Ovos de Páscoa serão fiscalizados

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realiza, na próxima semana, a Operação Páscoa, em que serão verificados o peso dos ovos de chocolate vendidos no comércio e a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro nos brinquedos oferecidos como brinde nos doces. A ação acontecerá em todo o país, de 18 a 22 de março.

Além do selo do Inmetro no brinquedo, todo ovo de Páscoa que oferece o brinde deve trazer em sua embalagem o texto: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. Agentes Fiscais de Objetos Regulamentados e de Pré-Medidos do Instituto participarão da operação.

Caso sejam encontrados brinquedos sem o selo ou ovos cujo peso real não confere com o anunciado na embalagem, a loja e os distribuidores podem ser notificados e os produtos apreendidos.

E, em caso de irregularidades, o consumidor potiguar pode fazer sua denúncia à Ouvidoria do Ipem-RN pelo telefone 0800-281-4054 ou ainda pelo e-mailouvidoria-ipem@rn.gov.br.

Gelo Camelo

Sistema de classificação de hotéis e pousadas será oficializado hoje no RN

 O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem – SBClass, lançado em outubro de 2012 pelo Ministério do Turismo, será oficializado hoje, logo mais às 10h, no RN.

A iniciativa autoriza o uso de estrelas para sete tipos de empreendimentos: hotel, hotel fazenda, cama e café, resort, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Eles devem atender determinados requisitos para adquirir de uma a cinco estrelas, de acordo com as condições de infra-estrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade.

O lançamento será feito no Ipem do Rio Grande do Norte, pela governadora Rosalba Ciarlini, o diretor do Ipem no RN, Carlson Gomes, e o secretário de Turismo do Estado, Renato Fernandes.

Bazar Flor de Lis

Ipem-RN reprova 11 balanças utilizadas no Aeroporto Augusto Severo

 O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou uma operação de fiscalização nas balanças utilizadas pelas companhias aéreas para a pesagem da bagagem dos usuários no Aeroporto Internacional Augusto Severo. Dos 38 instrumentos verificados pelos fiscais do Instituto, 11 apresentaram irregularidades.

 “Em um período em que é grande o movimento nos aeroportos, é importante garantir que os passageiros não sejam prejudicados quando despacharem seus pertences, tendo, às vezes, que pagar por um excesso de bagagem que não existe”, lembra o diretor do Ipem-RN, Carlson Gomes, que ressalta: “O usuário também deve ficar atento e denunciar qualquer suspeita de irregularidade”.

 Para que não fossem causados entraves no embarque de passageiros, logo após a operação foi determinado que os fiscais permanecessem no aeroporto e acompanhassem o trabalho de adequação das balanças. “Ao invés da apreensão dos instrumentos, nos certificamos de tomar as medidas necessárias para a regularização imediata dos equipamentos, para que nem o fluxo de passageiros nem os usuários sejam prejudicados”, conta o coordenador operacional do Instituto, Vicente Zacarias.

 A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é a responsável pela manutenção e monitoramento das balanças nos aeroportos do país. Ela responderá a processo administrativo e contará com prazo de 10 dias para apresentação da defesa.

Em caso de suspeita de irregularidade, o consumidor pode denunciar ao Ipem-RN através do e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br ou ainda pelo 0800 281 4054. A ligação é gratuita e todas as denúncias são apuradas.

(Com informações a Assessoria do Ipem-RN)

Prefeitura de Mossó

Ipem doa equipamentos para instituição carente

OInstituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) doou à Associação Bem em Ação (Abemção), localizada em Cidade da Esperança, aparelhos telefônicos, estabilizadores, monitores, microcomputadores, teclados, impressoras e bebedouros que não tinham mais utilidade para o órgão.

 O diretor do Instituto, Carlson Gomes, explica que, apesar de inservíveis para a realização de trabalhos no Ipem-RN, o equipamento doado pode ter utilidade para a comunidade. “A Associação pretende buscar pessoas dentro da própria comunidade que possam reaproveitar o material doado, com o objetivo de possibilitar a realização de aulas de informática no local. E, ao procurarmos um destino desse tipo para o equipamento que não será mais utilizado por nós, estamos cumprindo um papel de cidadania e de incentivo aos que apoiam causas como essas”, ressalta o gestor.

A Associação Bem em Ação fica na Rua Santa Maria, em Cidade da Esperança. Desde 2005, a Abemção realiza ações beneficentes nas comunidades carentes do bairro, principalmente no Conjunto Praia Mar, antiga Favela da Creche. Semanalmente, aproximadamente 80 famílias são assistidas, e mensalmente mais de 100 famílias cadastradas recebem cestas básicas. Além disso, a entidade ministra palestras socioeducativas, cursos para formação de camareira e recepcionista em parceria com o Sesc e aulas de judô para crianças.

Gelo Camelo

Operação do Ipem-RN apreende 102 brinquedos no Estado

De 1º. a 5 de outubro, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) visitaram 52 estabelecimentos em Natal e Mossoró que vendem brinquedos. No total, foram vistoriados 56.512 produtos, dos quais 102 apresentaram irregularidades e foram apreendidos, sendo 34 bicicletas e 68 brinquedos.

“Devido à proximidade do Dia das Crianças, é registrado o aumento da demanda por esses produtos, e por isso os órgãos delegados do Inmetro, incluindo o Ipem-RN, realizam essa operação especial para verificação de brinquedos no comércio de todo o país. Mas estamos diariamente atentos à comercialização desses itens, durante todo o ano”, explica o coordenador operacional do Ipem-RN, Vicente Zacarias.

 

Bazar Flor de Lis

“Eficiência Energética” reprova 30 eletrodomésticos em Natal

Ipem fiscaliza eletrodomésticos

Ipem fiscaliza eletrodomésticos

Por Deyse Moura – Assessora de Comunicação Ipem-RN

Foto: Emanoel Amaral

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) concluiu na última semana a operação “Eficiência Energética”, que reprovou 30 eletrodomésticos colocados à venda sem o selo ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) em Natal. No total, foram 3.669 produtos fiscalizados em 25 estabelecimentos visitados na capital potiguar. Foram verificados fornos e fogões a gás, condicionadores de ar, refrigeradores, máquinas de lavar roupas e televisores.

“O consumidor deve ficar atento para não comprar um eletrodoméstico sem ter ideia do impacto que o mesmo trará à sua conta de energia. E os fabricantes e lojistas também devem estar atentos para não desrespeitarem o direito do comprador a essa informação”, lembra a chefe da Divisão de Qualidade do Ipem-RN, Fabiana Rocha Macedo.

Os estabelecimentos autuados têm dez dias para apresentarem defesa. Depois desse prazo, o setor jurídico do Ipem define se a loja será multada ou advertida.

A obrigatoriedade do selo atende ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), implementado pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que determina a presença de etiquetas visíveis ao consumidor e que indiquem o consumo de energia do aparelho.

DENÚNCIAS

O consumidor que encontrar irregularidades em produtos que devem ter a etiqueta de eficiência energética pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800-281-4054, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, ou enviar e-mail para: ipemrn@rn.gov.br.

 

Prefeitura de Mossó