Primeiras mulheres especialistas em parques eólicos do RN

O SENAI do Rio Grande do Norte vai receber o “Selo ODS Educação” em 2024, pela formação das primeiras mulheres especialistas em operação e manutenção de parques eólicos do estado, concretizada este ano em parceria com a AES Brasil. 

O projeto contemplado do SENAI do Rio Grande do Norte, estado brasileiro que lidera a geração da chamada “energia dos ventos”, capacitou 73 profissionais para atuação na atividade.

Fiern

Bazar Flor de Lis

Presidente da FIERN defende privatização da Caern e federalização da Uern

O jornal Agora RN divulgou notícia positiva dizendo que o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, apontou possíveis alternativas para enfrentar a crise financeira que o Estado passa atualmente. Para ele, a privatização da Caern é um dos caminhos, assim como a federalização da Uern e a venda de ativos.

“A Caern é um dos pontos que elencamos como uma possível condição imediata de se conseguir o recurso”, defende o representante das indústrias.

Prefeitura de Mossó

Começou bem

O novo presidente da FIERN, Roberto Serquiz, assumiu o cargo na semana passada e já em uma das suas primeiras entrevistas falou firme a favor do setor produtivo. Em entrevista à Jovem Pan News na segunda-feira, 30, e disse que a Federação é contra o aumento de impostos ambicionado pelo Governo do Estado e explicou que todos os governos recentes aumentaram impostos e nenhum desses aumentos resolveu os problemas do Rio Grande do Norte.

Na entrevista, Roberto Serquiz deixa bem claro o sofrimento pelo qual passa a iniciativa privada do RN com travas que tiraram qualquer tipo de competitividade da nossa economia frente aos outros Estados.

Gelo Camelo

Amaro Sales reúne ex-gestores e consultores da FIERN e agradece trabalho prestado durante gestão

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales reuniu ex-gestores e consultores do Sistema FIERN, na quarta-feira (11), para agradecer pelo trabalho prestado durante os anos de gestão. Amaro encerra seu mandato à frente da FIERN no próximo dia 26 de outubro, quando transmite o cargo para o diretor 1º secretário e presidente eleito, Roberto Serquiz.

O encontro contou com a participação de Afrânio Avelino Dantas, Albimar Furtado, Isabella Carone, Jayme Dias, José Bezerra Marinho, Mário Sérgio Viveiros e Raimundo Cruz, que desempenharam papéis-chave na trajetória da instituição.

Bazar Flor de Lis

FIERN – Unidades da SESITEC serão inauguradas em Caraúbas e Areia Branca neste final de semana

O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) vai inaugurar mais duas unidades SESITEC no interior do estado. As cidades de Caraúbas e Areia Branca na região Oeste Potiguar vão receber os novos equipamentos. As unidades serão instaladas em espaços cedidos pelas cidades, numa parceria entre o SESI-RN e as prefeituras municipais.

Em Caraúbas, a inauguração da SESITEC Nevaldo Rocha acontece às 9 horas, da sexta-feira (29). A entrega da SESITEC José Winicius Tavernard de Souza, em Areia Branca, será no sábado (30), às 10 horas. A proposta é levar para os municípios, ambientes de criação com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia.

FIERN

Prefeitura de Mossó

UFRN comemora dois primeiros lugares no prêmio de jornalismo da FIERN

Maralice à esquerda e Hogla à direita: vencedoras

A Superintendência de Comunicação da UFRN (Comunica) foi destaque na 10ª edição do Prêmio Sistema Fiern de Jornalismo. Organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), a premiação aconteceu nesta quinta-feira, 14, e agraciou, com o 1⁰ lugar, reportagens produzidas pela TV Universitária (TVU/UFRN) e pela Rádio Universitária FM (FMU/UFRN) nas categorias Estudante e Áudio. As jornalistas Maralice Freitas, da FMU, e Hogla Geovanna de Oliveira, representando a TVU, assinaram os trabalhos premiados.

