Aldeia Sesc Seridó segue com programação gratuita em Caicó

A programação da Aldeia Sesc Seridó segue até o dia 26 de novembro, com atrações gratuitas em Caicó//RN, a 280 quilômetros de Natal. A abertura do evento aconteceu no último sábado, comemorando 15 anos de realização, abordando todas as linguagens artísticas e prestigiando os artistas locais.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, falou sobre a importância da Aldeia para a cultura de Caicó e cidades circunvizinhas, pois movimento o setor artístico em vários níveis. “A Aldeia é uma festa que une tradição e contemporaneidade, com marca forte na programação rica e diversificada. A abertura e o cortejo cultural deu uma prova do talento dos artistas locais, e foi apenas uma pequena parte da extensa programação”, afirmou.

Bazar Flor de Lis

Sesc entregou óculos gratuitamente em SP do Potengi

Presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, participou do evento no Potengi

O Sesc RN realizou a entrega de mais de 80 óculos e concluiu cerca de 100 consultas oftálmicas gratuitas, em São Paulo do Potengi, a 71 quilômetros de Natal, na quinta-feira, 16.

A ação fez parte da 17ª edição do projeto “Ver com Saúde” do Sesc, que totalizará a doação de aproximadamente 300 óculos e 350 consultas oftalmológicas no Rio Grande do Norte, totalmente gratuitos, contemplando ainda Mossoró e Caicó. 

Prefeitura de Mossó

FIERN e Fecomércio parabenizaram Fátima

Roberto Serquiz, Marcelo Queiroz e Itamar cumprimentaram Fátima

As principais representações dos empresários do Rio Grande do Norte participaram ativamente da posse do segundo mandato da Governadora Fátima, na manhã de domingo, 1 de janeiro, na Assembleia Legislativa.

O diretor e presidente eleito da Fiern, Roberto Serquiz, e os presidente e vice-presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz e Itamar Manso, apertaram as mãos da governadora.

Bazar Flor de Lis

Cursos gratuitos para Pessoas com Deficiência

Vereador de Natal Tércio Tinôco e o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu, nesta quinta-feira (17), o vereador de Natal, Tércio Tinoco, na sede da Fecomércio. O objetivo foi tratar a oferta de cursos gratuitos na capital potiguar para as pessoas com deficiência (PCD), através do Senac.   

Gelo Camelo

Allyson e Marcelo Queiroz

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, recebeu, nesta terça-feira (15), o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, e auxiliares para tratar de parcerias com foco no desenvolvimento econômico e social do município. O encontro ocorreu no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa e teve participação do presidente do Sindilojas Mossoró, Michelson Frota.  

Na ocasião, as iniciativas desenvolvidas pela Fecomércio, pelo Sesc e Senac foram apresentadas pelos diretores das entidades.  

Dentre as novas ações anunciadas durante a reunião, destaque para a inclusão de Mossoró no Radar de Tarifas Aéreas, levantamento semanal das tarifas aéreas realizado pelo Instituto Fecomércio; e para o acompanhamento de projetos de leis tramitados na Câmara Municipal de Mossoró que tenham ligação com o Comércio, Serviços e Turismo.  

O chefe do executivo municipal apontou alguns investimentos públicos que, de forma direta e indireta, impacta os setores econômicos representados pela Fecomércio.  

“Estamos investindo R$ 23,5 milhões em asfaltamento nas principais ruas e avenidas da cidade, muitas delas ocupadas por estabelecimentos comerciais. Dando uma estrutura melhor, o comércio é beneficiado, estando mais ativo e propenso aos negócios. Mas precisamos fazer mais e contamos com o apoio da Fecomércio, Sesc e Senac”, comentou Bezerra.  

O prefeito apontou como ações de cooperação com o Sistema Comércio potiguar a qualificação profissional, realização de pesquisas de mercados e ações para transformar Mossoró em uma cidade empreendedora, inovadora e tecnológica. O secretário de Desenvolvimento Econômico da capital do oeste, Franklin Filgueira, adiantou a possibilidade de parceria no projeto de Inteligência Econômica, que irá fornecer dados para o empresariado mossoroense.  

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, elogiou a visão moderna e empreendedora que o prefeito tem para a gestão da cidade e afirmou a necessidade do poder público em dar condições para o fomento de negócios. “Mais de 80% das empresas de Mossoró são dos setores do comércio e serviços. Isso só fortalece a importância de encontros como esses, para pensar em ideias que beneficiem os empresários, bem como, levar ainda mais nossos projetos para os trabalhadores do comércio e para toda a população”, afirmou Queiroz.  

O presidente do Sindilojas Mossoró, Michelson Frota, que está acompanhando a agenda do prefeito Allyson nas reuniões com as entidades empresariais, agradeceu a recepção e reforçou a parceira contínua entre o Sistema e o Sindicato. “Incluímos no DEL o município de Tibau, estamos trabalhando, junto com a CDL, a inclusão de outros municípios da região. O Sindicato está à disposição da Prefeitura de Mossoró para alavancar a economia da nossa cidade”, garantiu.  

Também participaram o vice-presidente da Fecomércio, Itamar Manso Maciel; diretor Executivo da Fecomércio, Laumir Barrêto; Raniery Pimenta, diretor Regional do Senac; Sâmela Gomes, diretora Regional do Sesc; diretor de Inovação e Competitividade, Luciano Kleiber; assessor especial da presidência, Fernando Virgilio; secretário de Desenvolvimento Econômico de Mossoró, Franklin Filgueira; presidente da CDL Mossoró, Stênio Max; presidente da CDL Natal, José Lucena.  

Após a reunião, o grupo visitou às instalações da escola Barreira Roxa.

