Serra Gaúcha recebe 8º Congresso Latino-Americano de Enoturismo em junho

Foto: Martha Caus

Foto: Martha Caus – Pisa da uva está entre as principais atrações do enoturismo na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha será sede do 8º Congresso Latino-Americano de Enoturismo, entre os dias 27 e 30 de junho. Com o tema Território, vinho e turismo: harmonização que dá certo, são esperadas mais de 250 pessoas para participar das palestras – que ocorrerão no Hotel e Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves –, das visitas técnicas nos principais roteiros enoturísticos da região e da 3ª edição do Wine Festival, que marca o encerramento oficial do Congresso, com shows, venda de vinhos e sucos em taça e garrafa. O Wine Festival será aberto ao público, na Rua Coberta, próxima à Casa das Artes, também na cidade de Bento Gonçalves.

Está confirmada a apresentação da norte-americana Liz Thach, Master of Wine e professora da Sonoma State University, no Wine Business Institute. Gabriel Fidel, expert em enoturismo,  professor titular da Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina, e presidente da ProMendoza, e Wilson Torres, ex-presidente e atual secretário executivo da Associação de Turismo Enológico do Uruguai (Ateu), também estão entre os palestrantes da 8ª edição do Congresso.

A presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Ivane Fávero, acredita que a realização do Congresso no Brasil será uma ótima oportunidade para aprimorar a oferta enoturística, trocando ideias com os congressistas vindos de países tradicionais na atividade, como Argentina, Uruguai, Chile, Portugal, Estados Unidos, entre outros. “Vamos focar neste novo momento que vivemos, em que o mercado enoturístico está cada vez mais formado por pessoas que são conhecedoras de vinhos, apreciadores da bebida, mas que também buscam experiências únicas. Mais do que comprar vinhos, estas pessoas querem viver a cultura do lugar onde é elaborada a bebida, curtir a paisagem dos territórios que produzem uvas e vinhos”, diz. Ivane, que representa o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) na presidência da Aenotur, acrescenta que o conhecimento do trabalho realizado em outros países vai qualificar e trazer mais competitividade para o enoturismo brasileiro.

A programação do congresso ocorrerá no turno da manhã, com exceção da abertura oficial, que será à noite, no dia 27 de junho (quarta-feira). Para o período da tarde, e durante o sábado, estão programadas as visitas técnico-turísticas para destinos de enoturismo já consolidados da Serra Gaúcha.

As inscrições para o Congresso e para as visitas técnicas estarão disponíveis a partir de março no site do evento: www.congressoenoturismo.com.br

Esta será a quarta vez que o evento é realizado na região. A primeira (2010) e segunda (2012) edições ocorreram em Bento Gonçalves. Já a quarta edição (2014) teve a programação distribuída nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha e Caxias do Sul. O Congresso é um evento itinerante e já foi realizado em países da América do Sul como Argentina e Uruguai.

Serviço

8º Congresso Latino-Americano de Enoturismo

Data: 27 a 30 de junho de 2018

Local: Hotel e Spa do Vinho, Bento Gonçalves – RS, Brasil

Tema: Território, vinho e turismo: harmonização que dá certo

Com informações da Assessoria da Ibravin

 

Gelo Camelo