Dos 100 Lugares Incríveis para trabalhar, dois são no Rio Grande do Norte

O Sesc e Senac Rio Grande do Norte, entidades do Sistema Fecomércio, foram anunciadas nesta terça-feira (31), entre os “100 Lugares Incríveis para Trabalhar em 2021”. A premiação nacional é realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e Portal UOL, com base na pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), que avaliou, entre os meses de fevereiro e junho deste ano, as práticas de Gestão de Pessoas e índices de satisfação de entre colaboradores em 380 empresas brasileiras. 

Após participação voluntária dos colaboradores, Sesc e Senac RN atingiram os critérios necessários para receber o prêmio, que está em sua segunda edição. O resultado foi divulgado em cerimônia on-line ao vivo e se soma ao Certificado de Clima Organizacional conferido às entidades pela mesma pesquisa, em maio deste ano. 

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou o comprometimento dos colaboradores como fator indispensável para a conquista.   

“Tivemos um excelente resultado, o que considero um reconhecimento da realidade que desfrutamos diariamente em nossa organização. São cerca de mil colaboradores no Sistema que atuam para oferecer, com excelência, capacitação profissional, saúde, esporte, cultura e lazer à nossa sociedade. O resultado, além de inúmeras vidas transformadas por meio da nossa atuação, são pessoas engajadas com este propósito tão nobre”, afirmou.  

A avaliação do Prêmio ocorreu em três etapas: na primeira, foi realizada a coleta de dados junto aos colaboradores; na segunda, análise de um questionário sobre as políticas e práticas de gestão de pessoas. Por fim, ocorreu uma auditoria, por meio de fiscais independentes contratados pela FIA. 

Sistema Fecomércio RN 

Instituições vinculadas ao Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac são entidades privadas, sem fins lucrativos, que investem recursos na qualificação profissional e promoção de ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo do RN. 

Há oito anos, o Senac RN é destaque em premiações nacionais na área de Gestão de Pessoas. De 2014 a 2019, a instituição foi eleita pelo Guia Você S/A – desenvolvido pelo Grupo Abril em parceria com a FIA – como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, na categoria Educação. Já em 2020, o Senac RN foi certificado na primeira edição dos “100 Lugares Incríveis”. Atualmente, o Senac conta com oito unidades fixas, localizadas nos municípios de Natal, Caicó, Assú e Mossoró.   

O Sesc participou pela segunda vez da pesquisa, conquistando neste ano a 33º posição entre as cem empresas de médio porte do Brasil consideradas “Lugares Incríveis para Trabalhar”. A entidade é reconhecida em todo o país pela atuação em cinco programas: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.

Com informações da Fecomércio RN


Prefeitura de Mossó

400 MIL HABITANTES – Se fosse uma cidade, Zona Norte seria a segunda maior do RN

Diretores da Fecomércio e da Rede de Lojistas de Pajuçara

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participou na noite desta quinta-feira, 26, do lançamento do projeto-piloto Ecossistema de Inovação e Competitividade em Comércio, Serviços e Turismo, junto com o presidente da Rede de Lojistas de Pajuçara (RLP), Eliel Silva. O evento ocorreu no Sesc Zona Norte e contou com a presença de empresários e gestores da Fecomércio, Sesc e Senac.  

O objetivo da parceria é fomentar o desenvolvimento econômico da Zona Norte, levando em consideração os quase 400 mil habitantes (correspondente à segunda maior cidade do estado) e a densidade empresarial (26% dos negócios da capital).  

O Diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber, falou dos serviços que constam nessa parceria, sendo um deles a pesquisa realizada com os consumidores de Pajuçara, que inicia nesta sexta-feira, 27. “A pesquisa será um radar para os lojistas identificarem os anseios de seus clientes e os pontos de melhoria a serem trabalhados”, enfatizou Kleiber.  

O presidente da Rede de Lojistas de Pajuçara falou sobre a importância da ação para o comércio do bairro. “Esse projeto é um grande presente para Pajuçara, tenho certeza que estaremos mais fortes e atuantes no crescimento do comércio. Passamos por momentos de dificuldade e temos que buscar dar a volta por cima pelo bem comum”, destacou Silva.  

