Paulinho Freire, Rafael Motta e Kelps Lima darão entrevista coletiva nesta segunda-feira

Os vereadores Paulinho Freire e Rafael Motta, e o deputado estadual Kelps Lima, concedem, nesta segunda-feira, 25 de março, às 9 horas, no Hotel Arituba, entrevista coletiva, para apresentar detalhes dos projetos de iniciativa legislativa protocolados na Câmara Municipal de Natal e sugestões de ações com objetivo de atenuar os problemas no trânsito da capital.

A cooperação dos três mandatos, com apoio de técnicos especialistas, elaborou plano para disciplinar e ordenar o trânsito em Natal com uso da infraestrutura já existente. A proposta é otimizar vias públicas sem necessidade de grandes investimentos.
A nova legislação proposta para Natal abordará diversos aspectos da mobilidade, tais como: quantidade de vagas de estacionamentos em novos empreendimentos, incentivos e regulamentação de estacionamentos privados, acessibilidade em calçadas, opcionais, transporte escolar, circulação de carroças e caminhões de carga e serviço de fretamento, além de algumas outras medidas que serão sugeridas ao poder executivo.
Os parlamentares entendem que tais instrumentos legislativos dotam a Prefeitura de Natal de poder para fazer intervenções indispensáveis para que trânsito flua melhor.
O plano envolve, além do pacote de leis na Câmara, medidas práticas e de baixo custo, que serão apresentadas como sugestão ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini.
Os três parlamentares vão solicitar oficialmente audiência aos chefes do poder executivo municipal e estadual para tratar do assunto. Entre as sugestões, destacam-se, por exemplo, a proposta para criação de um organismo metropolitano que planeje e administre o transporte público pensando e integrando os municípios de São Gonçalo, Macaíba, Parnamirim, Extremoz e Natal.
Gelo Camelo

Desde ontem OAB RN tem novo presidente: Sérgio Freire

Desde ontem, 17 de janeiro de 2013, a OAB RN tem um novo presidente, o advogado Sérgio Freire, irmão do vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Freire.

A posse foi em uma grande cerimônia no Olimpo Recepções.

Sérgio vai passar três anos à frente da entidade, substituindo o advogado Paulo Eduardo Teixeira, que fez uma boa administração.

Sérgio Freire, ao centro na foto, assumiu no dia 17 de janeiro a presidência da OAB

Sérgio Freire, ao centro na foto, assumiu no dia 17 de janeiro a presidência da OAB

Bazar Flor de Lis

Setor industrial do RN aumentou quase 10% o consumo de água em setembro

Por Juliano Freire, da Assessoria de Imprensa da Caern

 O setor industrial registra o maior crescimento, em termos proporcionais, no consumo de água no Rio Grande do Norte em setembro. Neste período, às fábricas situadas nos 153 municípios atendidos pela companhia estadual de saneamento (Caern) aumentaram em 9,83% o uso do líquido, segundo dados do Sistema de informações para Planejamento da empresa. Em termos absolutos, a quantidade utilizada a mais pelas indústrias foi de 10 milhões de litros. Levando-se em conta todos os segmentos (residencial, comercial, industrial, público e rural) o consumo foi de 9,815 bilhões de litros de água no mês passado. São 334 milhões de litros a mais do que o computado em agosto.  Neste caso, o incremento na utilização do líquido foi de 3,52% de um mês para o outro.

Outro setor com aumento expressivo, percentualmente, foi o do comércio, com 6,32% de agosto para setembro, ou seja, 24 milhões de litros a mais. O residencial, responsável por 86% do consumo geral no Estado, contabiliza um acréscimo de 3,42% acima do aferido no oitavo mês do ano. Em setembro, as moradias usaram 279 milhões de litros além dos 8,165 bilhões de litros consumidos em agosto. O setor público, federal, estadual e municipal, gastou 19 milhões de litros a mais, aumentando sua performance em 2,72%. A menor variação positiva de consumo é a do meio rural, com apenas 0,98%.

Mês passado, a Caern distribuiu 327 milhões de litros de água, diariamente, para 896 mil famílias no Rio Grande do Norte em um total de 771 mil ligações. Na capital, a população consumiu 3,6 bilhões de litros de água nas quatro regiões da cidade, uma média de 120 milhões de litros por dia, o que representa quase 37% da média distribuída a cada 24 horas em todo o Estado. Natalenses utilizaram 194 milhões de litros a mais do que o registrado no oitavo mês do ano. Foram utilizados 6,5 milhões de litros por dia, acima do computado em agosto. Na segunda maior cidade potiguar, o consumo total foi de 992 milhões de litros, 38 milhões acima do ocorrido em agosto.

 

 

Prefeitura de Mossó

Caern vai instalar mais de 5 mil hidrômetros

Por Juliano Freire – da Caern

 Durante os próximos seis meses, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) instalará mais de 5 mil hidrômetros em comunidades rurais e áreas urbanas abastecidas pela adutora do Boqueirão.  O objetivo da empresa estadual de saneamento é passar de um índice de micromedição de consumo, nessas áreas, inferior a 10% para chegar ao patamar de 100%. O trabalho começou a ser feito em comunidades que surgiram a partir de assentamentos rurais como Santo Antônio e Zabelê, no município de Touros, onde foram instalados 158 e 300 hidrômetros respectivamente. Nesses locais há plantações de abacaxi e outras culturas. No vizinho São Miguel do Gostoso, na comunidade Juá Janjão, foram fixados 120 equipamentos de medição de consumo.

“Detectamos desvios de água em alguns pontos e uma realidade que apontava para um expressivo número de usuários que tinham o líquido e não pagavam pelo consumo realizado”, lembra o gerente regional da Caern, engenheiro Ricardo Cesar Marinho. Esses desvios foram eliminados na primeira etapa desta ação, iniciada em março e finalizada em junho.

Gelo Camelo