TSE reconhece fraude à cota de gênero em 2020 em Mossoró

Ministro do TSE Carlos Horbach foi o relator

Na sessão desta terça-feira (9), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu fraude à cota de gênero praticada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ao lançar as candidatas fictícias Francisca das Chagas Costa da Silva e Maria Gilda Barreto da Silva para concorrerem ao cargo de vereador nas Eleições Municipais de 2020 na cidade de Mossoró (RN). O relator do caso foi o ministro Carlos Horbach.

Por unanimidade, o Plenário decretou a nulidade dos votos recebidos pela legenda para o cargo, bem como a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e dos diplomas e registros de candidatura a ele vinculados, com o consequente recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Além disso, foi declarada a inelegibilidade das duas candidatas envolvidas na fraude.

De acordo com o relator, diferentemente do entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que julgou improcedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), existem, sim, provas robustas que confirmam fraude apta a invalidar as candidaturas do partido, entre elas: a votação inexpressiva das duas candidatas; a ausência de divulgação nas redes sociais; e a inexistência de despesas e atos nas campanhas eleitorais. Horbach enfatizou, inclusive, que uma das candidatas não obteve sequer um voto, ou seja, nem ela votou em si própria.

Ao concluir o voto, o ministro relator afirmou que, no acórdão regional, estão “configurados os elementos definidos para a fraude à cota de gênero, a exemplo de precedente do caso Jacobina (BA)”.

TSE

Prefeitura de Mossó

MOSSORÓ – Larissa visita moradores e ouve relato de falta de medicamentos nas UBS

Ex-deputada estadual e agora vereadora em Mossoró, Larissa Rosado visitou amigos nos bairros de Mossoró e ouviu relatos de que estão faltando medicamentos nas UBS do município.

A postagem foi feita no perfil do Instagram da vereadora – https://www.instagram.com/p/CRCqk7LnlA1/

Gelo Camelo

Larissa cobra políticas públicas da Prefeitura em favor da comunidade LGBTQIA+

Larissa Rosado é vereadora em Mossoró

Registrando o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que transcorreu na segunda-feira, 28, a vereadora Larissa Rosado (PSDB) lembrou, na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (30), em Mossoró, que a data representa a luta por respeito, contra a discriminação e por mais amor na sociedade. 

Na condição de vereadora de Mossoró, ela aproveitou para cobrar da Prefeitura a implementação de políticas públicas voltadas para esse público. 

Bazar Flor de Lis

Larissa Rosado pede vacinação prioritária para 300 renais crônicos de Mossoró

Ex-deputada estadual, Larissa Rosado é atualmente vereadora de Mossoró

A vereadora Larissa Rosado defendeu na sessão de terça-feira na Câmara de Vereadores de Mossoró a necessidade de incluir os pacientes renais crônicos na fila de prioridades de vacinação da Covid-19.

Larissa lembrou que esses pacientes, cerca de 300 no município, não podem seguir o isolamento social, pois precisam ir até o local de atendimento para as sessões de hemodiálise onde ficam expostos ao risco de contaminação”, disse.

Com informações da Câmara Municipal de Mossoró.

Prefeitura de Mossó

Mossoró – Câmara de Vereadores quer ajuda de Fátima para poupar dinheiro de aluguel

Larissa Rosado (que elegeu-se vereadora de Mossoró), Fátima Bezerra, Governadora do RN e Lawrence Amorim, presidente da Câmara Municipal de Mossoró

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Lawrence Amorim (Solidariedade) e a vereadora Larissa Rosado (PSDB) estiveram reunidos com a governadora Fátima Bezerra (PT) e com o secretário chefe do gabinete civil, Raimundo Alves, na tarde desta quinta-feira, 11, para discutir a possibilidade da cessão de um prédio público para o Poder Legislativo mossoroense.

A finalidade é transferir a Câmara Municipal de Mossoró para um prédio pertencente ao Estado, que esteja desocupado. Atualmente, o edifício do Poder Legislativo de Mossoró, localizado na rua Idalino de Oliveira, no Centro,  é alugado. “Pagamos alto para mantermos a sede da Câmara de Mossoró. Com a cessão de um prédio público para ser a nova sede, economizaremos recursos públicos que poderão ser empregados em outras áreas”, afirmou Lawrence Amorim.

