Um em cada três alunos inscritos não compareceu ao segundo dia do Enem

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A ausência dos inscritos no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou em 32%, ou seja, um em cada três inscritos não compareceu aos locais de prova neste domingo (12). Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram na edição deste ano do exame. A ausência neste domingo foi a mesma do segundo dia da edição de 2022, quando 32% dos inscritos também faltaram.

A média histórica de abstenção no Enem gira em torno de um terço dos inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A exceção foi durante os dois primeiros anos da pandemia. Em 2021, a abstenção bateu o recorde de 55%. Antes, o recorde havia sido em 2009, quando 37% dos inscritos não compareceram à prova.

Agência Brasil

Gelo Camelo

Parnamirim registra segunda maior nota no Enem 2022

Parnamirim registrou a segunda maior nota, entre os municípios do RN, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Os dados foram divulgados no ranking dos Municípios com Melhores Notas no exame, realizado pelo Centro de Liderança Pública, organização sem fins lucrativos que atua há 14 anos. O indicador considerou como parâmetro, a nota média entre todas as cinco provas realizadas.

A avaliação foi feita entre os 410 maiores municípios do país, ou seja, aqueles que possuem mais de 80 mil habitantes. Em âmbito nacional, Parnamirim aparece na lista dos 132 municípios mais bem posicionados no Enem de 2022.

No último final de semana foram realizadas as primeiras provas da edição 2023. Ao todo, as avaliações trouxeram 90 questões de múltipla escolha de linguagens, ciências humanas, além da redação. O segundo dia de exame ocorrerá no próximo domingo (12), com aplicação das provas de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias. Os participantes terão cinco horas para realizar as provas.

Prefeitura de Parnamirim

Bazar Flor de Lis

Cartão de Confirmação do Enem pode ser acessado a partir desta terça

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 podem, a partir desta terça-feira (24), obter o Cartão de Confirmação, documento onde constam número de inscrição, data, hora e local das provas. O cartão informa, também, sobre eventuais necessidades de atendimento especializado.

O acesso deve ser feito na Página do Participante

Agência Brasil

Prefeitura de Mossó

O que você precisa saber para fazer o Enem 2023

(Foto Valter Campanato).

O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) será realizado no mês que vem, e os estudantes que vão fazer as provas começam a se preparar. Além de estar com os estudos em dia, é bom ficar atento desde agora aos aspectos práticos para a realização do exame, como a documentação necessária e o que pode ou não levar para o local das provas. 

Como ocorre desde 2017, o exame será realizadas em dois domingos consecutivos – antes, era aplicado em um único fim de semana, sábado e domingo. Em 2023, será nos dias 5 e 12 de novembro. 

No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática. 

Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. 

Além disso, é preciso fazer uma redação de no máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema.

Os itens do Enem são elaborados por especialistas selecionados por meio de chamada pública do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles devem seguir a matriz de referência, guia de elaboração e revisão de itens estabelecidos pelo Inep. 

O que levar

No dia da prova, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação válido, físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame. 

Entre os documentos de identificação válidos estão cédulas de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação. 

Neste ano, o Inep também incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

O Cartão de Confirmação de Inscrição é disponibilizado algumas semanas antes da prova. Ele contém informações como número de inscrição, data, hora e local das provas, atendimento especializado (se solicitado), opção pelo Enem impresso ou Enem Digital e opção de língua estrangeira. 

O que não levar

Antes de entrar na sala, os alunos recebem um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. O envelope deve ser mantido embaixo da carteira, com os aparelhos eletrônicos desligados.

Será eliminado o participante que portar itens fora do envelope porta-objetos, como óculos escuros, boné, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, relógio de qualquer tipo, fones de ouvido e quaisquer dispositivos eletrônicos. Também é proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco no local de provas.

Agência Brasil

Gelo Camelo

Inscrições para o Enem 2023 começaram segunda-feira (5/6)

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem). O prazo, aberto na segunda-feira, 5/6, segue até 16 de junho. Os interessados devem acessar a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão nos dias 05 e 12 de novembro.

INSCRIÇÕES: O interessado deve acessar a página enem.inep.gov.br/participante com seu CPF e senha do gov.br. Já na página, deve clicar em “inscrição” e informar os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, endereço, entre outros.