A diretora do Sesc RN, Sâmela Gomes, destacou a atuação da instituição que possui uma unidade na Zona Norte de Natal. “O Sesc está de portas abertas para contribuir e estamos juntos para oferecer o melhor”.  

O diretor do Senac RN, Raniery Pimenta também falou da participação da entidade. “A pandemia trouxe o aprendizado de nos reinventarmos e como entidade entendemos isso e trabalhamos para fornecer esse apoio”, destacou Pimenta.  

A busca pelo desenvolvimento de relações de parceria e o fortalecimento das interações com os clientes foram destaque na fala do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.  

“Temos trabalhado arduamente para conhecer a realidade de cada segmento e promover ações de suporte dentro da nossa missão institucional. Nosso compromisso, antes de tudo, é com vocês empreendedores que acreditam na força do trabalho. Por isso, nossa postura tem sido proativa e propositiva, com foco na busca de soluções. Essa parceria é um exemplo claro disso”, enfatiza Queiroz.  

Estiveram presentes no evento o diretor executivo da Fecomércio RN, Fernando Virgílio, o gerente de negócios do Banco do Brasil, Sérgio Aragão, o vice-presidente da Associação de Comerciantes e Empreendedores da Zona Norte, Idalécio Maranhão, o diretor de marketing da Rede de Lojistas de Pajuçara, Bruno Ferreira.

Com informações da Fecomércio RN

Gelo Camelo

Fátima Bezerra e Marcelo Queiroz estiveram juntos em Assú nesta 6ª feira

Marcelo Queiroz discursou durante evento da Fecomércio em Assú

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, prestigiou, nesta sexta-feira (6), a inauguração da Junta +Fácil e da Sala do Empreendedor no município de Assú, junto com a governadora Fátima Bezerra e o presidente do Sindivarejo local, Francisco de Assis Barbosa.

O local reúne em um só espaço órgãos e entidades diretamente ligados à rotina do empresariado de 20 municípios da região: Jucern, Secretaria municipal de Tributação, AGN, Corpo de Bombeiros, Idema, Idiarn, Igarn, Suvisa, Secretaria estadual de Meio Ambiente e o ponto de Certificação Digital da Fecomércio. A Federação também colaborou com equipamentos e estrutura do prédio.


Estiveram presentes no evento o prefeito de Assú, Gustavo Soares; secretários municipais; o senador Jean Paul Prates, o vice-governador, Antenor Roberto, os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire; de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre Lima; deputado estadual, George Soares; o diretor da Fecomércio e da Jucern, Daltro Paiva; diretor Executivo da Fecomércio RN, Fernando Virgilio; e o presidente do CRC, Erivan Ferreira.

Bazar Flor de Lis

Entidades empresariais, Sebrae e Governo do Estado lançam espaço do empreendedor

O micro e pequeno empreendedor potiguar tem o que comemorar nesta quarta-feira (14). Foi instalado, no Sebrae RN, o escritório Junta +Fácil RN, que reúne os órgãos públicos que irão ajudar na desburocratização do dia a dia das empresas. Em um único espaço, estão reunidos a Junta Comercial, Secretaria Estadual de Tributação, Idema, Corpo de Bombeiros, Agência de Fomento, Suvisa, Idiarn, Igarn, secretarias municipais de Tributação, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, além dos serviços já oferecidos pelo Sebrae e a Certificação Digital da Fecomércio RN. 

“Nesse espaço, reunimos todos os órgãos com os quais o empresário precisa ter alguma interlocução para abrir o seu negócio. O objetivo é facilitar, reduzir custos e tempo daqueles que estão empreendendo. Lutamos pela desburocratização e ampliação da agilidade desses processos e temos certeza de que o Junta +Fácil RN vai contribuir efetivamente nesse sentido”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. 

Foi também efetivado o Fórum Estadual Permanente das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e dos Microempreendedores (FEMPE), que será presidido pelo titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e tem na composição secretarias estaduais de Tributação, Administração, AGN, Jucern, além das entidades Fecomércio RN, Fiern, Faern, FCDL, Facern e Sebrae RN.  

A governadora do RN, Fátima Bezerra, destacou os benefícios das iniciativas. “Podem ficar certos que o nosso governo vai dar prioridade ao micro e pequeno empresário. Hoje, damos um grande passo com a abertura do Escritório e a instalação do Fórum, com a esperança de dias cada vez melhores para o nosso Rio Grande do Norte”, ressaltou.  

