Kelps solicita ao Governo Federal recursos para o setor rural do RN

O deputado Kelps Lima está articulando, em Brasília, para que a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ligada à Casa Civil do Governo Federal, envie recursos que possam ser utilizados na melhoria da gestão do setor da agricultura do Rio Grande do Norte.
O secretário Nacional responsável pela pasta, José Ricardo Ramos Roseno, pertence ao mesmo partido de Kelps, o Solidariedade, e o deputado potiguar pretende utilizar essa aproximação de legenda para buscar benefícios para o Rio Grande do Norte.

“Na nossa visão, o maior entrave para o RN melhorar seus índices de desenvolvimento econômico é o pouco investimento em gestão. Por isso, vamos tentar arranjar recursos que possam ser utilizados pelos escritórios agrícolas das várias entidades públicas nos municípios, para que tenham equipamentos de fomento e dinamizem a economia rural”, explica Kelps.

Um ofício do gabinete do deputado já foi despachado para Brasília, solicitando esses recursos.

Bazar Flor de Lis

Jornalista Gerson de Castro estreia programa na nova Televisão de Parnamirim

O deputado Kelps Lima será o entrevistado do novo programa do jornalista Gerson de Castro, que estreia na próxima semana na TV Metropolitana, nova emissora inaugurada em Parnamirim no mês passado.
O programa de Gerson de Castro é ao vivo, começa às 7h30min e vai até as 8h, pelos pelo canal 30 analógico e 130 digital da Cabotelecom.
Prefeitura de Mossó

Artigo do Deputado Estadual do RN, Kelps Lima, sobre a importação de médicos de Cuba para o Brasil

MÉDICO DEVE TER CARREIRA DE ESTADO, COMO JUIZ E PROMOTOR

Uma das maiores discussões hoje no País é a carência de médicos para atender à população mais pobre. Principalmente aquela do interior.
Vivemos uma falta de médicos.
E, no interior, esse quadro é pior do que nos centros urbanos, pelo óbvio motivo de que a maioria das pessoas prefere viver em grandes cidades, mais próximas dos confortos apresentados pelas novas tecnologias.
A sugestão que trago para o debate público é a que já está em tramitação no Congresso Nacional, da criação de uma carreira médica de Estado, como já são as de promotores e juízes.
Quando passam nos concursos e concluem seus cursos de formação, os promotores e juízes já sabem que terão que trabalhar e morar no interior.
E, mesmo mandados para rotinas nas cidades mais longínquas, não desistem dos empregos. Pois sabem que suas profissões e seu futuro estão assegurados como Carreiras de Estado: aquelas que são vitais para a organização da sociedade e cuja dedicação é recompensada com bons salários e estabilidade financeira e profissional.
Transformar a carreira médica em Carreira de Estado, vinculando o início da carreira ao atendimento às cidades do interior, pode ser um bom começo para construir um caminho de melhorias para a saúde pública no Brasil.
Mas, entendamos que este é apenas um começo. É preciso também dar condições de trabalho para os médicos exercerem sua função.
Não adianta o médico passar em um concurso, ganhar um bom salário, ter estabilidade, e ser enviado para uma cidade onde o hospital é apenas um reboco de parede, sem macas, sem material de expediente, seringas, esparadrapos ou remédios.

Deputado Kelps Lima

Gelo Camelo

Paulinho Freire, Rafael Motta e Kelps Lima darão entrevista coletiva nesta segunda-feira

Os vereadores Paulinho Freire e Rafael Motta, e o deputado estadual Kelps Lima, concedem, nesta segunda-feira, 25 de março, às 9 horas, no Hotel Arituba, entrevista coletiva, para apresentar detalhes dos projetos de iniciativa legislativa protocolados na Câmara Municipal de Natal e sugestões de ações com objetivo de atenuar os problemas no trânsito da capital.