Governo Federal do Brasil

Bazar Flor de Lis

Inscrições para cursos superiores do IFRN via Enem vão até a segunda-feira (20)

As inscrições para os cursos superiores de graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) com ingresso através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão até a próxima segunda-feira (20). Ao todo, são ofertadas 594 vagas em cursos de licenciatura, tecnologias (presenciais e a distância) e engenharias, com início das aulas no primeiro semestre letivo de 2023.

Os cursos são ofertados por onze unidades do IFRN em todo o estado e divulgados pelos Editais n° 14 e nº 15/2023 da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRN). A seleção acontece da mesma forma para ambos os editais; a classificação dos candidatos será, exclusivamente, através das notas obtidas nas edições 2020, 2021 e 2022 do Enem.

As oportunidades incluem Licenciaturas em Química, em Física e em Matemática; Tecnologias em Design de Moda, em Marketing e em Gestão de Turismo; e Engenharia de Produção. Neste ano, o IFRN apresenta uma novidade: o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com polos presenciais nas cidades de Caicó, João Câmara e Mossoró.

Inscrição e resultados

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 17h da segunda-feira, dia 20 de março, no Portal do Candidato, por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN. Para efetuar a inscrição, é necessário possuir conta de e-mail ativa.

O resultado final será divulgado no dia 4 de abril de 2023, no Portal do Candidato e no Portal do IFRN.

Prefeitura de Mossó

Dia de muita alegria para os pais

Poucas coisas dão tanta satisfação na vida de um pai quanto ver um filho aprovado na UFRN. Uma prova disso são as demonstrações de felicidade que pipocam hoje nas redes sociais mostrando a alegria de muitas famílias comemorando e parabenizando seus filhos pela aprovação pelo ingresso na faculdade.

Na sexta-feira, 3 de março, a partir das 8h, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza o cadastramento virtual dos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023).

Os candidatos devem enviar os documentos até as 23h59 do sábado, 4, por meio do endereço www.sigps.ufrn.br, utilizando a conta gov.br, e eventuais retificações estarão disponíveis no dia 6 de março. A lista de documentos necessários e outras informações constam em edital, que pode ser acessado no site Sisu-UFRN.

Gelo Camelo

Termina sexta (27/05) prazo para pagar inscrição do Enem

Os inscritos não isentos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 têm até sexta-feira, 27 de maio, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição do exame. O valor da taxa é de R$ 85 e pode ser pago por meio de PIX, cartão de crédito ou boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Vale lembrar que, após escolher o procedimento financeiro, o participante não poderá alterar a opção.

Para selecionar a forma de pagamento, o inscrito precisa acessar a Página do Participante com login e senha únicos, cadastrados no portal do Governo Federal (gov.br), ir na aba “Pagamentos/Isenção” e selecionar uma opção. Quem já tem a senha única cadastrada, mas não lembra pode recuperá-la.

Bazar Flor de Lis

Inscrições para o Enem 2022 começam. Pode pagar com Pix

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para a versão impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na Página do Participante, até o próximo dia 21. Pela primeira vez, a taxa de inscrição poderá ser paga por meio de Pix e cartão de crédito.  A aplicação do Enem ocorre em dois dias. Neste ano, as provas estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro.

LINK Página do Participante. 

Prefeitura de Mossó

Isentos ausentes no Enem 2020 terão nova oportunidade para se inscrever na edição 2021

Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tiveram direito à isenção e não compareceram às provas terão nova oportunidade para participar da edição 2021 do exame.

Esses participantes poderão se inscrever a partir das 10h (horário de Brasília) desta terça-feira (14), na Página do Participante, e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro. Para esse público, as provas do Enem 2021 serão aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a realização do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

A medida será formalizada em edital complementar do Enem 2021 impresso, a ser publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira, no Diário Oficial da União. Os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar, até 27 de setembro, atendimento especializado e tratamento pelo nome social.

A aplicação das provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 está mantida para todos os participantes que já tiveram a inscrição confirmada no exame, conforme previsto anteriormente nos editais.

O Inep reforça que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC).

Enem 2021

Ao todo, 3.109.762 pessoas já tiveram as inscrições confirmadas para o Enem 2021. O número corresponde ao total de participantes das duas versões do exame (impressa e digital). O Inep registrou 3.040.871 inscritos para a versão em papel. Para a modalidade digital, que teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas durante o período de inscrições, foram confirmados 68.891 participantes. As provas serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro. Nesta edição, ambas as versões terão itens de prova iguais e mesmo tema de redação.

Acesse a Página do Participante

Com informações do Governo Federal do Brasil.

Gelo Camelo