Enquanto preço dos remédios aumenta, Lula dá presentes a Macron

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Além de um almoço, oferecido ao presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ao presidente francês uma cesta com iguarias nacionais, um espumante da Serra Gaúcha e queijos procedentes de diversas localidades do Brasil — e premiados mundialmente (inclusive na França).

Prefeitura de Mossó

Persona non grata até que retire o que disse

Em seguimento às reprimendas ao presidente Lula, que comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista, o Ministério das Relações Exteriores do governo de Benjamim Netanyahu declarou o líder brasileiro “persona non grata” nesta segunda (19).

“Não esqueceremos nem perdoaremos”, disse o chanceler Israel Katz. Em mensagem ao embaixador do Brasil no país, seguiu: “Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, diga ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que retire o que disse.”

Folha de São Paulo

Bazar Flor de Lis

Com bandeiras vermelhas e no mesmo palanque, Lula e Boulos em São Paulo

Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente Lula participou, no sábado (16), da assinatura do contrato de início de obras do empreendimento Copa do Povo, em Itaquera, zona leste paulistana.

As moradias serão destinadas a famílias sem teto que, em 2014, participaram da ocupação que ficou conhecida como Copa do Povo. As residências serão construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores sem teto (MTST).

 “O que vocês estão conquistando hoje não é mérito do governo Lula, não é mérito do Boulos, é mérito da coragem que vocês tiveram”, enfatizou ao lado do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), liderança do MTST à época do movimento de ocupação.

Agência Brasil

Prefeitura de Mossó

Aliado de Lula quer promover guerra na América Latina

Foto Ricardo Stuckert

Li na Revista EXAME que neste domingo, 3, cerca de 20 milhões de eleitores na Venezuela foram chamados às urnas para responder se o país deve anexar mais da metade do território da Guiana, em um movimento que pode dar origem a um conflito armado entre os dois países da América Latina.

Na sexta, o presidente venezuelano, Maduro, participou de um ato em Caracas em defesa do “sim”. O presidente do país vestia um casaco com um mapa da Venezuela que já incluía parte da Guiana. A campanha do governo adotou tom emotivo, com mensagens como “o sol da Venezuela nasce em Essequibo”, nome do território que a Venezuela quer tomar para si.

Gelo Camelo

Lula pede apoio de Israel para nova repatriação na Faixa de Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na tarde da quinta-feira (16), com o presidente de Israel, Isaac Herzog. O telefonema durou cerca de 40 minutos, segundo informou, em nota, o Palácio do Planalto. É a segunda vez que os dois líderes conversam por telefone em pouco mais de um mês. A primeira conversa ocorreu no dia 12 de outubro.

Durante o telefonema com Herzog, Lula agradeceu o apoio israelense para a repatriação de 32 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza. Ele ainda informou que está em preparação uma nova lista com nomes de brasileiros e seus parentes palestinos na região, a mais afetada neste conflito. Gaza é controlada pelo grupo islâmico Hamas e, por isso, tem sido alvo constante da invasão e de bombardeios das forças militares de Israel.

Desde a eclosão deste novo conflito entre Israel e Hamas, o Brasil resgatou 1.477 pessoas e 53 animais domésticos. Os primeiros resgatados desembarcaram no Brasil em 11 de outubro. Do total, foram 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana. O último grupo a chegar, na última segunda-feira (13), foi o único que estava em Gaza.

Em Israel, o sistema de governo é parlamentarista. O presidente é o chefe de Estado, eleito pelo Parlamento do país. O Poder Executivo é exercido pelo primeiro-ministro, o chefe de governo, escolhido entre o partido ou coalizão que obtém a maioria das cadeiras no Legislativo. Atualmente, esse cargo é ocupado por Benjamin Netanyahu. Desde o início da guerra atual, entre Israel e o grupo Hamas, Lula ainda não conversou diretamente com Netanyahu.

Sequestrados

De acordo com o Planalto, Herzog falou a Lula de sua preocupação com os reféns sequestrados pelo Hamas, entre eles diversos latino-americanos, e pediu que o presidente Lula reforçasse o apelo pela sua libertação, em articulação com outros países da América Latina.

“Além de se comprometer com o pedido, o presidente Lula recordou que já fez apelos pela libertação de todos os reféns em contatos mantidos com vários líderes do Oriente Médio (Irã, Emirados Árabes, Turquia, Catar, Egito, Autoridade Palestina), além de França, Rússia e Índia. Informou ter realizado videoconferência com familiares israelenses dos reféns”, diz a nota.

