Ovos de Páscoa serão fiscalizados

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realiza, na próxima semana, a Operação Páscoa, em que serão verificados o peso dos ovos de chocolate vendidos no comércio e a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro nos brinquedos oferecidos como brinde nos doces. A ação acontecerá em todo o país, de 18 a 22 de março.

Além do selo do Inmetro no brinquedo, todo ovo de Páscoa que oferece o brinde deve trazer em sua embalagem o texto: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. Agentes Fiscais de Objetos Regulamentados e de Pré-Medidos do Instituto participarão da operação.

Caso sejam encontrados brinquedos sem o selo ou ovos cujo peso real não confere com o anunciado na embalagem, a loja e os distribuidores podem ser notificados e os produtos apreendidos.

E, em caso de irregularidades, o consumidor potiguar pode fazer sua denúncia à Ouvidoria do Ipem-RN pelo telefone 0800-281-4054 ou ainda pelo e-mailouvidoria-ipem@rn.gov.br.

Prefeitura de Mossó

Balanças são apreendidas e feirantes podem responder processo

No último final de semana, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) fizeram uma operação de verificação de balanças e pesos em feiras livres da capital potiguar. O objetivo da ação era checar se os instrumentos utilizados pelos comerciantes estavam de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

No sábado e domingo foram visitadas as feiras dos bairros Alecrim e Cidade da Esperança. No total, quatro balanças e 12 pesos foram apreendidos. “Os feirantes que estavam utilizando o material irregular foram autuados e responderão a processo administrativo, estando sujeitos até mesmo ao pagamento de multa”, explica o coordenador operacional do Ipem-RN, Vicente Zacarias.

Gelo Camelo

Inmetro vai aos supermercados

Na próxima terça-feira (23), fiscais do Inmetro realizam mais uma visita técnica de cunho educacional em um supermercado de Natal. A ação tem como objetivo orientar as lojas do setor varejista quanto aos requisitos que devem ser atendidos na venda e exposição de produtos, de acordo com as instruções e determinações do órgão regulador.

Fiscais das áreas de Produtos Pré-Medidos (alimentos dentre outros); e Produtos da Qualidade/Têxtil estarão presentes na ação explicando normas e regras a serem seguidas e usando como exemplos produtos colhidos dentro do próprio estabelecimento.

 

Bazar Flor de Lis