Com informações da Fecomércio RN

Prefeitura de Mossó

Está precisando de dinheiro para financiar sua obra artística?

O Serviço Social do Comércio RN (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, lançará, no dia 1º de julho, o edital de seleção de propostas digitais para o projeto Poti-Cultural 2021. Neste ano, serão investidos R$ 264 mil em duas linhas: uma de Fomento ao Audiovisual e outra de Pluralidade das Artes, selecionando 6 e 30 trabalhos, respectivamente.  

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, lembra que a iniciativa surgiu em 2020, quando a cadeia de eventos ficou paralisada e a classe artística teve sua renda comprometida. “O setor cultural foi um dos mais impactados com a crise e ainda sofre os efeitos. É com grande satisfação que lançamos este edital de fomento, movimentando o setor e estimulando a criação de conteúdos artísticos”, comenta.  

Para a Linha de Fomento ao Audiovisual, as propostas devem ser inéditas e caso aprovada obterá uma remuneração em R$ 17.000,00 (dezessete mil reais). Os filmes serão exibidos no primeiro trimestre de 2022, enquanto que a produção poderá seguir temas livres ou seguindo eixos temáticos do edital, como: legados aos efeitos da pandemia, patrimônio imaterial no Rio Grande do Norte, legados da cultura popular potiguar na infância e juventude.  

Já a Linha de Pluralidade das Artes selecionará propostas artísticas-culturais nos segmentos: artes cênicas (teatro, dança e circo); audiovisual; música; literatura; artes visuais; arte educação; patrimônio cultural; e ações formativas em cultura. Cada selecionado será remunerado com um valor bruto de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). As exibições nos canais oficiais do Sesc RN devem ocorrer a partir de setembro deste ano.  

Com intuito de tirar dúvida dos interessados, os organizadores promoverão lives para os devidos esclarecimentos. No dia 29 de junho, às 12h, no canal do Youtube do Sesc RN para a linha do fomento, e no dia seguinte, no mesmo horário para os demais concorrentes. As inscrições seguem até o dia 16 de julho de 2021, com edital disponível no site: sescrn.com.br, a partir do dia 1º.

Serviço:
O que? Edital Poti-Cultural 2021
Quando? 1º de julho de 2021
Onde? sescrn.com.br  

Cronograma:  
Live “Tira-dúvida” Youtube do Sesc RN
29/06 – 12h – Linha de Fomento ao Audiovisual
30/06 – 12h – Linha de Pluralidade das Artes  

Inscrições:  1º a 16 de julho de 2021
Envio das inscrições:
Pluralidade das Artes: poticulturalartes@rn.sesc.com.br
Fomento ao Audiovisual: poticulturalcinema@rn.sesc.com.br   

Análise e avaliação das propostas: 19 a 23 de julho de 2021  
Divulgação dos selecionados: 26/07/2021  

Gelo Camelo

Marcelo Queiroz, Ezequiel e Laumir Barreto na Assembleia

Marcelo é presidente da Fecomércio, Ezequiel presidente da Assembleia, e Laumir é diretor de assuntos institucionais da Fecomércio

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, em audiência que abordou o trabalho de acompanhamento legislativo realizado pela Federação e possibilidades de parcerias entre as entidades.

“Atualmente, temos um total de 42 projetos de lei monitorados por nossa Diretoria de Relações Institucionais, dos quais 12 com interesse prioritário. São iniciativas que trazem algum tipo de impacto para o segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e sobre os quais temos mantido diálogo constante com os parlamentares, a fim de garantir um bom alinhamento”, afirmou Queiroz.


Participaram da reunião o diretor de Relações Institucionais da Fecomércio, Laumir Barrêto, e o diretor-geral da presidência, Fernando Rezende.

Bazar Flor de Lis

Presidente da Fecomércio foi ao ministro da Saúde pedir vacinas para o Rio Grande do Norte

Marcelo Queiroz, de óculos, esteve em Brasília representando o comércio potiguar

Na noite de terça-feira, 27, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz participou de uma audiência, em Brasília, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Acompanhado do deputado Isnaldo Bulhões (líder do MDB na Câmara Federal) e do deputado federal potiguar Walter Alves (MDB), Queiroz e empreendedores do setor do comércio varejista de produtos farmacêuticos do RN pediram ao ministro agilidade na normalização do fornecimento de vacinas ao estado e também discutiram temas ligados ao setor produtivo que representam. 

