OAB discute reforma política com senador José Agripino

Revista Deguste

O líder do Democratas no Senado, José Agripino, recebeu terça-feira (2) , em Brasília, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado, e garantiu que seu partido estabelecerá diálogo contínuo com a Ordem dos Advogados do Brasil a respeito da Reforma Política.

 

 

Advogados do RN vão ao Panamericano em Buenos Aires

Compartilhe Viagens

 A equipe de futebol Master da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional RN, participará da III edição do campeonato Panamericano para advogados, a ser realizado em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 13 e 17 de março. A OAB/RN é a atual campeã brasileira da categoria e está se preparando desde o início de janeiro sob o comando do treinador Renato Teixeira.

Serão mais de 20 seleções inscritas na categoria e – apesar de ser a primeira participação no evento -, a seleção do RN tem boas chances de conquista do título. Ao todo, 20 atletas representarão o estado na competição, apoiados pelas seguintes empresas: Nutriday, Hotel Pirâmide, Viação Nordeste, JR Imóveis, JNRB – Assessoria Tributária, Cachaça Pátria Amada, OAB/RN, OAB/RN Seccional Mossoró e CAA.

Desde ontem OAB RN tem novo presidente: Sérgio Freire

Revista Deguste

Desde ontem, 17 de janeiro de 2013, a OAB RN tem um novo presidente, o advogado Sérgio Freire, irmão do vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Freire.

A posse foi em uma grande cerimônia no Olimpo Recepções.

Sérgio vai passar três anos à frente da entidade, substituindo o advogado Paulo Eduardo Teixeira, que fez uma boa administração.

Sérgio Freire, ao centro na foto, assumiu no dia 17 de janeiro a presidência da OAB

Sérgio Freire, ao centro na foto, assumiu no dia 17 de janeiro a presidência da OAB

Deputado Kelps Lima parabeniza nova direção da OAB RN

Compartilhe Viagens

Advogado militante há cerca de 15 anos, o deputado estadual Kelps Lima torna público os votos de muito sucesso à nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), que toma posse nesta quinta-feira, em Natal, em cerimônia no Olimpo Recepções, às 19h.

“Considero a OAB uma entidade de decisiva importância para a construção da democracia brasileira. Como advogado atuante no dia-a-dia do judiciário potiguar, desejo ao novo presidente da Ordem, Sério Eduardo da Costa Freire, profissional de alta capacitação e ótimo conceito entre seus pares, toda a sorte à frente desta nova missão de referência na advocacia no RN”.

Deputado Kelps Lima é advogado militante

Deputado Kelps Lima é advogado militante

Candidato à OAB reclama de “críticas injustas e mentiras absurdas”

Revista Deguste
Aldo Medeiros e Lúcia Jales concorren à OAB

Aldo Medeiros e Lúcia Jales concorren à OAB

A eleição para a presidência da OAB é amanhã. Neste domingo, o candidato Aldo Medeiros, um dos nomes mais fortes ao pleito, enviou e-mail para dezenas de advogados citando John Kennedy e falando em “críticas injustas e mentiras absurdas” durante a campanha. Veja a íntegra do texto de Aldo Medeiros:

Prezados advogadas e advogados.

 

 Os processos de mudança em geral são construídos com muita luta, paciência e perseverança.

 

Não é fácil você saber das críticas injustas, dos comentários maldosos, das mentiras absurdas que a cada instante são divulgadas por pessoas que, eventualmente, estão em posição contrária a nossa.

 

Muitas dessas pessoas sempre pareceram tão próximas, tão amigas, mas de repente, pelo fato de eu estar pleiteando pelo voto a presidência da nossa entidade, pronto, me transformei noutra pessoa, no pior dos inimigos.

Esse maniqueísmo, tão comum na política brasileira, é o que faz menor um processo eleitoral.

Imagine você que o processo eleitoral é para presidência da OAB, logo a OAB, ancoradoura de tantas e tantas lutas democráticas do povo brasileiro.

Mas o processo de mudança é assim mesmo.

Ele gera desconforto, gera manipulação de informações, gera atitudes casuísticas, é uma pena mas ele revela faces que nunca enxergamos em pessoas que conhecemos.

Para John Kennedy, “A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro”.

