Cinco representantes do RN no curso Lidera+ em São Paulo

Zildenice, Nilda, Mayara, Elisângela e Eduarda

O Partido Solidariedade está realizando neste final de semana, em São Paulo, a primeira aula presencial do curso Lidera+, recebendo cerca de 100 mulheres de todo o Brasil que estão preparando futuras candidaturas nas próximas eleições de 2022.

Do Rio Grande do Norte cinco representantes embarcaram na quinta-feira, 17, para assistir ao treinamento: Professora Nilda – Parnamirim; vereadora Ângela Mayrara – Várzea; Eduarda Cardoso – Tangará; Elisângela Câmara – Natal; e Zildenice Guedes – Mossoró.

As aulas começaram sexta-feira, e vão até domingo. A organização do evento é da Fundação 1º de Maio, de São Paulo, que cuida de toda acomodação das participantes e da programação das aulas e palestras.

Acompanhe o dia-a-dia do evento pelo Instagram da Fundação 1ª de Maio e do Solidariedade BR.

Gelo Camelo

2ª edição do Lidera+ terá início nesta sexta (18)

2ª edição do Lidera+ terá início nesta sexta (18)

Promovido pela Secretaria Nacional da Mulher do Solidariedade, em parceria com a Fundação 1º de Maio, o curso de formação política para mulheres, Lidera+ terá sua 2ª edição iniciada amanhã (18), no hotel Pullman, em Guarulhos/SP.

O objetivo do curso é capacitar mulheres que desejam atuar na política desempenhando papel estratégico na sociedade e preparando-as para disputar as eleições deste ano, além de contribuir para que essas mulheres construam candidaturas planejadas, viáveis, competitivas e as preparem para todos os tipos de barreiras e desafios que enfrentarão simplesmente por serem mulheres na política.

As aulas, oferecidas entre fevereiro e abril de 2022 serão divididas em quatro módulos e serão ministradas de forma híbrida, sendo dois módulos presenciais e dois online, além de conter atividades na plataforma EaD, disponível no site da Fundação 1° de Maio.

No total, 95 mulheres de 21 estados e Distrito Federal deverão participar do curso, que será apresentado por especialistas e lideranças do partido. Dentre os temas a serem ministrados estão: formação política, sistemas eleitorais, partidos políticos no Brasil, planejamento de campanha, formação de rede de apoio, comunicação e marketing político, entre outros.

Bazar Flor de Lis

Quem é Bárbara de Carnaúba dos Dantas?

Bárbara é uma das revelações do Seridó Potiguar

Bárbara de Medeiros Dantas nasceu no dia 14 de abril de 1995 no Hospital Maternidade APAMI, em Carnaúba dos Dantas, município situado no interior do Rio Grande do Norte e atualmente é uma das vereadores mais conhecidas do Rio Grande do Norte.

Bárbara mora até hoje no mesmo endereço, no Centro de Carnaúba.
Neta do caminhoneiro e prefeito por 3 vezes de Carnaúba dos Dantas, Valdemar Cândido e da professora Dona Desinha, bem como da parteira Elita Dantas. É de uma família de mulheres empoderadas e cheias de fibra, tais como: Donatilla Dantas, Desidéria Dantas Pedrosa, dentre outras. Filha do casal Marcos de Elita, ex-servidor público da UFRN e ex-vereador, e Vilma Cristina, ex-servidora pública municipal e estadual.

Em toda a sua vida, Bárbara estudou no Colégio IDES, na cidade vizinha Picuí-PB, como bolsista, onde concluiu o ensino médio e hoje trabalha como coordenadora executiva, com exceção o 3º ano do ensino fundamental, que estudou no Gente Miúda, em Carnaúba dos Dantas.

Formada em Geografia pela UFRN, pós-graduanda em Políticas Públicas e Projetos Sociais pela FAVENI e aluna especial do Mestrado em Ensino de Geografia – GEOPROF UFRN, ele começou a trabalhar com ações sociais em 2012, junto com a sua avó, na Associação Desidéria Dantas Pedrosa, cujo público alvo eram adolescentes e idosos. Em 2017 ela assumiu a presidência da Fundação Cultural e Educativa Donatilla Dantas, onde desempenhava um trabalho voluntário nas ações culturais da Biblioteca.

Em 2014, Bárbara começou em seu primeiro emprego, como auxiliar de sala de aula no nível IV na Escola Municipal Francisca Neusa Dantas pelo IEL.

Em meados de 2015 assumiu a missão voluntária de tocar pra frente a Biblioteca Pública Donatilla Dantas e em 2016 esse trabalho foi reconhecido e ela começou a receber um auxílio do IEL.