“O ministro se mostrou solícito e afirmou que na próxima semana a questão das vacinas – que é fundamental para seguirmos avançando com a retomada de setores econômicos – deve estar normalizada”, afirma Queiroz. 

Prefeitura de Mossó

A LISTA DO SEBRAE!

A Fecomércio, o Sebrae RN e as entidades que compõem a Câmara Empresarial do Turismo (CET), órgão consultivo da Federação, protocolaram, na terça-feira, 2 de março, junto ao Governo do Estado e às Prefeituras da Grande Natal, de Mossoró e dos principais municípios turísticos potiguares, um documento contendo uma série de pedidos para que possam ser minimizados os impactos negativos do endurecimento das medidas de prevenção à Covid-19 no setor de bares e restaurantes e no acesso às praias. No caso específico da Prefeitura de Natal, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e o coordenador da CET, George Costa, também entregaram o documento diretamente ao prefeito Álvaro Dias, aproveitando uma reunião ocorrida no final da manhã com representantes do comércio da capital (ver retranca abaixo).

“Nós entendemos que o foco de todo o RN neste momento é preservar a vida dos potiguares. E o setor produtivo não poderia destoar disso. É claro que há prejuízos, sobretudo ao nosso turismo, que é pilar econômico do estado e vive um momento bastante delicado, com praticamente 40% das empresas quebradas e um cenário bastante nebuloso pela frente. O que estamos pretendendo com estes pleitos é amenizar o sufoco e permitir que estas empresas e os empregos que elas geram possam sobreviver. Também iremos buscar, junto à nossa bancada federal, uma ação para que a União possa retomar, com urgência, medidas como a MP da preservação dos empregos, linhas de crédito como o Pronampe e uma com foco específico neste setor e, até mesmo, a retomada do pagamento do auxílio emergencial, que tende a irrigar o setor produtivo com recursos e reduzir a crise. O momento é extremamente difícil. E precisamos de serenidade e equilíbrio para atravessarmos ele juntos”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. 

Além dos pleitos, o documento enumera ações imediatas que o setor produtivo está pondo em prática, como a realização de consultorias, cursos de capacitação e qualificação profissionais de colaboradores e empreendedores dos segmentos envolvidos; oferecimento de cursos por meio do Sebrae RN e Senac RN; e a estruturação de uma ação denominada “Lazer com Responsabilidade”, composta de equipes que circularão nos principais polos de bares, restaurantes, casas de recepção e buffets das maiores cidades do estado, orientando e conscientizando empreendedores, colaboradores e clientes quanto ao cumprimento dos protocolos de biossegurança e do distanciamento social. 

O pacote de sugestões foi elaborado pelas equipes técnicas da Fecomércio , do Sebrae RN e das entidades empresariais que compõem a CET e é uma tentativa de evitar um prejuízo maior ainda às empresas que compõem a cadeia produtiva do turismo, segmento que responde por cerca de 30% do PIB potiguar, e que gera em torno de 110 mil empregos diretos e formais. 

Veja a lista de todos os pleitos apresentados e das entidades que a assinam: 

PEDIDOS AO GOVERNO DO ESTADO 

Pleitos Fiscais e Tributários 

  1. Prorrogação da vigência de certidões negativas de débitos por pelo menos 120 dias;  
  2. Adiamento e parcelamento dos tributos (impostos, taxas e contribuições etc.) estaduais devidos pelas empresas do segmento, incluindo aquelas que estejam inscritas no regime tributário do Simples Nacional e em regimes de tributação diferenciados enquanto durar o período de restrições ao funcionamento, retornando os recolhimentos de forma parcelada, sem juros, multas ou correção monetária; 
  3. Prorrogação do vencimento de tributos estaduais que se encontram parcelados de forma ordinária, bem como a criação de parcelamentos através de Programas de Regularização Tributária estadual pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias, incluindo empresas que estejam inscritas no regime tributário do Simples Nacional e em regimes de tributação diferenciados; 
  4. Postergação dos prazos para entrega de declarações relativas aos tributos estaduais e a suspensão dos prazos para a prática de atos processuais no âmbito das Secretarias e Procuradorias de Estado da Fazenda; 
  5. Manter o programa de parcelamento (REFIS) estadual, com condições e juros diferenciados para os débitos relativos aos anos de 2020 e 2021; 
  6. Implantar a redução do ICMS incidente sobre a energia elétrica de bares, restaurantes, agências de viagem, empresas de receptivo e afins), casas de recepção e/ou buffets, até 31.12.2021, conforme já concedido ao setor de hotéis e pousadas. 