Seguimos em frente, lideramos todas as pesquisas divulgadas e vamos à vitória nesta segunda-feira.

A você, que por alguma razão ainda está indeciso, fique certo que vamos dar uma nova dimensão a OAB/RN.

Peço o seu voto para ser presidente e dar ampla transparência à instituição, modernizar sua estrutura administrativa, defender radicalmente as prerrogativas e abrir as portas da entidade para a participação efetiva dos jovens advogados.

Vamos lutar pela implantação da licença maternidade processual da advogada com a suspensão dos prazos por 60 dias e pelo piso salarial.

A você, cujo apoio tem sido tão importante nesta nossa caminhada, renovo o apelo para que não cedam as provocações, as agressões, as ameaças.

Vamos conduzir esse processo de forma tranquila até o fim.

E quando for anunciado o vencedor, e eu acredito fortemente que será a Chapa 2 – OAB PRA FRENTE, será a hora de superar o processo eleitoral e nos voltarmos ao engrandecimento da OAB/RN.

Conto com o voto e o apoio decisivo de cada advogada, de cada advogado.

Vamos à vitória.

Aldo Medeiros

 

OAB escolheu 6. Tribunal vai escolher 3. E Rosalba escolhe 1. Quem será?

Compartilhe Viagens

A OAB realizou ontem, 22 de outubro, a eleição para escolher seis nomes que serão enviados ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte como candidatos a desembargador. A eleição foi no Centro de Convenções. A mais votada foi a advogada e procuradora geral adjunta do Estado, Magna Letícia Câmara, seguida por Artêmio Azevedo, Marisa Almeida, Verlano Queiroz, Glauber Rego e Priscila Fonseca.

Quando esses seis nomes chegarem ao Tribunal, os desembargadores vão se reunir em sessão secreta para escolher, segundo os critérios deles, três nomes que eles gostariam que fossem indicados para ocupar uma vaga naquela corte.

Esses três nomes vão ser enviados à governadora Rosalba Ciarlini, para que ela dê a palavra final sobre quem será o escolhido, indicando apenas 1.

O cargo de desembargador é vitalício. O escolhido pode trabalhar até os 70 anos, quando a lei o obriga, nessa idade, a se aposentar.

Veja o resultado da eleição de ontem dos 20 candidatos

Magna Letícia Câmara – 1.351

Artêmio Jorge de Araújo Azevedo – 1.304

Marisa Almeida – 1.299

Verlano de Queiroz Medeiros – 1.292

Glauber Antônio Rêgo – 1.005

Priscila Fonseca  – 930

Gladstone Heronildes – 930

Carlos Sérvulo – 781

Nivaldo Brum – 766

Daniel Alves Pessoa – 740

Marcos Antônio Duarte – 597

Olavo Hamilton Ayres – 570

José Luiz Lima – 558

Felipe Cortez – 520

Waldenir Xavier – 402

Francisco Valadares Filho – 391

Jesulei Cunha Junior  – 289

Luís Marcelo Cavalcanti de Sousa – 245

José Augusto Amorim – 217

Idálio Campos – 199

Candidatos a desembargador serão arguidos pela OAB no dia 10 deste mês

Revista Deguste

A eleição para escolher 6 nomes que serão apresentados ao Tribunal de Justiça como os candidatos para disputar a vaga de desembargador será no dia 22 deste mês.

Antes disso, no dia 10, a Ordem dos Advogados do Brasil no RN vai fazer uma audiência pública para arguir todos os 20 candidatos, como parte da seleção para ver se todos estão aptos a disputar um dos cargos mais importantes da magistratura estadual.

Dos 20 candidatos, apenas três são mulheres: a procuradora geral adjunta do Rio Grande do Norte, Magna Letícia Câmara e as advogadas Marisa Almeida e Priscila da Fonseca Barreto.

Procuradora nascida na cidade de São Rafael lidera enquete sobre eleição de desembargador no Blog do BG

Compartilhe Viagens

O cargo de desembargador do Tribunal de Justiça é um dos mais valorizados do serviço público no Rio Grande do Norte. O salário de desembargador é um dos mais altos do Poder Judiciário. Bem acima dos R$ 20 mil.

Além do alto salário, os desembargadores tem muito poder.