Crise humanitária

Na ligação, informou o governo brasileiro, o presidente Lula “manifestou grande preocupação com a gravíssima crise humanitária em Gaza e consternação com a perda de vidas, em particular de crianças”.

O presidente brasileiro reafirmou a Herzog sobre a tradição pacífica do Brasil, em que judeus e árabes convivem em paz, repudiou atos de antissemitismo em meio ao agravamento do conflito e prometeu coibi-los.

Dois Estados

Ainda de acordo com a nota, Lula relembrou, durante o telefonema, que o Brasil esteve envolvido com a criação do Estado de Israel e continua convencido da importância da solução de dois Estados, com Israel e Palestina vivendo lado a lado, com fronteiras seguras e mutuamente aceitas. Lula também falou sobre a defesa do Brasil por mudanças nas instâncias multilaterais de governança, como forma de torná-la mais eficiente na prevenção e resolução de conflitos.

Agência Brasil

Prefeitura de Mossó

REVISTA VEJA ALERTA! Risco de descontrole das contas públicas ameaça crescimento econômico

O economista e ex-ministro Roberto Campos, avô do atual presidente do Banco Central, é o autor de uma frase que, sob diversos aspectos, sintetiza uma triste sina brasileira: “O Brasil nunca perde a oportunidade de perder oportunidades”.

A velha máxima mais uma vez provou a sua validade. Poucas vezes o país deparou com condições tão favoráveis para crescer.

Na nova era ambiental, o Brasil destaca-se por ter, entre as maiores economias do mundo, a matriz energética mais sustentável, o que o colocaria em posição de vantagem para liderar as transformações que estão em curso. Somos também o maior exportador de alimentos do planeta, com um agronegócio vigoroso e inovador que responde por quase 25% do produto interno bruto. Na geopolítica, o cenário é igualmente favorável. Enquanto a China coloca o pé no freio e a Rússia está em guerra, o Brasil é, entre os grandes emergentes, o menos exposto às turbulências internacionais.

Tudo isso poderia ser aproveitado para o país deslanchar de vez. Contudo, estamos — de novo — condenados à nossa vocação de perder oportunidades.

Desta vez, boa parte da culpa deve ser atribuída à cartilha econômica que os governos petistas costumam adotar: a que dá prioridade aos gastos

Na quarta-feira 8, o Banco Central revelou que as contas públicas fecharam o mês de setembro com déficit primário de 18 bilhões de reais, sendo que no mesmo mês de 2022 houve superávit de 10,9 bilhões de reais.

No acumulado de doze meses, o setor público consolidado — formado por União, estados, municípios e empresas estatais — registrou déficit de 102 bilhões de reais, o equivalente a 0,97% do PIB.

É certo, portanto, que as contas públicas fecharão 2023 no vermelho, após breve respiro alcançado no ano passado. A conclusão óbvia: os números estão ruins porque o governo Lula desde o início vem gastando mais do que arrecada e promete gastar mais ainda.

Leia a análise completa na Revista VEJA

Gelo Camelo

Indicado de Bolsonaro e criticado por Lula, Campos Neto é elogiado novamente no cenário internacional

A revista Latin Finance revelou os vencedores da premiação para os destaques na economia da América Latina e do Caribe e Roberto Campos Neto, pelo segundo ano consecutivo, se destacou entre os chefes de bancos centrais, segundo notícia divulgada pela Revista VEJA.

A VEJA traz também a informação de que Walter Molano, economista-chefe da BCP Securities, define a performance de Campos Neto como “de longe” a melhor entre os chefes de banco centrais da América Latina e Caribe. 

Campos Neto foi indicato pelo Governo Bolsonaro. O atual Govero, de Lula, não gosta dele e não vê a hora de substituí-lo.

Bazar Flor de Lis

A observação na manchete da notícia da Folha de São Paulo

A Folha de São Paulo postou notícia mostrando que o presidente Lula disse ter ficado chocado com o ataque dos terroristas contra a população civil de Israel, mas o próprio jornal faz a observação de que o presidente não citou o Hamas em sua fala.

Na internet, pipocam lembranças de que o grupo terrorista que está matando e sequestrando civis em Israel agora em 2023 parabenizou Lula pela eleição em 2022, quando ele venceu Bolsonaro na corrida presidencial.

Prefeitura de Mossó