Presidente da Fecomércio recepcionou o prefeito de Mossoró
Bazar Flor de Lis

Economia: depois do fundo do poço, o bate e volta

Comitiva da Fecomércio RN liderada pelo presidente Marcelo Queiroz em Bento Gonçalves (RS)

Em Bento Gonçalves (RS), onde ocorre o 36º Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE), a tarde desta quinta, 30, foi dedicada a debater o cenário atual da economia e as perspectivas para a retomada do desenvolvimento no cenário pós-pandemia. Os economistas Alexandre Englert, do Sicredi; e Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), apresentaram alguns números e percepções sobre o tema e, em linhas gerais, traçaram um cenário positivo, embora ressaltem alguns pontos de atenção e incertezas que devem se estender até o final de 2022.

Englert, por exemplo, destacou que a atividade econômica nacional de fato vem experimentando a famosa retomada “em V”- alusão ao formato do gráfico que representa uma queda acentuada seguida de uma subida igualmente forte. “Nós já voltamos hoje ao nível de atividade Pré-Covid. Mas, antes da crise, nós tínhamos tendências de crescimento forte para os meses seguintes. Hoje, não temos como afirmar se teremos, no curto prazo, esta mesma tendência. Isso porque, ao que parece, o crescimento em V se deu pelo efeito rebote, ou seja, você chega no fundo do poço bate e volta. Isso projeta dificuldades e incertezas quanto à sustentação desta retomada em ritmo forte”, disse ele. 

O economista do Sicredi citou problemas como a inflação, a crise energética e a redução da renda dos trabalhadores como alguns dos pontos de atenção que tornam a previsão do futuro de médio e longo prazos “difícil e cheia de incertezas”. 

Ele destacou que o Sicredi prevê um crescimento da economia nacional em 2021 e de 1% em 2022. Seria, no entendimento dele, um crescimento razoável e dentro do contexto que se vive hoje no mundo inteiro. 

Para Alexandre Englert, a inflação – “que tende a fechar 2021 perto dos 10% – tende a ser reduzida no ano que vem, muito na esteira do crescimento da Selic (que ele estimou em 9% para 2022) e no ajuste dos preços das commodities. “Este, aliás, é outro ponto de atenção. Porque a Selic sobe para conter a inflação, freando o consumo. Mas ela traz consigo o efeito colateral do encarecimento do crédito o que sufoca as empresas”, disse. Também para 2022, ele previu o reaquecimento do mercado de trabalho, com níveis mais altos de contratação, sobretudo pelo comércio e pelos serviços. 

O otimismo de Englert foi ratificado pelo chefe da Divisão Econômica da CNC, Fábio Bentes, que também fez praticamente os mesmos alertas que o colega: atenção à inflação, crise hídrica e taxas de juros. 

Bentes destacou ainda o fato de que o varejo está, este ano, com uma taxa de crescimento próxima dos 11% no país até julho (no RN, o crescimento é de 9,5%), o que reforça o otimismo para um fechamento de ano digno de comemoração. “Mesmo sabendo que parte deste crescimento se deve à baixa base de comparação, precisamos destacar o quão importante é estarmos crescendo”, disse ele que fez questão ainda de destaca varejo voltou a ser visitado – apesar de todo o crescimento do e-commerce que só no ano passado disparou 40% – “e os reflexos disso estão nos sucessivos aumentos de vendas que vimos registrando desde março deste ano”, pontuou o economista. 

A partir de informações da Fecomércio RN

Prefeitura de Mossó

Fátima Bezerra e Marcelo Queiroz estiveram juntos em Assú nesta 6ª feira

Marcelo Queiroz discursou durante evento da Fecomércio em Assú

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, prestigiou, nesta sexta-feira (6), a inauguração da Junta +Fácil e da Sala do Empreendedor no município de Assú, junto com a governadora Fátima Bezerra e o presidente do Sindivarejo local, Francisco de Assis Barbosa.

O local reúne em um só espaço órgãos e entidades diretamente ligados à rotina do empresariado de 20 municípios da região: Jucern, Secretaria municipal de Tributação, AGN, Corpo de Bombeiros, Idema, Idiarn, Igarn, Suvisa, Secretaria estadual de Meio Ambiente e o ponto de Certificação Digital da Fecomércio. A Federação também colaborou com equipamentos e estrutura do prédio.


Estiveram presentes no evento o prefeito de Assú, Gustavo Soares; secretários municipais; o senador Jean Paul Prates, o vice-governador, Antenor Roberto, os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire; de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre Lima; deputado estadual, George Soares; o diretor da Fecomércio e da Jucern, Daltro Paiva; diretor Executivo da Fecomércio RN, Fernando Virgilio; e o presidente do CRC, Erivan Ferreira.

Gelo Camelo

Marcelo Queiroz, Ezequiel e Laumir Barreto na Assembleia

Marcelo é presidente da Fecomércio, Ezequiel presidente da Assembleia, e Laumir é diretor de assuntos institucionais da Fecomércio

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, em audiência que abordou o trabalho de acompanhamento legislativo realizado pela Federação e possibilidades de parcerias entre as entidades.

“Atualmente, temos um total de 42 projetos de lei monitorados por nossa Diretoria de Relações Institucionais, dos quais 12 com interesse prioritário. São iniciativas que trazem algum tipo de impacto para o segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e sobre os quais temos mantido diálogo constante com os parlamentares, a fim de garantir um bom alinhamento”, afirmou Queiroz.


Participaram da reunião o diretor de Relações Institucionais da Fecomércio, Laumir Barrêto, e o diretor-geral da presidência, Fernando Rezende.

Bazar Flor de Lis