Concessão de crédito pela Agência de Fomento do RN S.A.      

  1. Urge a implementação de esforços efetivos pela Agência de Fomento do RN (AGN) para uma forte divulgação e facilitação do acesso aos recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), bem como a disponibilização de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), inclusive, com a utilização do Fundo de aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae;
  2. Instituir mais opções de crédito, com taxas de juros máxima de 4,5% ao ano, carência mínima de seis meses para início do pagamento e prazo mínimo de 24 meses para quitação, objetivando o custeio dos salários, encargos e benefícios dos colaboradores, além do pagamento de fornecedores. O Pronampe instituído pelo Governo Federal é um bom referencial de crédito;
  3. É necessária uma mobilização da Agência de Fomento do RN (AGN) para a simplificação dos procedimentos e criação dos mecanismos de acesso digital, permitindo, portanto, que os atendimentos sejam on-line para alcançar empreendedores em todo o Rio Grande do Norte de forma ágil. A hora é de transformação digital para dar celeridade nesses tempos de crise.

Tarifas públicas      

  1. Isenção da taxa de esgoto, durante o período de fechamento ou limitação de horário, dos estabelecimentos com restrições de funcionamento (Caern);  
  2. Desconto do valor do IPVA para veículos devidamente registrados em nome de empresas dos setores abrangidos pelas restrições impostas ao seu funcionamento (SET RN);  
  3. Suspensão do corte de fornecimento de Gás Natural (Potigás) para as empresas dos setores abrangidos pelas restrições impostas ao seu funcionamento  até o fim do período de calamidade; 
  4. Instituir um parcelamento especial, com prazos diferenciados, para contas de gás em aberto (Potigás);  
  5. Criação de “tarifa da retomada econômica” para as empresas dos setores abrangidos pelas restrições impostas ao seu funcionamento, com preços mais atrativos no Gás Natural, similares aos praticados na indústria (Potigás);  
  6. Fomentar a conversão de equipamentos de GLP para GN, através da oferta de linha de crédito por meio da AGN.  

PEDIDOS ÀS PREFEITURAS 

Pleitos Fiscais e Tributários 

  1. Prorrogação da vigência de certidões negativas de débitos por pelo menos 90 dias;  
  2. Adiamento e parcelamento dos tributos (impostos, taxas e contribuições) municipais devidos pelas empresas do segmento, incluindo aquelas que estejam inscritas no regime tributário do Simples Nacional e em regimes de tributação diferenciados enquanto durar o período de restrições ao funcionamento, retornando os recolhimentos de forma parcelada, sem juros, multas ou correção monetária.  
  3. Concessão de crédito equivalente a 50% do IPTU 2020 para abater em 2021 ou 2022 (no caso de quem já tenha pago o exercício 2021); 
  4. Redução da alíquota de ISS para as empresas dos setores abrangidos pela restrição de funcionamento, de 5% para 2%, por um período de seis meses contados a partir de 1º de março de 2021; 
  5. Prorrogação do vencimento de tributos municipais que se encontram parcelados de forma ordinária, bem como a criação de parcelamentos através de Programas de Regularização Tributária pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias, incluindo empresas que estejam inscritas no regime tributário do Simples Nacional e em regimes de tributação diferenciados; 
  6. Postergação dos prazos para entrega de declarações relativas aos tributos municipais e a suspensão dos prazos para a prática de atos processuais no âmbito das Secretarias e Procuradorias de Fazenda no município.  

