Falta confiança

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu 115,4 pontos em fevereiro, queda de 1,4%, descontados os efeitos sazonais. Essa foi a terceira redução consecutiva do Icec, mensurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com a diminuição mensal de todos os indicadores, a confiança do comerciante chegou ao menor nível desde agosto de 2021. Na comparação anual com fevereiro de 2022, o Icec teve uma queda mais acentuada, de 3,3%.

Fecomércio

Bazar Flor de Lis

Mesmo maltratado no RN, comércio é o segundo grande gerador de empregos

Os segmentos de Comércio e Serviços foram os grandes responsáveis pela recuperação do emprego formal no RN em 2021. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, divulgados nesta segunda-feira (31), das 37.579 vagas formais registradas pelo estado no ano passado, 14.807 foram para o setor de Serviços e 7.965 para o setor do Comércio, totalizando 22.772. A Indústria registrou 5.669 vagas, seguida pela Construção Civil, com 3.158 novos postos de trabalho. 

Prefeitura de Mossó

Diante de crise avassaladora, Fecomércio entra na Justiça

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte entrou, nesta quinta-feira (27), com um pedido de habilitação, na condição de “Amicus Curiae”, ou seja, parte interessada, na ação movida contra o Governo do Estado pelo Ministério Público e a Defensoria Pública estaduais para proibir de eventos de massa no Rio Grande do Norte. Como representante legítima do Comércio, Serviços e Turismo no RN, a Federação ingressa com o pedido, dando seu posicionamento em defesa dos empresários.

No documento, a entidade argumenta que o Governo do Estado permite a realização de eventos de massa, sociais, recreativos, acima de 100 pessoas, com a necessidade de apresentação e comprovação do esquema vacinal, bem como a partir do cumprimento de um rígido protocolo biossanitário. A entidade cita a realização do Carnatal, no início de dezembro, onde não houve aumento dos casos de Covid-19 no estado, conforme as estatísticas oficiais.  

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca que a classe produtiva vem passando por uma crise avassaladora desde o início da pandemia, em face da retração dos negócios, apresentando, hoje, números exorbitantes de empresas fechadas ou em vias de fecharem. 

“O setor de eventos foi certamente o mais impactado desde o início da crise, passando mais de um ano com suas atividades totalmente paralisadas. Esse segmento engloba cerca de 8,2 mil empreendimentos no RN que, juntos, empregam 20 mil pessoas de forma direta e formal, sem contar com as contratações pontuais. Só para estas pessoas, as empresas do setor pagam mensalmente cerca de R$ 31,2 milhões em salários. A proibição dos eventos de massa traz prejuízos enormes para toda a cadeia produtiva do Turismo”, afirmou Queiroz.  

A entidade também destaca que o Rio Grande do Norte conta com mais de 2,4 milhões de pessoas vacinadas com as duas doses, representando 76% da população do estado. Considerando o público acima de 18 anos, que normalmente participa deste tipo de evento, a cobertura vacinal chega a 84%. 

“No momento em que a vacinação está bastante difundida e que as atividades estão sendo retomadas, com grandes eventos já programados e em fase de captação, uma medida como esta traz uma enorme fragilidade para os nossos empreendedores. As empresas fizeram investimentos, capacitaram seus colaboradores e têm atuado com responsabilidade. Esperamos que a Justiça compreenda isso e mantenha os eventos”, finalizou o presidente da Fecomércio RN. 

Gelo Camelo

O jantar em que estavam o prefeito e a governadora

Um dos melhores restaurantes da Via Costeira realizou um evento recente para apresentar seu novo cardápio.

Muita gente importante. Inclusive o prefeito de Natal e a governadora.

A Revista DEGUSTE fez a cobertura da ocasião e postou fotos do ambiente e da comida que foi servida.

