Natal Fest Gourmet começa nesta quinta-feira, 22, em Natal

Compartilhe Viagens
Natal Fest Gourmet levará shows e gastronomia para o bairro da Ribeira

Natal Fest Gourmet levará shows e gastronomia para o bairro da Ribeira

Um dos cenários naturais e culturais mais importantes de Natal, o rio Potengi é um lugar convidativo para se desfrutar, conhecer e debater as novidades da gastronomia potiguar. A oportunidade será no Natal Fest Gourmet, realizado no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal (TMP), nos dias 22, 23 e 24 de novembro, das 18h a 0h, com acesso pela rua Chile, Ribeira. A segunda edição do festival terá acesso gratuito para o público e promete transformar Natal na capital gastronômica do Nordeste durante o período, oferecendo cursos, seminários, oficinas, feira gastronômica, espaço de restaurantes e atrações culturais.

A cada noite haverá atrações musicais de MPB, bossa nova, samba e choro. Na quinta-feira (22) tem Ana Tomaz das 19h às 22h. Na sexta-feira, das 18h às 21h, se apresentam Daniela Fernandes e Gustavo Monte em um passeio pela tropicália, jazz e bossa nova. Em seguida, das 21h a 0h, será a vez de Yrahn Barreto mostrar sua música e poesia da MPB setentista. No sábado, das 18h às 21h, se apresentam Chico Bethoven e Regional Choro do Elefante em uma viagem pelas raízes da música brasileira, do choro, ao maxixes e valsas. O encerramento terá sambinhas e choros de Larissa Costa, a partir das 21h.

ATRAÇÕES MUSICAIS

22.11 – 19h às 22h – Show de Ana Tomaz e banda (MPB)

23.11 18hàs 21h – Daniela Fernandes e Gustavo Monte (MPB jazz e bossa nova)

21h a 0h – Yrahn Barreto

24.11

18h às 21h – Chico Bethoven e Regional Choro do Elefante

21h a 0h – Larissa Costa (samba e choro)

Bairro da Ribeira recebe festival de gastronomia Natal Fest Gourmet

Revista Deguste
Novo terminal de passageiros do Porto de Natal, na Ribeira. (Foto - Codern)

Novo terminal de passageiros do Porto de Natal, na Ribeira. (Foto – Codern)

Com entrada franca, segunda edição do Natal Fest Gourmet acontece de 22 a 24 de novembro, no moderno Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal, no bairro da Ribeira.

SERVIÇO
I Natal Fest Gourmet
Dias 22, 23 e 24 de novembro, nas novas instalações
Do Terminal Marítimo de Passageiros de Natal, rua Chile, Ribeira.
Acesso gratuito.

Seminário Técnico de Gastronomia
DIA 22.11
19hs – Adriana Lucena: “Gastronomia e identidade cultural”
20hs – Fábio DeSilva: “Cervejaria artesanal e mercado cervejeiro potiguar”

DIA 23.11
19h Raoni Cabogim: “Tendências dos queijos artesanais do RN”
20h – Deborah Sá: “O vegano na gastronomia contemporânea”

DIA 24.11
19h Gabriela Sales: “As Pancs: A revolução alimentar brota das hortas comunitárias”
20h – Sérgio Motta: “A alquimia dos Azeites e Temperos”

Moradora de Montanhas ganha concurso gastronômico do Senac RN

Compartilhe Viagens
Fernando Virgílio, diretor do Senac, entrega prêmio à vencedora do festival

Fernando Virgílio, diretor do Senac, entrega prêmio à vencedora do festival

Moradora do município de Montanhas, Stella Albuquerque (25 anos), foi a grande vencedora do Concurso Popular Gastronômico Cozinhando no Senac, que teve sua final ao vivo no Natal FestGourmet. O prêmio foi uma bolsa integral para o curso de Cozinheiro da Instituição.

Stella afirma que sempre gostou de cozinhar e que assumiu tal responsabilidade em casa aos 11 anos, cozinhando para seus quatro irmãos, tendo aprendido ao observar sua avó. Ela ficou sabendo do concurso após um amigo marcá-la em publicação de uma rede social.

“O meu amigo me marcou no último dia de mandar o vídeo de inscrição. Quando vi, eu corri para casa para ver o que tinha e elaborar a receita, que precisava ser própria. Eu não acreditei quando passei, quando eu ouvi que estava competindo com pessoas que já tinham uma certa técnica. Não esperava chegar na final, conseguir ganhar e estar vivendo isso é um sonho”, afirma a potiguar.

Trabalhando atualmente com encomenda de bolos e doces, Stella se prepara para morar na capital potiguar. “Sou fascinada pela arte da gastronomia. Quero aprender todas as técnicas, e, quando terminar o curso, fazer a graduação. Minha expectativa é um dia ter um restaurante e ser uma chef”, ressalta.

Para Stella, o segredo é observar e praticar. “Acho que tudo vem da prática, de você ter interesse em estar experimentando, estar aprendendo. O pouco que eu desenvolvi no concurso foi através do observar e absorver críticas de outros profissionais, isso é muito importante”, disse a ganhadora.

João Carlos, de 33 anos, ficou com o segundo lugar e ganhou uma bolsa integral no curso de Confeitaria do Senac. Ele também ressalta suas novas perspectivas. “Participar desse concurso me deu mais autoestima e confiança. O curso vai me ajudar na parte profissional e me dar novas habilidades para o trabalho que eu faço, além de me proporcionar poder fazer um dinheiro extra”, conta.

O Concurso Popular Gastronômico Cozinhando no Senac tinha como objetivo incentivar aspirantes a cozinheiros, e foi dividido em quatro etapas Avaliação do Vídeo de Inscrição e Apresentação de Prato, no Senac; e Apresentação de Risoto de Camarão e Caixa Surpresa, no Natal Fest Gourmet.

A ação integrou a programação do Natal Fest Gourmet, evento que abriu as comemorações do Natal em Natal, realizado na praça Augusto Severo, na Ribeira, entre os dias 02 e 04 de novembro.