A cooperação dos três mandatos, com apoio de técnicos especialistas, elaborou plano para disciplinar e ordenar o trânsito em Natal com uso da infraestrutura já existente. A proposta é otimizar vias públicas sem necessidade de grandes investimentos.
A nova legislação proposta para Natal abordará diversos aspectos da mobilidade, tais como: quantidade de vagas de estacionamentos em novos empreendimentos, incentivos e regulamentação de estacionamentos privados, acessibilidade em calçadas, opcionais, transporte escolar, circulação de carroças e caminhões de carga e serviço de fretamento, além de algumas outras medidas que serão sugeridas ao poder executivo.
Os parlamentares entendem que tais instrumentos legislativos dotam a Prefeitura de Natal de poder para fazer intervenções indispensáveis para que trânsito flua melhor.
O plano envolve, além do pacote de leis na Câmara, medidas práticas e de baixo custo, que serão apresentadas como sugestão ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini.
Os três parlamentares vão solicitar oficialmente audiência aos chefes do poder executivo municipal e estadual para tratar do assunto. Entre as sugestões, destacam-se, por exemplo, a proposta para criação de um organismo metropolitano que planeje e administre o transporte público pensando e integrando os municípios de São Gonçalo, Macaíba, Parnamirim, Extremoz e Natal.
Bazar Flor de Lis

Proposta que acaba com casa para governador no RN consegue assinaturas de deputados

Três propostas de Emenda à Constituição apresentadas pelo Deputado Kelps Lima já conseguiram assinaturas suficientes para serem protocoladas como projetos para tramitação dentro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
As três propostas incluem:
– O Princípio da Eficiência no Poder Executivo na Constituição Estadual;
– Vedação do Gasto de Dinheiro Público para custear Casa de Governador;
– Proibição da Criação de Marcas de Governo a cada vez que for eleito um novo governador.
“Fiquei muito feliz com o apoio que essas propostas de impessoalidade receberam dos demais deputados. Para mim, o mais importante é saber que esses temas, tão caros ao Estado, agora ganham uma chance de se serem debatidos no fórum mais adequado às sua discussão, que é a Assembleia Legislativa”, comemora Kelps.
Prefeitura de Mossó

Kelps Lima apoia fim de 14ª e 15º salários para deputados estaduais

        O deputado estadual Kelps Lima declarou apoio ao projeto do Presidente da Assembleia Legislativa que acaba com o 14ª e 15º salários de deputados estaduais no Rio Grande do Norte.

         A proposta de Ricardo Motta foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 27, na AL.

         “O presidente Ricardo Motta acerta em cheio ao apresentar uma proposta que reforça o pensamento atual da política brasileira, de austeridade e impessoalidade no trato da coisa pública. Um tipo de atitude que só ajuda no resgate da imagem da classe política. Vou apoiar e quero ser o primeiro a assinar pela aprovação do projeto”.

Gelo Camelo

Kelps Lima quer o fim da casa oficial para governador, fim das fotos de governador nas repartições; proibição de marcas e slogans de governo; e uso de verba de publicidade oficial restrita a campanhas educativas

Deputado Kelps Lima fará pronunciamento amanhã na Assembleia

Deputado Kelps Lima fará pronunciamento amanhã na Assembleia (Foto Caninde Soares)

O deputado estadual Kelps Lima vai apresentar nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, na Assembleia Legislativa, um pacote de medidas objetivando tornar mais eficiente a gestão pública em vários aspectos da administração do Estado.
A intenção do deputado é mobilizar vários segmentos da sociedade através de um amplo programa que delimite um novo moderador das relações do Poder Executivo com a Coisa Pública.
Junto com seu pronunciamento de amanhã, o deputado Kelps vai apresentar uma fração inicial das muitas medidas que pretende sugerir nos próximos meses:
1 – Projeto extinguindo a casa oficial para Governador do Estado;
2 – O fim da prática de afixação de fotografias dos governadores em todas as repartições do Estado, fortalecendo o princípio da impessoalidade no trato da coisa pública e quebrando uma repetição de privilegio de visibilidade que remonta à época da Monarquia;
3 – O fim do uso de marcas de governo que acarretam gastos sempre da ascensão de um novo grupo político ao comando das diretrizes orçamentárias do Estado. Neste item, o projeto sugere que, nas campanhas publicitárias, a marca do governo seja o brasão do Estado e o slogan seja a frase: Governo do Estado do Rio Grande do Norte;
4 – O fim do uso da verba pública para autopromoção de governos através de campanhas publicitárias de ações governamentais. A verba pública publicitária deverá ser utilizada somente em campanhas educativas, com informações de utilidade pública, arrecadação de impostos e promoção das riquezas do RN fora do Estado. Fica vedada a utilização de dinheiro público para, unicamente, noticiar projetos, obras ou ações pontuais do governo de cada época.
Segundo o deputado Kelps Lima, esses quatro projetos iniciais fazem parte de um grande cronograma de ações suprapartidário e com participação de vários segmentos da sociedade. Todos eles devem ter o vigor de sua validade em 2015, no nascedouro de um próximo governo.
 “Não são medidas contra ou a favor deste ou daquele governo. Não são medidas que devam ser encaradas como discurso de oposição ou situação. São projetos dentro de um grande programa que têm o claro objetivo de apresentar uma forma nova de encarar o Estado”, diz o deputado Kelps Lima, que é formado em Direito e tem especialização em Gestão Pública pela UFRN.
Detalhes dos projetos e o detalhamento de cada um estarão disponíveis a partir desta quarta-feira após o pronunciamento na Assembleia.
 