Veja a matéria da DEGUSTE CLICANDO AQUI

Bazar Flor de Lis

Hoje tem show no Teatro Alberto Maranhão

Reinaugurado pelo Governo, Teatro Alberto Maranhão é um dos tesouros culturais de Natal Foto: Sandro Menezes

Depois de seis anos fechado ao público, artistas potiguares sobem ao palco do Teatro Alberto Maranhão (TAM) neste dia 21 de dezembro, às 18h30, em uma programação festiva pela reabertura do equipamento cultural. O evento é uma promoção do Sistema Fecomércio RN, com realização Sesc, alusiva à data comemorativa e aos festejos do final de ano.

O evento contará com intervenções circenses com os palhaços Piruá e Gilsinho (Circo Grock) e os malabares da Tropa Trupe. Teremos também apresentação da Nação Zambêracatu, cordel com os jovens Davi Lima (Bom Jesus) e Clara Bezerra (Carnaúba dos Dantas), teatro com a Cia. Pão Doce (Mossoró), Coral infantil da UFRN, Coral Canto do Povo.  

A programação será conduzida pela dupla de atores Titina Medeiros e Caio Padilha, que inclui uma homenagem do Presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, pela reabertura do TAM.  

Cantata Brincante será para convidados e público em geral, com senhas gratuitas que foram distribuídas na Central de Relacionamento do Sesc Cidade Alta. Para quem não pegou o ingresso, o espetáculo será transmitido pelo Youtube Sesc RN.  

Para encerrar a noite, uma constelação de estrelas subirá ao palco, entre elas: Khrystal, Sérgio Groove, Dudu Galvão, Sâmela Ramos, Sueldo Soares, Daniela Fernandes e Pedro Mendes, Banda Base, Camerata de Cordas e Quarteto de Trombones do RN.  

Cultura no Sesc  

O Sesc RN é um grande apoiador da cultura do estado. Entre janeiro e novembro de 2021, projetos como: Aldeia Sesc Seridó, Poti-Cultural, Mostra de Arte e Cultura, Terraço do Relógio, Letra e Música, entre outros, beneficiaram aproximadamente 74 mil pessoas, precisamente 73.616.  

Sobre o TAM  

O Teatro Alberto Maranhão foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte. Inicialmente chamado de Teatro Carlos Gomes, começou sua construção em 1898. Em 1900, quando Alberto Maranhão assumiu o Governo, deu continuidade às obras, inaugurando-o em 24 de março de 1904.  

Em 1957, sendo o Teatro da Municipalidade, o Prefeito de Natal, Djalma Maranhão mudou a sua denominação para Teatro Alberto Maranhão.  

Serviço:  

Show Cantata Brincante – Programação de Reabertura do Teatro Alberto Maranhão  

Quando? 21 de dezembro, 18h30.  

Onde? Transmissão do espetáculo pelo Youtube Sesc RN 

Prefeitura de Mossó

Comércio de Nova Cruz poderá abrir nos feriados de dezembro

As empresas da cidade de Nova Cruz estão autorizadas a funcionar nos feriados de dezembro. Foi assinado um Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho vigente, pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Cruz (Sindivarejo Nova Cruz), Olivar de Lima, e pelo presidente do Sindicato Intermunicipal dos Empregados do Comércio do RN, Eduardo Martins.

A iniciativa aconteceu após o Sindivarejo Nova Cruz ser demandado pelo comércio local, sendo necessário, para tanto, um Aditivo à Convenção celebrada este ano entre os Sindicatos patronal e laboral. No dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, o comércio pode abrir suas portas.

Para funcionar, a empresa terá que enviar para o Sindicato patronal a relação dos colaboradores que irão trabalhar durante os feriados municipais. Este documento, deverá ser assinado pelos respectivos funcionários e divulgada internamente. Os dias trabalhados deverão ser pagos em dobro, na forma da legislação vigente.  

Com informações da Fecomércio RN.

Gelo Camelo

Sistema Fecomércio RN doará 351 óculos aos alunos do Sesc RN

Marcelo Queiroz é o presidente da Fecomércio RN

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc RN, inicia nesta segunda-feira, 29, a edição 2021 do “Ver com Saúde”, um dos principais projetos de prevenção a doenças e distúrbios da visão do estado. Neste ano, a entidade patrocinou 401 exames oftalmológicos e a confecção de 351 óculos que serão doados aos alunos de projetos educacionais do Sesc.  