Gelo Camelo

Fiern divulga vencedores do prêmio de jornalismo

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte divulgou a lista dos vencedores do seu 10º Prêmio Sistema FIERN de jornalismo. A solenidade de premiação foi realizada na quinta-feira (14), no Solar Bela Vista, em Natal. A grande vencedora da noite foi a série de reportagens “Rio Grande do Sal”, do jornalista Moisés Albuquerque, da @tcmnoticia.

Confira os ganhadores por categoria:

ESTUDANTE
1º Lugar: HOGLA GEOVANNA DE OLIVEIRA, com Energia/FIERN – A inserção das mulheres no setor de energia eólica – TV Universitária.
2º Lugar: KAILLANI LIMA, com Energias renováveis: Presidente da Abeeólica destaca necessidade da participação feminina em toda cadeia produtiva – Jornal Tribuna do Norte.

FOTOJORNALISMO
1º Lugar: AUGUSTO CÉSAR GOMES, com ‘RN lidera produção de energia eólica no Brasil e projeta ampliar parques nos próximos anos’ – Portal G1 RN.
2º Lugar: FRANCISCO CARLOS MOREIRA DE OLIVEIRA, com Os “Bons ventos” do Rio Grande do Norte impulsiona a economia, gera empregos e renda – Portal Natal em Foco.

ÁUDIO
1º Lugar: MARALICE FREITAS, com Pesquisa MAIS RN e os efeitos dos ataques criminosos de março de 2023 na indústria potiguar – Rádio Universitária.
2º Lugar: FLÁVIA FREIRE, com MAIS RN – A bússola do desenvolvimento potiguar – Rádio Jovem Pan Natal.

TEXTO
1º Lugar: MARGARETH GRILO, com a série Tecendo fios, transformando vidas – Jornal Tribuna do Norte.
2º Lugar: THÍFANNY ALVES, com O sol nosso de cada dia – Portal TCM Notícia.

VÍDEO
1º Lugar: MOISÉS ALBUQUERQUE, com a série Rio Grande do Sal – TCM Telecom
2º Lugar: EMILLY VIRGÍLIO, com a série Energia Renovável – InterTV Cabugi.

GRANDE VENCEDOR
MOISÉS ALBUQUERQUE, com a série Rio Grande do Sal – TCM Telecom

Bazar Flor de Lis

Exportações do RN recuam 19% de janeiro a agosto, mostra Fiern

As exportações do Rio Grande do Norte ficaram 19,3% menores no período de janeiro a agosto deste ano, atingindo USD 412.7 milhões, em comparação com o mesmo período de 2022, de USD 511 milhões. Os dados são do levantamento Balanço do Comércio Exterior, compilado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (CIN/FIERN). Fuel oil (óleo combustível), melões, da qual a safra iniciou-se em agosto, tecidos de algodão, peixes e sal foram os produtos com maiores valores exportados.

Fiern

Prefeitura de Mossó

Mossoró ganha 24 novos eletricistas formados pela Cosern e SENAI-RN

O mercado de trabalho de Mossoró ganhou nesta terça-feira (29), mão de obra qualificada. A Escola de Eletricistas da Neoenergia, oriunda de uma parceria formada entre o grupo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) formou 24 homens e mulheres eletricistas em cerimônia no Edifício Ítalo Bologna, sede do SENAI em Mossoró. Os profissionais estão à disposição das empresas de redes de distribuição de energia de todo o país. Na quinta-feira passada, outros 26 profissionais foram diplomados eletricistas em Natal.

Gelo Camelo

Você já andou de ônibus?

Pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que os brasileiros não usuários de transporte público passariam a usar os coletivos caso algumas melhorias fossem feitas. Questionados sobre os dois principais motivos para que passassem a utilizar esse transporte nas grandes cidades, os entrevistados apontaram a redução de preço da tarifa (25%), a diminuição do tempo de espera (24%), o aumento da segurança (20%), a maior disponibilidade de linhas e percursos (18%), a ampliação do conforto interno (14%), a melhoria da qualidade dos veículos (13%) e a maior brevidade dentro do transporte público (13%).

Fiern

Bazar Flor de Lis