar as seguintes providências adotadas pela equipe do projeto:

.consulta preliminar de preços a entidades organizadoras do concurso público quanto ao interesse na organização do certame com realização de provas na segunda quinzena de dezembro;

  • os requisitos técnicos desejáveis para habilitação de entidade organizadora do certame;
  • os tipos de provas e conteúdos programáticos;
  • o cronograma do certame.

TRT RN

Prefeitura de Mossó

Inscrições do concurso do TJRN começam nesta quarta (8). Editais foram retificados.

Os editais do concurso público para provimento de 229 vagas de servidor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte receberam retificações, entre elas, a ampliação do número provas discursivas e redações corrigidas. Outra alteração é o início e o fim do período de inscrições dos candidatos, o qual será realizado agora das 16h do dia 8 de março às 16h do dia 10 de abril. As retificações e editais podem ser consultadas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca responsável pelo concurso.

Acesse aqui o site da FGV

TJRN

Gelo Camelo

Já acessou o edital do concurso do Tribunal de Justiça?

O Tribunal de Justiça do RN publicou edital para abertura de concurso público para o provimento de 35 cargos de nível superior, Analista Judiciário, na área de Tecnologia da Informação. São ofertadas 25 vagas para a área de Análise de Sistemas; 5 vagas para Análise de Sistemas (Inteligência Artificial); e 5 vagas para a área de Análise de Suporte. Além das vagas haverá formação de cadastro de reserva, totalizando 147 vagas nas três áreas previstas. A vagas são destinadas para o Tribunal de Justiça, sediado em Natal.

Veja o edital – Clique Aqui

Bazar Flor de Lis

TJRN lança os editais para realização do concurso público para servidores

A Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) torna públicos, na edição do Diário da Justiça Eletrônico de hoje (23/2), os três editais de abertura do Concurso Público para provimento de 229 vagas para servidor do Poder Judiciário potiguar, com as respectivas normas para sua realização.

O concurso contemplará 160 vagas para o cargo de Técnico Judiciário; 32 para Analista Judiciário (nível médio) e 2 para oficial de Justiça. São previstas ainda 35 para Analista Judiciário – Apoio Especializado – Tecnologia de Informação, divididas da seguinte forma: 25 na área de Análise de Sistemas; 5 para Análise de Sistemas (Inteligência Artificial) e 5 para Análise de Suporte.

Além das vagas previstas nos editais, haverá formação de cadastro de reserva de acordo com o disposto nestes regramentos.

O concurso será realizado duas décadas após o último certame de acesso à carreira do serviço público da instituição judiciária. Os novos servidores ingressarão sob a égide do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), aprovado em lei pela Assembleia Legislativa em 21 de junho de 2022. O plano substituiu a Lei Complementar Estadual nº 242/2002.

TJRN

Prefeitura de Mossó

Estado deve aceitar certificado para que aprovada em concurso assuma cargo

O Pleno do Tribunal de Justiça, à unanimidade de votos, concedeu pedido feito em Mandado de Segurança para garantir a uma candidata que sua certidão de conclusão de curso seja aceita como documento idôneo para comprovar a graduação, dando seguimento, assim, aos trâmites necessários para a sua ocupação na função para qual obteve aprovação.

A autora ajuizou Mandado de Segurança, com pedido liminar, sustentando que realizou o processo seletivo (001/2019 – SEEC) realizado pelo Estado do Rio Grande do Norte, tendo sido aprovada dentro do número das vagas ofertadas no processo seletivo.Ela disse que foi convocada para ocupar a função pública, conforme edital de convocação anexado aos autos, mas, ao apresentar a documentação solicitada pelo Governo do Estado, em vez de apresentar o diploma, trouxe certificado de conclusão de curso, o que defendeu ser plenamente possível nos termos da jurisprudência, inclusive do Superior Tribunal de Justiça.

Denunciou que, de forma arbitrária e ilegal, o Estado recusou o seu Certificado de Conclusão de Curso, e, estagnou o processo de sua ocupação na função pública. Defendeu que a ausência do diploma não se deu por omissão e descuido de sua parte, eis que desde 28 de fevereiro de 2020 o requereu, sendo certo que até o presente momento ela não conseguiu o diploma por culpa exclusiva da instituição de ensino.

Quando julgou o caso, o relator, desembargador Cláudio Santos, ressaltou que a candidata obteve a medida liminar requerida, quando a Justiça entendeu razoável a apresentação do Certificado de Conclusão do Curso em Licenciatura em Pedagogia, emitida por instituição idônea e registrada pelo Ministério da Educação, em substituição ao diploma correspondente, ainda não expedido pela demora de registro.
O relator esclareceu que a solução dada à causa está baseada em contínuas decisões do Superior Tribunal de Justiça. Além disso, ele verificou que a não apresentação do diploma se deu por motivos alheios à vontade da autora. Destacou também, em sua decisão, que ela ajuizou, inclusive, Mandado de Segurança contra a instituição de ensino, tendo em vista a obtenção do seu diploma.

“Cabendo observar que seu pedido liminar foi deferido, contudo, o diploma não foi entregue até a presente data”, destacou em sua decisão o desembargador Cláudio Santos.
 

Gelo Camelo

Caixa convoca quase mil pessoas com deficiência e reforça o atendimento nas agências

A Caixa Econômica Federal realizou a maior convocação de pessoas com deficiência (PcD) de sua história. Os novos convocados foram admitidos por meio de um concurso público, ocorrido no ano passado, inédito e exclusivo para PcD. A cerimônia alusiva à convocação aconteceu nessa sexta-feira (11/02), no Palácio do Planalto, e contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Ao todo, foram convocados 992 empregados para reforçar o atendimento nas agências em todo o país e no setor de tecnologia do banco.

Na cerimônia, um grupo de empregados do PcD recebeu  os crachás funcionais do banco, representando os novos convocados em todas as regiões do Brasil.

Bazar Flor de Lis