A primeira doação acontece no Sesc em Nova Cruz, a 100 quilômetros de Natal na região do agreste potiguar, às 19 horas, da segunda-feira. Serão 111 óculos entregues aos estudantes do Criar Sesc e Educação de Jovens e Adultos. No dia 3 de dezembro, a cerimônia se repete em Macaíba e no dia 13, em Natal, contemplando na mesma data os alunos de Potilândia e Zona Norte. 

Bazar Flor de Lis

Laumir, Lacerda e Virgílio conversaram com Ezequiel

Laumir Barreto, Luiz Lacerda, Ezequiel Ferreira e Fernando Virgílio na Assembleia Legislativa

Representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN) estiveram na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (20), em reunião com o presidente da Casa Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), para sugerir uma parceria com o Poder Legislativo na realização de um evento conjunto, a ser realizado no Hotel Barreira Roxa, para que sejam apresentadas as atividades legislativas e a atuação da Fecomércio.

Estiverem presentes na reunião o vice-presidente da Fecomércio, Luiz Lacerda, juntamente com o diretor executivo Fernando Virgílio e o diretor de relações institucionais da entidade, Laumir Barreto. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira, achou fundamental a parceria. Ele se prontificou a se reunir com os demais deputados estaduais para pensar uma data pertinente para a realização do evento.

Na oportunidade, os representantes da Fecomércio relataram que evento semelhante foi realizado com a Câmara Municipal de Natal quando foram avaliados os processos legislativos de interesse da entidade em tramitação naquela Casa Legislativa.

A partir de informações da Assembleia Legislativa do RN.

Prefeitura de Mossó

Fecomércio apresenta pesquisa que rastreia perfil de consumidores de Pajuçara

Os comerciantes de Pajuçara, bairro da zona Norte de Natal, conheceram o perfil de seus consumidores. O levantamento produzido pelo Instituto Fecomércio Rio Grande do Norte foi apresentado na quarta-feira (13), aos membros da Rede Lojistas Pajuçara, dentro do programa de Ecossistema de Inovação e Competitividade em Comércio, Serviços e Turismo (ECICS), uma parceria entre as duas entidades. 

Os números mostram que a maioria dos consumidores do segundo bairro mais populoso da capital é de mulheres (51,1%), equilibrando com o percentual masculino (48,9%).  Com relação à faixa etária, os consumidores que movimentam o comércio e serviços do bairro são: 49,9% com 45 anos ou mais; com a renda média familiar geral de 2,5 salários mínimos. 

Grande parte dos consumidores que frequentam os comércios e serviços do Pajuçara são do próprio bairro, 79,6%. O número de pessoas que residem em outras localidades, que vem de outros bairros e até de outras cidades, representa 20,4%. Além disso, 68,5% dos consumidores do Pajuçara preferem adquirir seus produtos ou serviços no próprio bairro. 

Segundo o levantamento apresentado pelo diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber, 54,1% dos consumidores afirmaram que acham tudo no Pajuçara, e os produtos mais procurados são alimentos e bebidas (78%); itens de vestuário (40,3%); medicamentos (37,5%); cama, mesa e banho (6,6%); material de construção (4,6%); eletrônicos e informática (4,4%). 

“A nossa missão é ajudar a RLP, trazendo nosso corpo técnico, instituições parceiras para ajudar no trabalho executado por vocês no bairro. A Rede Lojistas Pajuçara é uma forma de trazer o desenvolvimento e valorizar o que é movimentado economicamente aqui”, declarou o vice-presidente Luiz Lacerda, que esteve representando o presidente Marcelo Queiroz. De acordo com a pesquisa, o potencial de circulação de recursos no bairro é de R$ 28,2 milhões. 

Para o presidente da RLP, Eliel Silva, os comerciantes têm muito a crescer dentro das oportunidades oferecidas pelo Sistema Fecomércio e aposta nesta união. “Com esses números e com a nossa parceria, a gente vai ter crescimento. Isso é fato. O que a Fecomércio está fazendo hoje é nos fortalecer para continuarmos trabalhando e melhorando sempre, buscando o nosso crescimento”, garantiu Eliel.   