Em 2017, Bárbara começou a trabalhar no Projeto Federal Novo Mais Educação, como facilitadora das atividades de adolescentes com dificuldades de aprendizagem de 13-16 anos, no Instituto Municipal João Cândido Filho.

Em 2018, foi convocada através de um processo seletivo para assumir os trabalhos como Orientadora Social dos adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Carnaúba dos Dantas. Dentro desse trabalho, assumiu também um Núcleo de Cidadania e Participação de Adolescentes na sociedade, onde levava os adolescentes a cobrarem os seus direitos nas secretarias e espaços públicos.

Hoje ela trabalha com redes sociais e é Diretora Executiva da escola que estudou a vida inteira, o Colégio IDES, na cidade de Picui/PB.

Participou da maior escola de formação política para mulheres do Brasil, promovida pelo Solidariedade e pela Fundação 1º de Maio, o Lidera Mais e foi aluna da primeira escola de Jovens Líderes do Seridó, promovida pelos mesmos.

Prefeitura de Mossó

Você sabe montar uma campanha eleitoral com pouco dinheiro?

Jornalista Washington Rodrigues explica, em São Paulo, como o Solidariedade faz comunicação de campanha em Natal

Jornalista Washington Rodrigues e advogado Kelps explicam, em São Paulo, como o Solidariedade faz comunicação de campanha em Natal

O Partido Solidariedade do Rio Grande do Norte sabe fazer campanhas baratas.

E resolveu ajudar as pessoas a criarem suas próprias campanhas eleitorais para que nunca mais tenham que votar em candidatos antigos que lhes disseram a vida toda que elas não poderiam ser eleitas.

Neste fim de semana, 14 e 15 de setembro, foi aplicado o segundo módulo do Lidera +, para 130 mulheres em São Paulo

Neste fim de semana, 14 e 15 de setembro, foi aplicado o segundo módulo do Lidera +, para 130 mulheres em São Paulo

Após cinco campanhas seguidas perseguindo o baixo custo nas eleições, o conhecimento acumulado pelo grupo político organizado pelo advogado e Mestre em Políticas Públicas Kelps Lima está agora sistematicamente sendo distribuído para outras pessoas.

As aulas ensinam como começar, manter e encerrar uma campanha eleitoral de forma saudável, sem comprometer o futuro mandato.

As aulas ensinam como começar, manter e encerrar uma campanha eleitoral de forma saudável, sem comprometer o futuro mandato.

Primeiro, foi a Escola de Jovens Líderes, que elegeu o deputado mais jovem do RN em 2018, rapaz novo e de origem humilde, da zona rural de Mossoró.

Depois veio o movimento Lidera +, onde a expertise desenvolvida no Rio Grande do Norte contribuiu para a formulação do maior movimento partidário de preparação de mulheres para uma eleição que se tem notícia neste momento do Brasil.

Em Natal, o Solidariedade também montou uma escola de vereadores, onde ensina o bê-a-bá de uma campanha eleitoral.

E no final este mês, em Brasília, um quarto curso será iniciado, o PoliticAção, que vai formar homens de vários estados brasileiros no modelo novo de fazer política, com baixo custo e livre das práticas antigas que não combinam mais com o Brasil que se quer no futuro.

Gelo Camelo

Solidariedade começa a treinar mulheres para disputar eleições em 2020

Aline, Leilane, Adriana, Ana Paula, Luciana e Débora: no Lidera+, em São Paulo

Aline, Leilane, Adriana, Ana Paula, Luciana e Débora: no Lidera+, em São Paulo

Em Iniciativa inédita no Brasil, o Partido Solidariedade começa, neste fim de semana, um projeto nacional de treinamento para habilitar mulheres a participar de eleições de forma saudável, o mais longe possível da política antiga, e com técnicas que barateiam ao máximo as campanhas eleitorais.

O projeto LIDERA + selecionou 100 mulheres de vários lugares do Brasil para começar o treinamento em São Paulo. Nesta sexta-feira, 02 de agosto, ocorreu o lançamento formal do projeto. Neste sábado, 03 de agosto, começaram as palestras e atividades interativas.

O Rio Grande do Norte tem papel importante no projeto. Três palestrantes do Estado estão na equipe encarregada de colaborar na formação das futuras candidatas (Kelps Lima, Luciana Bezerra e Washington Rodrigues). E seis mulheres do RN foram selecionas a irem para São Paulo como alunas do Lidera+: Débora, Adriana, Magnólia, Leilane, Aline e Ana Paula.

Bazar Flor de Lis