Muito mesmo.

Podem nomear pessoas para excelentes empregos e influir em questões de governos, bastando, para isso, assinarem alguma sentença favorável ou contrária a ações que influam na continuidade ou descontinuidade de políticas públicas.

O cargo de desembargador é vitalício. Ele só se aposenta aos 70 anos. E leva para casa 100% dos bons salários que ganha em vida.

Muitas vezes, você nem sabe, mas algo relacionado à sua vida (no passado ou no futuro) pode ser decidido a partir de uma sentença assinada por um desembargador.

Atualmente, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte tem 15 vagas de desembargador. Uma delas está em aberto, após a aposentadoria do desembargador Caio Alencar, que completou 70 anos e foi obrigado a deixar a toga.

Para escolher um outro desembargador para o seu lugar, a Ordem dos Advogados no Brasil do Rio Grande do Norte está promovendo uma eleição. 21 advogados querem o cargo. 19 foram considerados aptos à concorrer. 2 ainda estão tentando, em grau de recurso, participar da eleição, que pode acontecer em outubro ou novembro.

Por se tratar de um cargo importante, a eleição está mexendo com os interesses de muita gente. A classe jurídica compõe atualmente um importante segmento econômico e social no Rio Grande do Norte.

Uma enquete em andamento no www.blogdobg.com.br, do empresário Bruno Giovanni, permite que pessoas usando a internet possam votar no candidato que quiserem. Na última vez que dei uma olhada, a votação mostrava a procuradora geral adjunta do Estado, Magna Letícia Câmara, nascida na cidade de São Rafael, liderando a disputa com 21% dos 1079 votos já contabilizados.

Quer saber os nomes dos outros concorrentes e quantos votos cada um já teve, dê uma passada lá no www.blogdobg.com.br

Talvez, um dia, algum deles assine uma setença que terá influência em sua vida. (Está no lado direito na tela principal).

Advogado Felipe Cortez vai recorrer contra indeferimento da OAB

Revista Deguste

O advogado Felipe Cortez (@felipecortezadv) anunciou, pelo twitter e facebook, que pretende recorrer da decisão da OAB que indeferiu seu pedido de inscrição para candidatura à desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Minha candidatura ao cargo de Desembargador foi indederida porque a OAB não acolheu as razões a seguir expostas. Recorrerei até a última instância porque o meu direito é muito bom!”, escreveu o advogado em sua página no face antes de expor a lista de argumentos.

 Além de Felipe Cortez, a OAB anunciou ontem o indeferimento de outros 7 advogados que tentavam vaga na eleição de desembargador. Veja no post anterior a este a lista dos que permanecem na disputa e dos que foram indeferidos.

Oito advogados tiveram pedidos de candidatura indeferidos pela OAB/RN

Compartilhe Viagens

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Norte, indeferiu oito pedidos de advogados que se inscreveram para tentar concorrer à disputa pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte no Quinto Constitucional.

Os nomes indeferidos foram: Carlos Sérvulo de Moura Leite,  Idálio Campos, Sérgio Rosado Maia Miranda, Daniel Alves Pessoa, Luis Marcelo Cavalcanti de Sousa, Waldenir Xavier de Oliveira, Felipe Augusto Cortez Meira de Medeiros, Verlano de Queiroz Medeiros.

Os advogados que quiserem, poderão recorrer da decisão, tendo para isso o prazo de 13 de agosto a 17 de agosto de 2012.

Dos 21 inscritos, 13 advogados continuam na disputa: Marcos Antonio da Silveira Martins Duarte, José Augusto de Oliveira Amorim, Francisco Valadares Filho, Magna Letícia de Azevedo Lopes Câmara, Gladstone Heronildes da Silva, Olavo Hamilton Ayres Freire de Andrade, Glauber Antonio Nunes Rêgo, Jesulei Dias da Cunha Junior, José Luiz Carlos de Lima, Priscila Coelho da Fonseca, Marisa Rodrigues de Almeida Diogenes, Nivaldo Brum Vilar Saldanha, Artemio Jorge de Araujo Azevedo.

Veja na íntegra a comunicação da OAB/RN:

http://www.oabrn.org.br/2012/arquivos/COMUNICADO%20QUINTO.pdf