Mais números – Cerca de 69% afirmam comprar sempre no comércio da região, enquanto outros 29,7% revelaram que compram às vezes. A média de visita área comercial do Pajuçara é de 10 dias no mês, sendo sábado o dia de maior movimento (20,2%) e transitando de 30min a 1h (48,3%). O valor médio das compras no comércio de Pajuçara é de R$ 132,44. 

Os principais motivadores para comprarem no comércio do bairro é pelo fácil acesso devido à localização (62,9%); 39,3% relataram que gostam do preço praticado pelos estabelecimentos do bairro. Seis em cada dez (61,7%) dos consumidores de Pajuçara praticam a pesquisa de preço e 38,3% disseram que compram sem pesquisar. As mulheres (66,8%) pesquisam preços mais que os homens (56,3%). Por renda familiar, os consumidores com rendimentos de até 1 salário mínimo (73,3%) são os que mais pesquisam preços. No estrato da faixa etária, quem mais pesquisa possui idade de 25 a 34 anos (73,1%). 

O Comércio e os Serviços do bairro também foram avaliados e 60,1% considera como bom; 22,4% como ótimo; 16,2% como regular. Como sugestões de melhorias na área comercial do bairro, foram listadas: 31,5% a segurança pública; 22,3% variedade de lojas; 20,4% melhor preço; 19,8% diversidade de produtos; 8,4% atendimento dos estabelecimentos; 6% falta de estacionamentos; 5,2% trânsito local; 5,2% mais serviços bancários. 

Pesquisa completa Perfil dos Consumidores do Bairro do Pajuçara – Fecomércio RN (fecomerciorn.com.br) 

Apoio do Sistema Fecomércio – O Sistema Fecomércio RN e a Rede Lojistas Pajuçara firmaram parceria que vem sendo implementada desde o mês de agosto. O diretor Executivo da Fecomércio RN, Fernando Virgilio, comentou que o Sistema é o suporte para as empresas, empresários e colaboradores dos segmentos que representa. “Com a pesquisa, conhecendo a clientela, temos certeza que vocês podem e vão melhorar o atendimento e buscar alternativas para conquistar os consumidores”, pontou. Virgilio acrescentou que o programa ECICS pioneiro em Pajuçara e será implantado em outras regiões do RN. 

Também foi apresentado o trabalho, produtos e serviços oferecidos pelo Sesc e Senac, que possuem unidades da região, pelos gerentes Rita de Cássia e Paulo Barros, respectivamente.  

Na ocasião, também foi apresentado pelo gerente de mercado, Sérgio Aragão, a campanha promocional MPE Week, promovida pelo Banco do Brasil. Por meio de uma plataforma digital, as empresas de todo o Brasil podem cadastrar suas ofertas para os consumidores e clientes do banco visualizarem as promoções, emitirem cupons de descontos e efetuarem suas compras. 

Fernando Virgílio é diretor executivo da Fecomércio
Gelo Camelo

Passeios de buggy são bem avaliados por turistas, diz Fecomércio RN

George Costa, Hertz Medeiros, Marcelo Queiroz, Fernando Virgílio e Luciano Kleiber

Quando avaliados sobre o atendimento dos bugueiros, 75,1% dos entrevistados elogiam o serviço, bem como a pontualidade (99,3%), empatia (67%), e conhecimento técnico e teórico (98,5%).  

78,1% dos turistas indicaram o passeio como ótimo, 20,9% indicaram como bom. Os que mais indicariam são os turistas das regiões Sul (88,9%) e Norte (88,9%). Ainda, 97% dos usuários revelaram que fariam o passeio de buggy novamente.

65,5% responderam dar nota “Dez”; 23,2% responderam a nota “Nove”; 8,9% “Oito” e apenas 2,5% notas “Sete ou inferior” aos passeios.

A pesquisas foi apresentada pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, e pelo diretor de Inovação da Federação, Luciano Kleiber, ao presidente do Sindbuggy RN, Hertz Medeiros, e ao coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN (CET), George Costa. 

Bazar Flor de Lis