Contatos com o deputado Kelps Lima:
Twitter: @kelpslima
Fone (84) 9986-1545
Fone (84) 9904-9683 (assessoria de imprensa)
Bazar Flor de Lis

Deputado Kelps Lima sugere que projetos de qualidade sejam apresentados ao deputado Henrique Alves

Deputado Estadual Kelps Lima, na rádio 94 FM, em entrevista a Alex Viana

Em entrevista na manhã de sexta-feira, 8 de fevereiro, ao jornalista Alex Viana, na 94 FM, o deputado estadual Kelps Lima sugeriu que o Governo do RN e os municípios potiguares construam o ambiente propício para que o novo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, possa influir na liberação de recursos a favor do desenvolvimento do Estado.

Para Kelps, não adianta o RN ter o presidente do Congresso Nacional sem que a ele sejam apresentados projetos de qualidade que possam tramitar e ser aprovados pelos vários departamentos técnicos do Governo Federal.

“A presença de Henrique como presidente da Câmara dos Deputados é sensacional para o RN. Ele merece todo o crédito por esta ascensão, que faz justiça ao trabalho que desenvolveu no Parlamento Nacional por mais de 40 anos. Agora, não é justo que se jogue sobre a responsabilidade dele toda a carga da liberação ou não recursos para o Estado. É preciso a consciência de que são necessários bons projetos para que ele tenha condições de liberá-los. Não adianta ficarmos aqui no Estado achando que virão recursos dativos, graciosamente, sem que daqui para lá nós não façamos a nossa parte, que é apresentar propostas técnicas, bem estruturadas, bem fundamentadas, com amparo legal e administrativo, dentro da realidade de exigências do Governo Federal”.

 

Prefeitura de Mossó

Políticos estão no Augusto Severo a caminho da eleição de Henrique

Vários políticos estão neste momento no saguão do aeroporto Augusto Severo, ou a caminho de lá, para o voo que vai daqui a pouco para Brasília.

Vão todos assistir à eleição da Câmara dos Deputados e a provável eleição do deputado federal, Henrique Alves, para presidir o parlamento brasileiro.

Momento histórico para o Rio Grande do Norte.

Já estão no aeroporto o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, o ex-deputado Elias Fernandes, o filho dele, atual deputado estadual, Gustavo Fernandes, o deputado Kelps Lima e o vereador Bispo Francisco de Assis.

Gelo Camelo

Deputado Kelps Lima parabeniza nova direção da OAB RN

Advogado militante há cerca de 15 anos, o deputado estadual Kelps Lima torna público os votos de muito sucesso à nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), que toma posse nesta quinta-feira, em Natal, em cerimônia no Olimpo Recepções, às 19h.

“Considero a OAB uma entidade de decisiva importância para a construção da democracia brasileira. Como advogado atuante no dia-a-dia do judiciário potiguar, desejo ao novo presidente da Ordem, Sério Eduardo da Costa Freire, profissional de alta capacitação e ótimo conceito entre seus pares, toda a sorte à frente desta nova missão de referência na advocacia no RN”.

Deputado Kelps Lima é advogado militante

Deputado Kelps Lima é advogado militante

Bazar Flor de Lis