Não está fácil nem para eles

Citando o New York Times como fonte, a Folha de São Paulo divulgou notícia informando que os Estados Unidos atingiram seu limite de dívida na quinta-feira (19), levando o Departamento do Tesouro a começar a usar uma série de manobras contábeis para garantir que o governo federal possa continuar pagando suas contas.

Se eu entendi direito a notícia, o Governo de lá está tentando furar o limite de gastos.

“Economistas alertam que o país corre o risco de uma crise financeira e outras dificuldades econômicas imediatas se os legisladores não aumentarem o limite antes que o Departamento do Tesouro esgote sua capacidade de ganhar tempo.”, diz o texto.

Gelo Camelo

Programa facilita ingresso de brasileiros aos Estados Unidos

Os cidadãos brasileiros poderão ingressar nos Estados Unidos (EUA) de forma mais simplificada e rápida. Para isso, o Governo Federal anunciou, na segunda-feira (07/02), a abertura de inscrições para o Global Entry (GE), programa do governo americano que permite a liberação rápida no controle do passaporte, no momento da chegada aos Estados Unidos.

“Esse é um programa do governo americano que facilita o processo de entrada migratória dos viajantes que foram aprovados após cumprirem o processo de registro e avaliação prévia. Eles vão poder se beneficiar de uma entrada mais rápida e fácil nos aeroportos dos Estados Unidos. Essa medida vai estimular os contatos de empresários de interação acadêmica e turismo para também fortalecer as relações entre nossos dois países”, explicou o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

O Global Entry é administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês). O Brasil tem obtido credibilidade no exterior e esta posição foi uma grande prioridade para o Governo Federal, o que possibilitou a iniciativa. Além disso, o anúncio feito nesta segunda-feira também resulta de esforços entre os governos americano e brasileiro.


Além da Casa Civil da Presidência da República, também participaram do processo os ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública e da Economia, bem como a Secretaria da Receita Federal e da Polícia Federal. “Esse trabalho integrado é a marca do Governo Bolsonaro, voltado para resultados práticos na vida de cada cidadão, sem viés ideológico nas nossas relações internacionais”, acrescentou Ciro Nogueira.

De acordo com o Ministério da Economia, a medida é considerada importante, sobretudo, para proporcionar maior fluidez nas viagens de negócios.

Ingresso brasileiro

A entrada do Brasil na iniciativa norte-americana foi formalizada em novembro de 2019, meses após a viagem oficial do Presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. Na ocasião, foi assinada, pelos governos brasileiro e americano, uma declaração conjunta contendo os parâmetros gerais do programa, de acordo com o Ministério da Economia.

Em março de 2020, foi assinado o decreto que oficializou que, em sua primeira fase, a iniciativa seria testada com até 20 brasileiros participantes do Fórum de Altos Executivos Brasil-EUA. Como segunda fase, as inscrições para o programa seriam disponibilizadas para um número limitado de pessoas, assim, o sistema informatizado desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) seria testado e aprimorado. A terceira e última fase da iniciativa é a atual, onde cidadãos brasileiros interessados podem se inscrever no Global Entry e simplificar a passagem pelo controle de passaporte nos Estados Unidos.

Como aderir

Os interessados já podem fazer sua inscrição pela plataforma do programa [link: bit.ly/_globalentry]. Por meio do endereço eletrônico, os viajantes têm acesso ao passo a passo da inscrição. É preciso informar dados pessoais, como CPF e número do passaporte, além de preencher um questionário social.

Após o pagamento da taxa de inscrição, do cumprimento do processo de registro e avaliação prévia, os cidadãos interessados passam por análise da CBP. Se aprovados, poderão fazer o trâmite de ingresso nos Estados Unidos de maneira simplificada.

É importante destacar que o programa não substitui a exigência de visto. Ele dá celeridade aos procedimentos de entrada e saída de estrangeiros autorizados, evitando filas de imigração nos aeroportos, que dispõem de quiosques de atendimento automático, eliminando a necessidade de contato com agentes de imigração.

Confira o Decreto nº 10.268, de 6 de março de 2020, que implementa a participação do Brasil no Global Entry aqui

Bazar Flor de Lis

Ministério da Economia passa a contar com representação nos Estados Unidos

Ministério da Economia vai contar com um escritório de representação em Washington, capital dos Estados Unidos. A criação do órgão está regulamentada em um decreto assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro e publicado na edição desta quinta-feira (27/01) do Diário Oficial da União.

Segundo o Ministério da Economia, o escritório busca consolidar a imagem do país como ambiente seguro para se fazer negócios, com responsabilidade nas dimensões ambiental, social e de governança.

A representação vai funcionar junto à Embaixada do Brasil na capital americana e vai contar com um chefe e um assessor, indicados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em acordo com o Ministério das Relações Exteriores, e designados em ato do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

A equipe será subordinada administrativamente ao embaixador, de quem receberá instruções para a sua atuação e a quem deverá apresentar relatórios e prestar assistência e colaboração. Os integrantes do escritório vão responder tecnicamente ao Ministério da Economia e terão como função divulgar as principais reformas econômicas implementadas no Brasil que trazem mais segurança para os investidores.

Em total alinhamento com o Ministério das Relações Exteriores, o escritório também vai promover oportunidades de negócios que gerem emprego e renda ao Brasil, além de identificar as barreiras aos investimentos estrangeiros e demonstrar a estabilidade e solidez macroeconômica do país.

Confira o Decreto Nº 10.948 completo aqui.

Prefeitura de Mossó

Site Yahoo Finanças divulga fotos do avião que Trump vai usar na presidência

Com o título: “Veja o avião particular de Donald Trump que irá substituir o Air Force One”, a reportagem conta que Trump não pretende utilizar o avião oficial, mas o dele próprio, que custa 100 milhões de dólares.

Fonte Yahoo Finanças – https://br.financas.yahoo.com/fotos/veja-o-avi%C3%A3o-particular-donald-slideshow-wp-174653582/p-em-2011-trump-adquiriu-photo-174653894.html

2fd9e7e3b28e2fd8a33fae73603ad322 579b66d563039ecdd65f7560aba993e6 8492d0e5c09b327cccb78fbf94d2daf8 a2dbf514231302772db816a77d0557bb dd60975760bb5455a7717e13f3654037 ed125b46a30f0f0c80928e6fb15563f4 f89ae6485a19731341bd06f6d58d7c8d

Gelo Camelo

Trump, o germofóbico

Foto publicada pela Folha de São Paulo

Foto publicada pela Folha de São Paulo

Tentar contrapor Donald Trump com escândalos e baixaria não adianta.

Os divulgadores de notícias de baixarias vão pelejar e não vão conseguir atingir Trump com notícias de escândalos, insinuações de tramas conspiratórias, orgias com mulheres.

Não adianta.

Ele já provou que transita bem no mundo do sensacionalismo e da truculência. Às vezes até gosta disso e, quando reage, cava mais baixo do que quem tentou atingi-lo.

Trump ganhou a presidência com arrogância, ignorância e atitudes politicamente incorretas. E seus opositores parecem querer derrubá-lo antes mesmo dele tomar posse. Mas, ao que parece, com escândalos, está difícil. O melhor é apostar na economia. Se Trump for mal na economia perde o apoio popular e cai.

Qualquer um cai.

O bolso vazio e a falta de perspectiva financeira em uma sociedade consumista como a americana é o maior opositor de qualquer presidente.

Bazar Flor de Lis