Supremo suspende pagamento de parcela da dívida pública do Maranhão no valor de R$ 276 milhões

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do pagamento da parcela, no valor de quase R$ 276 milhões, relativa a empréstimo contraído pelo Estado do Maranhão junto ao Bank of America. O ministro deferiu medida liminar solicitada na Ação Cível Originária (ACO) 3649 pelo ente federado.

O estado alegou que houve uma queda nas receitas estaduais em razão das alterações impostas pelas Leis Complementares 192/2022 e 194/2022 às alíquotas do ICMS, sua principal fonte de recursos próprios. Ressaltou que a União, os estados e o Distrito Federal firmaram acordo homologado pelo STF, no qual demonstraram que essa limitação de alíquotas de ICMS impactou seus orçamentos e sua gestão fiscal, reduzindo a expectativa de receitas e a capacidade de arrecadação.

Além da suspensão temporária do pagamento da parcela com vencimento neste mês, o governo estadual pediu que a União se abstenha de bloquear receitas próprias ou decorrentes de repartição constitucional obrigatória pertencentes ao Estado do Maranhão, afastando assim a execução de contragarantia relativa ao aval concedido ao contrato de empréstimo.

STF

Prefeitura de Mossó

Melhorias em estruturas de suporte hidroviário do Maranhão e do Piauí

A movimentação diária de passageiros nas instalações tem média de 500 a mil pessoas por dia. – Foto: DNIT

Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), concluiu uma série de melhorias em oito instalações portuárias de suporte hidroviário, conhecidas como atracadouros, em municípios do Maranhão e do Piauí. Foram contempladas com obras de manutenção as estruturas de Canárias e de Barreiras, em Araioses (MA); de Caburé, em Barreirinhas (MA), de São José dos Leites/Lago de Areia, em Palmeirândia (MA), de Cateauá, em Porto Rico do Maranhão (MA); e de Uruçuí (PI), Cururupu (MA) e Guimarães (MA).

O objetivo do trabalho é garantir melhores condições de funcionamento às estruturas e maior segurança nas operações de embarque e desembarque de passageiros e cargas em geral. As obras foram iniciadas há menos de um ano, após inspeção técnica periódica que constatou a necessidade de reforma dos atracadouros devido à ação da natureza (salitre, umidade) e ao desgaste natural causado pelo alto tráfego hidroviário e pelas operações de embarque e desembarque.

Quer ler mais sobre isso. CLIQUE AQUI

Com informações do Governo Federal do Brasil.

Gelo Camelo

Espetáculo apresenta Contos da Literatura Brasileira

Foto de Morvan França

Focado nas provas do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deste ano, o espetáculo “Contos da Literatura Brasileira” estreia no dia 06 de novembro, no Teatro Alberto Maranhão, com duas sessões, às 15:00 e às 19:30h.

CONTOS DA LITERATURA BRASILEIRA

6 de novembro de 2012

15h e 19h30

Teatro Alberto Maranhão

Informações: João do Valle (84) 9917-1737

 

Bazar Flor de Lis

MV Bill canta neste domingo em Natal

MV Bill canta em Natal

MV Bill canta em Natal neste domingo

O cantor carioca de rap Alex Pereira Barbosa, conhecido no mundo da música como MV Bill, um dos principais nomes no cenário nacional em seu estilo, toca neste domingo, em Natal, dentro do projeto Agosto da Alegria, do Governo do Estado.

O show está marcado para as 18h, no Largo do Teatro Alberto Maranhão, que tem ficado lotado nos finais de semana graças aos grandes shows realizados todos os fins de semana.

Veja a agenda deste domingo no Circuito Musical do Agosto da Alegria 2012:

Dia: 2/09
15h – Festival de Dança de Rua BRADAN 2012
17h – Show de Carcará na Viagem
18h – Show de MV Bill
Local: Largo do Teatro Alberto Maranhão

 

Foto: http://quersabermeublog.blogspot.com.br

 

Prefeitura de Mossó

Tulipa Ruiz faz show Efêmera neste domingo (19) no Agosto da Alegria

Agosto da Alegria no Largo do Teatro Alberto Maranhão

Agosto da Alegria está sendo um sucesso no Largo do Teatro Alberto Maranhão

A cantora da música pop brasileira, Tulipa Ruiz, faz show para o público natalense neste domingo (19), às 19h, no Largo do Teatro Alberto Maranhão. Entrada gratuita. O show integra o Circuito Musical do Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo, promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte, e tem abertura de Talma & Gadelha, que se apresenta às 18h.

 

Foto: Canindé Soares

 

Gelo Camelo