O parlamentar apresentou algumas sugestões de prédios em Mossoró, que serão analisados pela equipe técnica do Governo do Estado. “Em breve teremos outros encontros, inclusive da governadora com os outros vereadores e vereadoras”, completou Lawrence.

Com informações da Câmara de Vereadores de Mossoró.

Gelo Camelo

MOSSORÓ – “Estamos há quase um ano parados”, dizem representantes da área de eventos

Vereadores Larissa Rosado e Lawrence Amorim ouviram a comissão de representantes da área do entretenimento de Mossoró

Discutir soluções para a crise de trabalho enfrentada pelo segmento de eventos de Mossoró. Essa foi a pauta da reunião desta quarta-feira, 13 de janeiro, entre o vereador presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, e a vereadora Larissa Rosado, com empreendedores da cidade.

Os empresários e trabalhadores do setor expuseram as dificuldades que estão enfrentando por causa das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus. “Estamos há quase um ano parados. Queremos voltar à trabalhar, obedecendo todas as medidas de segurança, assim como os outros setores como comércio, bares e restaurantes fizeram”, afirmou o promotor de eventos Elânio Tinoco.

Além do pedido para que o último decreto municipal, assinado em dezembro de 2020, seja flexibilizado, outro ponto levantado pelos empresários foi a necessidade de medidas para aliviar o setor, como a redução ou suspensão da carga tributária e taxas. “Quase não arrecadamos no ano passado, não temos como pagar as taxas. Mas o que mais queremos mesmo é poder realizar eventos, obedecendo as medidas de biossegurança”, justificou Tácio Garcia.

Ao final da reunião, a vereadora Larissa Rosado e o presidente da Câmara Lawrence Amorim se comprometeram a levar a questão ao Poder Executivo. “O setor de eventos foi o que mais sofreu durante a pandemia. Sei que o prefeito Allyson Bezerra é sensível à situação da classe e vai procurar uma forma segura para amenizar a crise enfrentada por aqueles que trabalham com eventos”, afirmou Lawrence. Uma reunião entre os empresários, a Câmara Municipal e o Poder Executivo será realizada nos próximos dias para discutir a situação.

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Mossoró

Bazar Flor de Lis

Assembleia instala Comissão de Segurança para discutir sistema carcerário do RN

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) é o presidente da Comissão Especial de Segurança Pública, estabelecida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), diante da crise do sistema carcerário no Estado que teve seu ápice em 14 de janeiro com uma rebelião no presídio de Alcaçuz. A definição ocorreu na manhã desta quinta-feira (16) em reunião realizada entre os membros da comissão que também definiu o deputado Hermano Morais (PMDB) como vice-presidente e o deputado Dison Lisboa (PSD) como relator, no primeiro encontro da comissão.

Foto: João Gilberto - Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa

Foto: João Gilberto – Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa

Prefeitura de Mossó

Larissa Rosado assume mandato destacando bandeiras de Mossoró

“É um trabalho que se reinicia e uma luta que continua”, disse a deputada Larissa Rosado (PSB), em seu discurso após ser empossada, nesta terça-feira (3) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), para o seu 4º mandato em decorrência da renúncia do ex-deputado Álvaro Dias (PMDB), que tomou posse como vice-prefeito eleito da cidade de Natal, capital do Estado.

(Foto: Assessoria da Assembleia Legislativa)

Ao centro, Larissa Rosado assume para mais um mandato como deputada estadual.

Ao centro, de vestido branco, Larissa Rosado assume para mais um mandato como deputada estadual.

Gelo Camelo

Álvaro Dias renuncia e posse de Larissa Rosado será nesta terça-feira

O deputado estadual Álvaro Dias (PMDB) renunciou ao mandato de deputado estadual para assumir o cargo de vice-prefeito de Natal. O parlamentar terá a cadeira substituída pela suplente e ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB). A posse da deputada será nesta terça, 3 de janeiro, às 10h, no gabinete da presidência na Assembleia Legislativa.

O ato de oficialização da posse será coordenado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) e contará com participação de deputados estaduais, autoridades e convidados da empossada.

Larissa Rosado foi eleita deputada estadual nos anos de 2002, 2006 e 2010 e assumirá o quarto mandato como parlamentar por ser a atual primeira suplente da coligação.

Bazar Flor de Lis