PSOL questiona lei de Goiás que cria campanha de conscientização contra aborto no estado

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7597, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra lei que institui a “Campanha de Conscientização contra o Aborto para as Mulheres no Estado de Goiás”. A ação foi distribuída ao ministro Edson Fachin.

Entre outros pontos, a Lei estadual 22.537/2024 estabelece a data de 8 de agosto como o “Dia Estadual de Conscientização contra o Aborto” e prevê diretrizes para a campanha, tais como a realização de palestras e seminários sobre os riscos da prática, a prestação de assistência psicológica e social às mulheres grávidas que queiram abortar, priorizando a manutenção da vida do feto, e o oferecimento a mulher de exame de ultrassom com os batimentos cardíacos do nascituro.

Segundo a legenda, a lei tem o objetivo de impedir o acesso de gestantes ao procedimento de aborto, mesmo nas hipóteses legais, desencorajando-as a obter os serviços previstos em lei, bem como “as submete à tortura mediante a visualização do exame de ultrassonografia”. Para o PSOL, a lei viola os atuais entendimentos sobre justiça reprodutiva, que impõem ao Estado o dever de garantir todas as condições necessárias para que as mulheres exerçam suas escolhas.

Princípios constitucionais

O partido político alega que a norma atenta contra o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e os direitos de mulheres à autonomia, à liberdade, à igualdade, à saúde e a não serem submetidas à tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Sustenta, ainda, que a lei estadual disciplinou matérias de direitos civil e diretrizes e bases da educação, cuja competência legislativa privativa é da União.

STF

Prefeitura de Mossó

A pedido de parlamentares do PSOL, Justiça manda reativar serviço de aborto legal em hospital de SP

A Justiça de São Paulo determinou que a prefeitura da capital paulista reative o serviço de aborto legal no Hospital Vila Nova Cachoeirinha, localizado na zona norte da cidade e considerado unidade de referência no procedimento. A decisão tomada na quarta-feira (17) atende a ação popular movida pela deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL) e pelo vereador Celso Giannazi (PSOL). 

Agência Brasil

Gelo Camelo

Primeiro mandato coletivo assume vaga de vereador na Câmara de Natal

Pela primeira vez na história da Câmara Municipal de Natal, um mandato coletivo assumiu uma vaga na Casa. O Juntas por Natal (PSOL), composto somente por mulheres, substituirá por 31 dias o vereador Robério Paulino, que está de licença por recomendação médica. A passagem do cargo aconteceu nesta sexta-feira (1).

A candidatura coletiva alcançou a primeira suplência do PSOL para vereador nas eleições de 2020, onde conquistou 1.778 votos.

Tendo à frente a pedagoga Camila Barbosa dos Santos, o coletivo Juntas por Natal é composto por Ariane Idalino (estudante de Direito da UERN e militante da Pastoral da Juventude), Cida Dantas (servidora da UFRN e coordenadora geral do SINTEST) e Letícia Corrêa (estudante de Direito da UFRN e ex-coordenadora geral do DCE José Silton Pinheiro).

Com informações do Portal G1

Bazar Flor de Lis

Candidatura coletiva para Prefeitura de Natal

O PSOL reúne neste sábado (26/9), às 14h30, as candidaturas à Câmara Municipal de Natal para discutir as orientações políticas para o pleito eleitoral de 15 de novembro.

Na ocasião, será apresentada à chapa proporcional o plano de governo da Coletiva do SOL, primeira chapa coletiva a concorrer à Prefeitura de Natal. No domingo, às 18h, a Coletiva do SOL promove uma live nas redes sociais para apresentar suas propostas para a cidade à população.

Os quatro candidatos na chapa coletiva para a Prefeitura de Natal são:

Nevinha Valentim é historiadora e bancária aposentada. Fez parte da diretoria do Sindicato dos Bancários e atualmente é militante pelo direito à cidade. Faz parte do Conselho da Cidade de Natal, representado os bairros Ponta Negra, Capim Macio, Pitimbu e Neópolis; do Conselho Municipal de Saneamento Básico (Comsab), como representante da Associação dos Usuários dos Serviços de Saneamento Ambiental (Assussa); e do Conselho Estadual de DH e Cidadania (Coedhuc), representando a ONG Mutirão. Sua atuação comunitária no bairro de Ponta Negra inclui a participação no Coletivo Dez Mulheres e no Fórum Vila em Movimento. Além disso, Nevinha atua como articuladora na Conexão Natal de Direitos, movimento da sociedade civil que surgiu do Comitê Popular Natal Copa 2014, e do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental-Núcleo RN.

Danniel Morais é administrador hoteleiro e estudante de Direito na UERN. Foi presidente do Diretório Municipal do PSOL e atualmente ocupa a presidência do Diretório Estadual do partido. 

Liliana Lincka é graduada em Filosofia e Letras Português pela UFRN e mestre em Filosofia pela UFPB. É servidora aposentada do Ibama, onde atuou na educação ambiental na perspectiva da gestão ambiental. Também lecionou as disciplinas de Gestão Ambiental e Filosofia para os cursos de Turismo e Administração em instituições de ensino superior. Fundadora do PSOL no RN, foi candidata a deputada federal em 2016. 

Sol Victor é formada em Ciências Sociais e mestranda em Ciências Políticas pela UFRN. Natalense, passou a infância em Carnaubais e mora na Zona Norte da capital há 23 anos. Filiou-se ao PSOL em 2015, participando dos pleitos eleitorais de 2016, como candidata a vereadora em Natal, e de 2018, como candidata a deputada estadual.

Prefeitura de Mossó

Os candidatos a prefeito de Natal, capital do Rio Grande do Norte:

Carlos Eduardo já foi prefeito de Natal

Carlos Eduardo

 

Carlos Eduardo Nunes Alves, do PDT (Carlos Eduardo) – já foi deputado estadual, prefeito e vice-prefeito de Natal. Tem como vice a ex-governadora, ex-prefeita e ex-deputada federal constituinte, Wilma de Faria.

 

 

 

Fernando Mineiro é do PT

Fernando Mineiro é do PT

 

Fernando Wanderley Vargas da Silva, do PT (Fernando Mineiro) – deputado estadual pelo PT, já foi candidato a governador do Rio Grande do Norte.

 

 

 

 

Hermano Moraes

Hermano Moraes

 

Hermano da Costa Moraes, do PMDB (Hermano Moraes) – Ex-vereador de Natal e exercendo mandato de deputado estadual.

 

 

 

 

Roberto Lopes

Roberto Lopes

 

Roberto José Lopes da Silva, do PCB (Roberto Lopes) – Professor, é candidato a prefeito pela primeira vez.

 

 

 

 

Robério Paulino

Robério Paulino

 

Robério Paulino Rodrigues, do PSOL (Professor Robério) – Professor da UFRN é candidato pela primeira vez a prefeito de Natal.

 

 

 

 

Rogério Marinho

Rogério Marinho

 

Rogério Simonetti Marinho, do PSDB (Rogério Marinho) – Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Natal, atualmente exercendo cargo de deputado federal.

 

Gelo Camelo