Embaixador da Alemanha no Brasil faz visita à Fecomércio RN

Revista Deguste
Visita Embaixador da Alemanha à Fecomércio RN

Visita do embaixador da Alemanha à Fecomércio RN

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, recebeu na manhã desta segunda-feira, 4, na sede da entidade, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. Na oportunidade, o diretor Regional do Senac RN, Fernando Virgílio, apresentou o resumo das ações da parceria para troca de experiências e capacitação profissional, principalmente na área do Turismo, que desde 2009 envolvem o Sistema Fecomércio e a Alemanha, mais precisamente o estado da Renânia-Palatinado, e já promoveu várias missões entre os dois países.

Entre as ações, destaque para o Projeto Verena, que tem como objetivo qualificar profissionais do turismo no estado do Rio Grande do Norte, para promover o desenvolvimento contínuo do setor. Além disso, foram realizados cursos de Panificação Artesanal, de Sommelier, de Formação de Consultores Empresariais, entre outros.

“Estamos aqui para reafirmar todo o nosso sentimento de agradecimento e de entusiasmo com esta parceria cada vez mais abrangente e profícua. Precisamos reforçar ao governo alemão e aos parceiros da Renânia-Palatinado nossa alegria por tantas experiências que temos trocado e por tantas oportunidades que temos tido de plantar no nosso estado – e até no nosso país – sementes que certamente nos darão grandes frutos no futuro. Aliás, muitos já começam a florescer, conforme vimos na apresentação do nosso corpo técnico”, afirmou o presidente Marcelo Queiroz.

 Queiroz lembrou ainda que o Rio Grande do Norte recebe, por ano, cerca de 2,5 milhões de turistas, que movimentam algo em torno de 550 milhões de dólares e possibilitam a geração de aproximadamente 100 mil empregos diretos. “Com o apoio dos amigos alemães, nosso trabalho e nosso esforço é para ampliar estes números. O Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, que eu tenho a honra de presidir, vem sendo parceiro fundamental do segmento de turismo potiguar. Com o Senac, formamos, por ano, cerca de 3.500 pessoas em cursos de capacitação e qualificação em cerca de 100 cursos da área de Turismo. Além disso, somos referência nacional em cursos de idiomas. São mais de quatro mil alunos por semestre apenas nesta área, cuja importância para o segmento turístico é incontestável”, completou.

O Embaixador veio acompanhado da Cônsul-Geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könning; e do Cônsul Honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert. “É muito encorajador ver todas as ações que compõem esta cooperação, e perceber a intensidade de laços e de investimentos por porte de ambos os lados, para qualificar empresários e sobretudo funcionários das empresas do setor de turismo, que é uma das mais importantes fontes de renda do Rio Grande do Norte”, destacou o Embaixador Georg Witschel.

 Também participaram da visita o diretor-secretário da Fecomércio, Dijosete Veríssimo da Costa; o diretor Executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz; e o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, George Gosson.

 

Moradora de Montanhas ganha concurso gastronômico do Senac RN

Compartilhe Viagens
Fernando Virgílio, diretor do Senac, entrega prêmio à vencedora do festival

Fernando Virgílio, diretor do Senac, entrega prêmio à vencedora do festival

Moradora do município de Montanhas, Stella Albuquerque (25 anos), foi a grande vencedora do Concurso Popular Gastronômico Cozinhando no Senac, que teve sua final ao vivo no Natal FestGourmet. O prêmio foi uma bolsa integral para o curso de Cozinheiro da Instituição.

Stella afirma que sempre gostou de cozinhar e que assumiu tal responsabilidade em casa aos 11 anos, cozinhando para seus quatro irmãos, tendo aprendido ao observar sua avó. Ela ficou sabendo do concurso após um amigo marcá-la em publicação de uma rede social.

“O meu amigo me marcou no último dia de mandar o vídeo de inscrição. Quando vi, eu corri para casa para ver o que tinha e elaborar a receita, que precisava ser própria. Eu não acreditei quando passei, quando eu ouvi que estava competindo com pessoas que já tinham uma certa técnica. Não esperava chegar na final, conseguir ganhar e estar vivendo isso é um sonho”, afirma a potiguar.

Trabalhando atualmente com encomenda de bolos e doces, Stella se prepara para morar na capital potiguar. “Sou fascinada pela arte da gastronomia. Quero aprender todas as técnicas, e, quando terminar o curso, fazer a graduação. Minha expectativa é um dia ter um restaurante e ser uma chef”, ressalta.

Para Stella, o segredo é observar e praticar. “Acho que tudo vem da prática, de você ter interesse em estar experimentando, estar aprendendo. O pouco que eu desenvolvi no concurso foi através do observar e absorver críticas de outros profissionais, isso é muito importante”, disse a ganhadora.

João Carlos, de 33 anos, ficou com o segundo lugar e ganhou uma bolsa integral no curso de Confeitaria do Senac. Ele também ressalta suas novas perspectivas. “Participar desse concurso me deu mais autoestima e confiança. O curso vai me ajudar na parte profissional e me dar novas habilidades para o trabalho que eu faço, além de me proporcionar poder fazer um dinheiro extra”, conta.

O Concurso Popular Gastronômico Cozinhando no Senac tinha como objetivo incentivar aspirantes a cozinheiros, e foi dividido em quatro etapas Avaliação do Vídeo de Inscrição e Apresentação de Prato, no Senac; e Apresentação de Risoto de Camarão e Caixa Surpresa, no Natal Fest Gourmet.

A ação integrou a programação do Natal Fest Gourmet, evento que abriu as comemorações do Natal em Natal, realizado na praça Augusto Severo, na Ribeira, entre os dias 02 e 04 de novembro.