VÍDEO: Momento em que os Policiais deixam a Governadoria

Os policiais civis decidiram deixar o prédio da Governadoria no início da noite desta sexta-feira, 11. Além disso, também foi decido pelo fim da paralisação, seguindo o que foi determinado pela Justiça.

A categoria recebeu a confirmação do agendamento de uma reunião com o chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, para este sábado, 12, às 15h, para discutir a proposta que foi apresentada pelas entidades ainda no ano passado.

Gelo Camelo

URGENTE – Policiais civis decidem greve e devolvem presos

Os policiais civis do Rio Grande do Norte se reuniram em Assembleia Geral, na manhã desta segunda-feira, 7, em frente à Central de Flagrantes, e decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado. A categoria espera ser recebida pela governadora Fátima Bezerra para negociar sobre a situação do ADTS, haja vista que até o momento não houve avanço nas tratativas.

Bazar Flor de Lis

Policiais civis rejeitaram proposta do Governo do RN

Os policiais civis do Rio Grande do Norte estiveram em frente à Governadoria na tarde desta segunda-feira, 31, em mobilização contra a retirada do ADTS. A diretoria do SINPOL-RN se reuniu com o Governo do Estado em continuidade às negociações sobre essa pauta.

Os representantes do Executivo apresentaram uma nova proposta à diretora do sindicato. “Nós recebemos o que foi sugerido pelo Governo, mas afirmamos que a categoria precisaria ser informada e decidir se aceitaria ou não. Em assembleia em frente à Governadoria, já no final da tarde, os policiais civis rejeitaram a proposta”, afirma Edilza Faustino, presidente do SINPOL-RN.

Ao final da reunião desta tarde, ficou definido um novo encontro entre sindicato e o Governo para a tarde da próxima quarta-feira, 2.

Com isso, os policiais civis decidiram manter assembleia permanente e vão se reunir na sede do SINPOL-RN na manhã da quarta-feira, antes de a diretoria sentar novamente com o Governo.

“Vamos debater todos os detalhes em conjunto, inclusive, com a participação da Assesp-RN, que tem tido participação nessa luta, e construir o que será posto na mesa na reunião da quarta”, completa Edilza Faustino.

Prefeitura de Mossó

MPRN recomenda suspensão do pagamento de diárias a policiais civis em Extremoz

A Prefeitura de Extremoz deve suspender o pagamento das diárias operacionais aos policiais civis lotados na Delegacia de Polícia do Município. É o que está recomendando o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Extremoz.

O documento está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (13).  O pagamento mencionado é decorrente do convênio celebrado entre o Município e o Estado do Rio Grande do Norte. Para emitir a recomendação, portanto, o MPRN levou em consideração lei estadual que proíbe ao policial civil “exercer outras atividades que sejam incompatíveis com o cargo ou função ou com o horário de trabalho”.  

Assim, o pagamento das diárias operacionais aos policiais civis lotados na Delegacia de Polícia de Extremoz decorre da indevida utilização desses profissionais para a execução do serviço de rondas ostensivas, que, como já mencionado, é atribuição da Polícia Militar.  Ao receber pagamento por esse tipo de serviço, os policiais civis estão incorrendo em desvio de função, violando princípios norteadores da Administração Pública.  

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) estabeleceu que “não pode haver transferência voluntária para fins de pagamento de despesa com pessoal. Daí porque, em sendo as diárias operacionais dos policiais uma verba remuneratória que faz parte das despesas com pessoal do Estado (já que a relação jurídica do policial – servidor público efetivo componente do quadro de pessoal do Estado – se dá entre ele e este ente), não se mostra possível, juridicamente, que o Município custeie esta despesa que não lhe pertence e que lhe é estranha, sob pena de burla aos ditames da Lei de Responsabilidade Fiscal”.  

Além disso, a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) informou ao MPRN que a Delegacia de Polícia de Extremoz não funciona em regime de plantão nos finais de semana. Logo, não há justificativa para o pagamento de diárias sequer sob a justificativa do exercício das atividades de polícia judiciária, uma vez que a unidade policial se encontra fechada. E também porque não há Escala de Serviço Extraordinário em que conste policiais lotados na mencionada delegacia.  

No prazo de 20 dias, a gestão da cidade terá que remeter à unidade ministerial as  informações sobre as providências adotadas para o cumprimento ao que foi recomendado. Em caso de descumprimento, o MPRN informa que adotará as medidas judiciais cabíveis à espécie. Compete ao Ministério Público expedir recomendações visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância pública, bem como o efetivo respeito aos interesses, direitos e bens cuja defesa lhe cabe promover, fixando prazo razoável para a adoção das providências cabíveis.  

É função institucional do Ministério Público exercer o controle externo da atividade policial com o escopo garantir a legalidade e eficiência do trabalho policial e visa, dentre outras finalidades, assegurar a correção de ilegalidade, podendo “requisitar providências para sanar a omissão indevida, ou para prevenir ou corrigir ilegalidade ou abuso de poder”. 

Gelo Camelo

EM NEÓPOLIS: queriam comprar carro com identidade falsa, diz polícia

10.11 Adilson Aparecido 10.11 Jaqueline Conceiçaõ

Policiais Civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (10), Jaqueline da Conceição, 51 anos, e Adilson Aparecido Nogueira de Souza, 41 anos, quando o casal tentava comprar um carro utilizando uma identidade falsa, em uma revendedora de automóveis, localizada no bairro de Neópolis, Zona Sul de Natal.

