Chapa “Juntos para Avançar” divulga nomes dos candidatos na eleição do CREA

A eleição no CREA RN será realizada no dia 17 de novembro de 2023 e uma das chapas já colocou o nome na rua. A atual presidente do Conselho, Ana Adalgisa, é candidata a Conselheira Federal, enquanto o engenheiro Roberto Wagner é candidato a presidente.

O engenheiro Márcio Sá concorre novamente à direção da Mútua, tendo Emerson Cruz como suplente de Conselheiro Federal e Gilbrando Trajano Jr como candidato a Diretor Administrativo da Mútua – RN.

Gelo Camelo

Engenheiros do RN emitem nota de repúdio. Veja o que preocupa a categoria:

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA – RN), Mútua e Entidades de Classe abaixo relacionadas repudiam a revogação da Lei 4950-A/66, através da MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1040, DE 2021, aprovada pela Câmara dos Deputados.

Para este Conselho e Entidades de Classe, a revogação da lei que define o salário mínimo dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências compromete de forma contundente a existência e manutenção de todos os CREAs e Entidades Profissionais do Brasil e enfraquece de sobremaneira os ganhos históricos que a categoria construiu ao longo de décadas.

Enfraquecer os CREAs no Brasil reflete diretamente na fragilização do exercício da profissão – jogando os profissionais em uma atmosfera de insegurança nas relações de trabalho – ao mesmo tempo que mina a qualidade da fiscalização da atividade no País colocando em risco toda sociedade.

O CREA-RN e Entidades de Classe são contra a revogação da lei e juntos lutarão para que ela não seja efetivada pelo Congresso Nacional.

Não aceitamos a desvalorização da Engenharia, Agronomia e Geociências!!!

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte – CREA-RN
Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – Mútua- RN
Associação dos Engenheiros Civis do Rio Grande do Norte – ABENC-RN
Associação dos Engenheiros de Minas do Rio Grande do Norte – AEMIRN
Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho – AEST-RN
Associação dos Geólogos do Rio Grande do Norte – AGERN
Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos – ANEA
Associação dos Profissionais da Engenharia Ambiental do Rio Grande do Norte – APEA-RN
Clube de Engenharia do Rio Grande do Norte – CERN
Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Rio Grande do Norte – IBAPE-RN
Sindicato dos Engenheiros Agrônomos do Rio Grande do Norte – SEA/RN
Sindicato dos Engenheiros do Estado do RN – SENGE/RN

Bazar Flor de Lis

CREAs temem o fim da obrigatoriedade do registro profissional


Foto de Yury Kim no Pexels

Uma Proposta de Emenda Constitucional que está tramitando em Brasília, a PEC 108/2019, trata da natureza jurídica dos conselhos profissionais, tornando facultativo o registro profissional de atividades regulamentadas.

Caso a proposta seja aprovada, os conselhos de engenharia do Brasil (CREAs) perderiam o poder de polícia sobre as fiscalizações da atividade dos profissionais de cada área.

CREAs de todo o Brasil já estão se mobilizando contra a PEC.

Prefeitura de Mossó

Após ouvir CREA, Kelps vai apresentar, de novo, projeto que combate paralisação de obras no RN

Kelps concorda com o CREA

Kelps concorda com o CREA

Kelps ouviu sugestão de engenheiros dirigentes do Conselho Regional de Engenharia (CREA) e decidiu tentar novamente criar a lei que obriga os governadores do Rio Grande do Norte a só licitarem obras que tenham projetos executivos prontos.

Atualmente, muitas obras são licitadas com um projeto básico, sem o aprofundamento dos cálculos de todos os itens até o fim da obra. Em parte por causa disso, há tantas obras inacabadas no Rio Grande do Norte.

“A falta de planejamento traz como frutos as obras inacabadas. A cultura do planejamento precisa ser implementada no Rio Grande do Norte”, disse Kelps Lima.

De acordo com Kelps, a exigência de um projeto executivo antes da licitação vai implicar em menos reajustes, menos aditivos, menos obras inacabadas e menor prazo de execução das obras

Bazar Flor de Lis