Inscrições do Concurso Gastronômico de Caicó seguem até 10 de outubro

O Festival Gastronômico de Caicó 2023 tem data marcada e acontecerá em duas etapas: de 22 de outubro a 02 de novembro, a programação será nos restaurantes da cidade; nos dias 03 e 04 de novembro, o Festival acontece na praça pública. A agência Referência, promotora do evento, divulgou no instagram @festivalgastronomicodecaico os regulamentos para as inscrições do Concurso Gastronômico e do Circuito de Restaurantes.

Os interessados em participar do Festival Gastronômico deverão criar receitas inéditas com, pelo menos, três ingredientes obrigatórios: carne de sol, um dos queijos característicos de Caicó (queijo de coalho e/ou queijo de manteiga) e um terceiro ingrediente típico do estado do Rio Grande do Norte. O prato deverá se enquadrar em uma das três categorias: entrada/petiscos, prato principal ou sobremesa.

Serão selecionados três finalistas para cada categoria, que produzirão suas receitas ao vivo, diante de cinco jurados profissionais, na Cozinha Show que será montada na praça. O concurso é aberto para participação de qualquer pessoa que gosta de cozinhar, não sendo restrito para profissionais ou estudantes de gastronomia, nem apenas para caicoenses.

Gelo Camelo

Caicó volta a ter festival gastronômico

A terra da carne de sol, dos queijos, dos doces e biscoitos tradicionais, da cachaça premiada e de muitas delícias culinárias volta a ter um festival gastronômico em seu calendário de eventos. A Agência Referência, mesma realizadora do Festival de Cinema Curta Caicó, agora também confirma para outubro a realização do Festival Gastronômico de Caicó. Será de 22 de outubro a 04 de novembro.

A programação contará com Cozinha Show, oficinas, palestras, concurso gastronômico, feira de negócios, roteiro gastronômico nos restaurantes da cidade, shows e muito mais. “A partir das próximas semanas começaremos a divulgar nossa programação especial. Será um evento para destacar a identidade caicoense com a comida, valorizar a criatividade do nosso povo e apostar na gastronomia para fortalecer a marca Caicó”, enfatiza Raildon Lucena, diretor da agência Referência.

A programação reunirá referências da gastronomia seridoense e também atrairá para Caicó, Chefs de cozinha, estudantes de gastronomia, empreendedores de alimentos e pesquisadores da comida nordestina. “Estamos articulando uma super programação com a participação de empreendedores locais e instituições de ensino”, destaca Diego Vale, da agência Referência.

No portfólio da Referência já constam outros eventos gastronômicos, sendo o mais recente o Encontro de Doceiras do Seridó.

As pessoas podem acompanhar as informações sobre o novo evento no instagram @festivalgastronomicodecaico.

Bazar Flor de Lis

Começou o 3º Festival Gastronômico e Cultural de Caicó

Polenta de arroz vermelho com carne de sol desfiada e molho de nata

Polenta de arroz vermelho com carne de sol desfiada e molho de nata

O 3º Festival Gastronômico de Caicó foi iniciado na noite desta sexta-feira, 8 de junho, na Ilha de Santana, maior equipamento de infraestrutura turística do Seridó.

Restaurantes estão disputando votos pelos melhores pratos entre o público frequentador.

Em outro espaço, culinaristas da região vão disputar o título de melhor chef do evento com pratos divididos em três categorias: entrada/petiscos, prato principal e sobremesa.

Destaque também para os alunos dos Cursos de Tecnologia em Alimentos e Curso Técnico em Alimentos, do IFRN de Currais Novos, que estão expondo produtos criados a partir de experimentos feitos em sala de aula.

Entre outras comidas, a lista de produtos inclui: queijo coalho com jerimum, doce de palma, queijo coalho com coco, geleia de tamarindo com maçã, geleia de tamarindo com abacaxi, doce de leite com cachaça, doce de leite com tamarindo.

Prefeitura de Mossó