Na ação criminosa, Jaqueline utilizava uma identidade falsa em nome de Laura Pereira dos Santos Silva, para realizar a compra do carro Peugeot 207. Os policiais apreenderam com o casal, uma quantia em dinheiro que seria dada de entrada no veículo, além de cartão de crédito e celular. A dupla foi autuada por estelionato consumado, sendo encaminhados ao sistema Sistema Prisional onde ficarão à disposição da Justiça.

Bazar Flor de Lis

Tiroteio em lanchonete

10.11 Jeanfferson Jackson de Oliveira

Policiais civis da 5ª Delegacia de Polícia prenderam, nesta sexta-feira (10), Jeanfferson Jackson de Oliveira, 19 anos, por um roubo cometido em uma lanchonete, localizada no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal. No crime, ele teria realizado o roubo juntamente a mais dois comparsas, os quais utilizaram uma motocicleta, tendo disparado contra as vítimas. Jeanfferson Jackson foi preso em mandado de prisão preventiva, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Prefeitura de Mossó

Fugiu de Alcaçuz para atacar mulheres em Santa Cruz, diz Polícia

A Polícia Civil diz que Quinho é foragido do terrível presídio de Alcaçuz

A Polícia Civil diz que Quinho é foragido do terrível presídio de Alcaçuz


Uma equipe de policiais civis da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil prenderam, no domingo (22), Severino Valdevino da Silva, vulgo “Quinho”, foragido da penitenciária de Alcaçuz. A prisão ocorreu em Santa Cruz e foi em decorrência do cumprimento de um mandado de prisão expedido pela 12ª Vara Criminal da Comarca de Natal. “Quinho” responde pelo crime de estupro e após sua fuga estava realizando tentativas de invasão de residência, na zona rural de Santa Cruz, com o intuito de violentar mulheres. Ele foi encontrado e preso sendo encaminhado ao Sistema Prisional.

Gelo Camelo

Delegado Maurílio Pinto fez aniversário esta semana em Natal.

O delegado Maurílio Pinto de Medeiros foi diretor de polícia e subsecretário de Segurança do RN. Hoje está aposentado.

O delegado Maurílio Pinto de Medeiros foi diretor de polícia e subsecretário de Segurança do RN. Hoje está aposentado.

O delegado Maurílio Pinto de Medeiros completou nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, 76 anos de idade. Depois de praticamente 50 anos de serviços prestados a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Ele agora se dedica ao merecido descanso.

Convivi diariamente com ele por uns 15 anos, enquanto fui repórter policial na Tribuna do Norte e no Diário de Natal.

Enquanto atuou, Dr. Maurílio Pinto foi ininterruptamente um combatente voraz contra os criminosos. Nunca foi 8. Sempre foi 80. A dedicação que o delegado tinha à polícia era espantosa. Trabalhava sábado, domingo, feriado e – sua maior característica – atendida a todos que o procuravam em seu gabinete.

Maurílio ouvia com atenção, anotava tudo num papel e resolvia os casos. Alguns crimes precisavam ser investigados a fundo, levavam dias para serem solucionados. Outros eram resolvidos mais rapidamente.

Uma das estratégias mais interessantes no trabalho diário do Dr. Maurílio era a operação “Levanta da Cama”. Infalível. Pegava os bandidos no comecinho da manhã. Dia raiando. Frio da madrugada. Corpo ainda dormente do sono. Não dava tempo nem de reagir.

De manhã cedo, quando a imprensa chegava ao gabinete para saber as novidades do dia, o “xerife” já estava lá, com o suspeito encostado num canto da parede, cabisbaixo, réu confesso, e “o produto do roubo” exposto na mesa, para a apresentação oficial.

Alguns demoravam a contar a história toda. Mas a polícia, pelo menos a polícia de Dr. Maurílio Pinto, era temida naquele tempo e sabia ouvir e aplicar suas modernas técnicas de investigação.

Bazar Flor de Lis

Polícia Civil prende homem suspeito de tráfico de drogas em Timbaúba dos Batistas

Sérgio Lucas foi capturado em Timbaúba dos Batistas

Sérgio Lucas foi capturado em Timbaúba dos Batistas

Uma equipe de Policiais civis da Delegacia Regional de Caicó, com apoio da Delegacia de Jardim de Piranhas e  da Polícia Militar, prendeu em flagrante Sérgio Lucas Alves de Medeiros, 18 anos, suspeito pelo crime de tráfico de drogas na cidade de Timbaúba dos Batistas (RN), na terça-feira (25). 

Sérgio Lucas foi preso quando os policiais cumpriram o mandado de busca e apreensão, com ele a polícia encontrou vários celulares, porções de drogas embaladas e uma faca. Ele está custodiado na Delegacia Regional de Caicó, onde aguarda a decisão da justiça.

Material apreendido durante a operação.

Material apreendido durante a operação.

(Com informações da Polícia Civil do Rio Grande do Norte)

Prefeitura de Mossó

Se você vir esses homens avise à polícia!

Suspeitos mataram motorista de Uber

Suspeitos mataram motorista de Uber

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta quinta-feira (20), os retratos falados de dois homens suspeito do latrocínio contra Raimundo Teixeira Martins, 45 anos, ocorrido no dia 02 de abril, no bairro Nazaré, Zona Oeste de Natal. No crime, a dupla rendeu a vítima, a qual era motorista de Uber, em uma tentativa de assalto, desferindo golpes com uma faca contra a mesma. As imagens divulgadas acerca dos suspeitos mostram dois homens magros, com idades de aproximadamente 25 anos, estando um deles com óculos de grau. A Polícia Civil solicita apoio da população para localizar os suspeitos. Maiores informações, ligar de forma anônima para o Disque-Denúncia, de número 181, ou para o telefone/whatsapp: 98169-7131.

Gelo Camelo