Assinam o documento 

Marcelo Queiroz 

Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) 

George Costa 

Coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN (CET Fecomércio) 

Habib Chalita 

Presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN (SHRBS RN), membro da CET Fecomércio 

Paolo Passarielo 

Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN (Abrasel), membro da CET Fecomércio 

José Ferreira de Melo Neto 

Superintendente do Sebrae RN 

Abdon Gosson 

Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH RN), membro da CET Fecomércio RN 

George Gosson 

Presidente do Natal Convention Bureau, membro da CET Fecomércio 

Rútilo Coelho 

Presidente do Mossoró Convention Bureau, membro da CET Fecomércio 

Francisco Câmara Júnior 

Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur), membro da CET Fecomércio 

Michele Pereira 

Presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem do RN (Abav RN), membro da CET Fecomércio 

José Maria Pinheiro 

Vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do RN (Abrajet), membro da CET Fecomércio 

Wanderson Borges 

Presidente da Associação dos Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (Ashtep) 

Adrianne Cantelli.  

Presidente da Abrasel Pipa  

Representantes do Comércio se reúnem com prefeito Álvaro Dias e pedem ajustes nas novas regras em Natal 

No final da manhã desta terça, 2, representantes de entidades ligadas ao comércio se reuniram com o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e parte de sua equipe de secretários para pedir alguns ajustes no Decreto que mudou as regras de funcionamento dos setores de comércio e serviços bem como determinou o fechamento parcial da orla da capital, publicado no sábado passado, 27/02. 

Em linhas gerais, os empresários pediram que fosse revisto o escalonamento de horários do comércio e também que fossem deixados mais claros pontos como o funcionamento – sem limitação de horário – dos serviços de delivery de bares e restaurantes e a relação de setores considerados essenciais e que, por esta condição, estariam de fora do escalonamento de horários. 

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ficou de entregar nesta quarta-feira, 3, à STTU um detalhamento do número de colaboradores por segmento de comércio e serviços de modo a nortear melhor o trabalho daquela pasta no sentido de, com base no escalonamento e no fluxo otimizado de ônibus, buscar reduzir a demanda pelo transporte coletivo, evitando aglomerações nos mesmos. 

Participaram da reunião, além do presidente Marcelo Queiroz, o presidente da CDL Natal, José Lucena Neto; o presidente da Federação das Associações Comerciais do RN, Itamar Maciel; o presidente da Associação Comercial do Estado, Schiavo Álvares; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado, Afrânio Miranda; e o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim, Matheus Feitosa; além de representantes da Associação Viva o Centro e da Associação dos Comerciantes da Zona Norte de Natal.  

Gelo Camelo

Fecomércio investe quase R$ 100 mil nos artistas potiguares

A partir desta quinta-feira, 14, começa a segunda edição do projeto Poti-Cultural Sesc, uma iniciativa do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc RN. Esta fase encerrará a apresentação dos 90 trabalhos inscritos a um investimento de quase R$ 100 mil reais pagos diretamente aos artistas.

O Poti-Cultural Sesc surgiu em meio a pandemia do Coronavírus como medida para amenizar os impactos da doença na classe artística do Rio Grande do Norte, tendo em vista que o setor foi um dos mais afetados. Todas as apresentações inscritas foram em formato digital e disponibilizadas ao público gratuitamente nas redes sociais do Sesc RN.  

As apresentações seguem neste mês de janeiro, nos segmentos: artes cênicas, audiovisual, música, literatura, arte educação, patrimônio cultural, ação formativa e arte visual. Os trabalhos foram selecionados no segundo edital do projeto, lançado em 2020.  

Serviço:  

O que? II Poti-Cultural Sesc  

Quando?  A partir de 14 de janeiro  

Onde? Youtube do Sesc RN  

Mais informações: sescrn.com.br  

 

Bazar Flor de Lis

Sistema Fecomércio RN completa 1.200 cartões-alimentação do Carrefour entregues, beneficiando quase 5 mil potiguares

Dando continuidade às ações do Mesa Brasil do Sesc, o Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, fez a entrega, na tarde de sexta-feira, 18, no Sesc Cidade Alta, de mais 361 cartões alimentação do Carrefour, beneficiando quase 1.500 pessoas atendidas por quatro entidades cadastradas no programa Mesa Brasil do Sesc.

Com esta nova entrega, já são cerca de 1.200 cartões entregues, totalizando mais de R$ 120 mil em créditos (cada cartão tem R$ 100), atendendo 4.824 pessoas. Cada cartão entregue atende, diretamente, uma média de quatro pessoas de uma mesma família, e as compras podem ser feitas em qualquer loja da rede.  

Prefeitura de Mossó