Eliabe alerta: “As unidades da polícia estão caindo na cabeça dos policiais”

Deputado Subtenente Eliabe cobra do Governo soluções para os problemas da Polícia

“As unidades estão caindo na cabeça dos policiais literalmente. A situação realmente é desrespeitosa. Não é digno para o PM, responsável direto pela segurança, que tenha um tratamento desumano, desrespeitoso”, disse o deputado Eliabe Marques ao inovar nesta terça-feira e participar da Sessão da Assembleia Legislativa em uma unidade da Polícia.

Ainda de acordo com o deputado, os profissionais da segurança seguiram até a sede do Poder Executivo para protocolar documento reivindicando cumprimento de pautas a favor dos servidores, como a adoção de um sistema de proteção social, alimentação para os PMs em serviço, fornecimento do fardamento e atenção para a situação física das unidades policiais, entre outras questões.

Gelo Camelo

Eliabe diz que diárias dos policiais do RN estão atrasadas há 60 dias

O atraso no pagamento das diárias operacionais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, foi o tema do pronunciamento do deputado Subtenente Eliabe (Solidariedade).

De acordo com o parlamentar, o não pagamento em dia, por parte do Governo do Estado, fragiliza a segurança. “É preciso entender que esses policiais estão deixando suas famílias em casa para estarem nas ruas e essas diárias estão atrasadas há mais de 60 dias”, reclamou.


O deputado cobrou a regularização urgente do pagamento. “Esperar que o governo se conscientize e coloque o pagamento em dia o mais breve possível”, disse.

Com informações da Assembleia Legislativa do RN

Bazar Flor de Lis

Boa notícia para a igualdade entre homens e mulheres

A partir de agora, homens não tem mais preferência no concurso da PM. Quem tiver maior nota nas provas será aprovado, seja homem ou mulher.

O projeto de lei que dispõe sobre a igualdade de acesso às vagas, para homens e mulheres, nos quadros funcionais da Polícia Militar do Estado (PMRN), enviado pelo Executivo, foi aprovado à unanimidade em sessão ordinária pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (1/7). O PL foi uma solicitação da Deputada Isolda Dantas ao Governo do Estado, feita em janeiro de 2020.

Com a aprovação do projeto, os quadros funcionais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte serão reordenados, revogando a limitação e assegurando a igualdade de acesso às vagas, entre homens e mulheres para os quadros funcionais da corporação.

Com informações do Governo do Estado.

Prefeitura de Mossó

Kelps lamenta morte do sargento da PM

Kelps lamenta morte do sargento Brito e defende que Natal cuide melhor dos jovens para que eles não sejam cooptados pela criminalidade

O deputado Kelps Lima divulgou hoje em suas redes sociais nota de pesar pela morte de mais um policial militar do Rio Grande do Norte.

O sargento Ricardo Alexandre Ferreira de Brito, de 44 anos, foi morto a tiros durante tentativa de assalto no fim de semana na Praia do Meio.

Para Kelps, a violência em Natal precisa ser combatida com reforço policial constante acompanhado de políticas públicas que diminuam a produção de segmentos vulneráveis à cooptação pelo crime, principalmente os jovens.

“O Governo do Estado anunciou a contração de mil novos policiais militares e concurso para 300 policiais civis. Contratar novos policiais é muito importante, mas é necessário que a cidade comece também a cuidar de seus jovens de uma forma mais efetiva, fornecendo educação de qualidade e atenção social, para que esses jovens obtenham as ferramentas culturais capazes de afastá-los da criminalidade que tira a vida de pais de família como aconteceu com o sargento Brito”, explica Kelps.

 

 

Gelo Camelo

Deputado sugere ao Governo mudança no estatuto da Policia Militar

Requerimento do deputado estadual Gustavo Carvalho apresentado quarta-feira (15) de março na Assembleia Legislativa, sugere ao governador Robinson Faria a elaboração de um projeto de lei que altere o texto do Estatuto da Policia Militar facultando ao policial militar que tenha ido para a reserva por assumir cargo eletivo que possa retornar à ativa quando terminar o mandato.  

Pela lei atual o militar que exercer função política após o fim do mandato entra obrigatoriamente na reserva, espécie de aposentadoria compulsória para os militares estaduais, sem a possibilidade do retorno ao serviço ativo da corporação.

“Hoje, enquanto o servidor público pode ser candidato, ser eleito e exercer o mandato, e ao término retornar ao serviço público, o militar, não importando quantos anos de serviço tenha, é obrigado a passar para a inatividade, recebendo o salário proporcional, sendo apenado por tentar exercer um mandato político, perdendo o direito de retornar ao serviço público e complementar a sua aposentadoria” afirma o parlamentar.

Bazar Flor de Lis