Pacheco: ministros do STF não se sobrepõem ao Congresso e ao Planalto

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que as decisões individuais de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) não podem se sobrepor ao Congresso Nacional e ao presidente da República.

A declaração ocorre após o Senado ter aprovado na quarta-feira (22) proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas (individuais) dos ministros da Corte Suprema e demais tribunais. Mais cedo, nesta quinta-feira (23), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse que a proposta é desnecessária e não contribui para o Brasil.

“Estamos promovendo uma busca de equilíbrio entre os Poderes, para que uma lei, votada no Congresso Nacional, que é formado por representantes do povo brasileiro, não seja descontruída por um ato unilateral de uma pessoa, que por mais importância que tenha, como ministro do Supremo Tribunal Federal, não se sobrepõe ao Congresso Nacional, não se sobrepõe ao Presidência da República, não se sobrepõe ao colegiado da sua própria Casa”, afirmou Pacheco.

Agência Brasil

Prefeitura de Mossó

Nordeste tem 5 membros entre os 10 mais influentes do Congresso Nacional

Os 10 mais influentes do Congresso Nacional. Quem fez a lista foi o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), cuja diretoria, por igual, é constituída por dirigentes sindicais.

  1. Deputado Marco Maia (PT-RS)
  2. Senador José Sarney   (PMDB-AP)
  3. Deputado Henrique Eduardo   Alves (PMDB-RN)
  4. Senador Renan Calheiros   (PMDB-AL)
  5. Deputado Arlindo Chinaglia   (PT-SP)
  6. Senador Aécio Neves   (PSDB-MG)
  7. Deputado Antonio Carlos   Magalhães Neto (DEM-BA)
  8. Deputado Bruno Araújo (PSDB-PE)
  9. Senador Romero Jucá   (PMDB-RR)
  10. Deputado Cândido Vaccarezza   (PT-SP)
Gelo Camelo