Para quem tem mais de 50 anos

O Serviço Social do Comércio (Sesc RN) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RN) assinam, na tarde da segunda-feira, 14, na sede do Sistema Fecomércio, o contrato de cooperação para realização do Projeto Bora Fazê50+.  

A iniciativa é o resultado da parceria com a empresa de inclusão digital para o público sênior Senior Geek, voltada também para o fomento do empreendedorismo sênior. A entidade tem por base uma pesquisa realizada com idosos de todo o Brasil, onde cerca de 2,2 milhões de empreendedores são da faixa etária maior que 65 anos e estão entre os que mais empregam.  

Para corroborar com esses dados, o Sesc também conduziu um levantamento, descobrindo que do público 50+ – com idade maior que 50 anos –, 70% já fazem ou tem interesse em realizar atividades on-line, 9 entre 10 têm acesso a internet wi-fi e dois em cada três já empreendeu ou quer empreender.  

Com a implantação do Projeto Bora Fazê50+, o Sesc e o Sebrae ofertam o conteúdo gratuitamente e de maneira remota pelos canais digitais, com duas vertentes. A primeira denominada “Borafazê+ Digital” voltada para o desenvolvimento de competência digitais básicas e introdução de ferramentas e serviços digitais, como: Comunicar na internet, conhecer as redes sociais e aprender a socializar nas redes sociais.  

A segunda, “Borafazê+ Renda” é focado em conteúdo de capacitação para o empreendedorismo inovador e identificação de oportunidades de geração de renda e trabalho online, como: Identificar oportunidades para empreender, levantamento e análise de aspectos financeiros, comercial e administrativo, e canais digitais para divulgação e venda de produtos e serviços.  

Após a assinatura do contrato será divulgado ao público o cronograma de atividades no site do sebrae.com.br, com o período de inscrições, editais e início das aulas.  

Serviço:  

Assinatura parceria Sesc e Sebrae – Projeto Bora Fazê50+  

Quando? 14 de março de 2022, às 17 horas.  

Onde? Sede do Sistema Fecomércio RN (Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 562 – Alecrim, Natal – RN, 59031-350).  

Prefeitura de Mossó

Sebrae comemora criação da Associação Brasileira de Indicações Geográficas

Nesta sexta-feira (30), o Sebrae participa da apresentação oficial da Associação Brasileira de Indicações Geográficas (ABRIG). O evento, que acontece de forma virtual, representa um marco para o fortalecimento das IGs, que ainda são desconhecidas por grande parte dos brasileiros, mas são a cara do Brasil, com produtos e serviços com tradição e qualidade baseada na origem.

Atualmente o Brasil possui 86 Indicações Geográficas registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sendo que 67 delas são da espécie Indicação de Procedência e 19 são da espécie Denominação de Origem. Entre elas, as panelas de barro de Goiabeiras, no Espírito Santo; o café da Região do Cerrado Mineiro; o queijo da Canastra, em Minas Gerais; a renda de Divina Pastora em Sergipe, os calçados de Franca, em São Paulo.

A partir de informações do site do SEBRAE.

Bazar Flor de Lis

Entidades empresariais, Sebrae e Governo do Estado lançam espaço do empreendedor

O micro e pequeno empreendedor potiguar tem o que comemorar nesta quarta-feira (14). Foi instalado, no Sebrae RN, o escritório Junta +Fácil RN, que reúne os órgãos públicos que irão ajudar na desburocratização do dia a dia das empresas. Em um único espaço, estão reunidos a Junta Comercial, Secretaria Estadual de Tributação, Idema, Corpo de Bombeiros, Agência de Fomento, Suvisa, Idiarn, Igarn, secretarias municipais de Tributação, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, além dos serviços já oferecidos pelo Sebrae e a Certificação Digital da Fecomércio RN. 

“Nesse espaço, reunimos todos os órgãos com os quais o empresário precisa ter alguma interlocução para abrir o seu negócio. O objetivo é facilitar, reduzir custos e tempo daqueles que estão empreendendo. Lutamos pela desburocratização e ampliação da agilidade desses processos e temos certeza de que o Junta +Fácil RN vai contribuir efetivamente nesse sentido”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. 

Foi também efetivado o Fórum Estadual Permanente das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e dos Microempreendedores (FEMPE), que será presidido pelo titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e tem na composição secretarias estaduais de Tributação, Administração, AGN, Jucern, além das entidades Fecomércio RN, Fiern, Faern, FCDL, Facern e Sebrae RN.  

A governadora do RN, Fátima Bezerra, destacou os benefícios das iniciativas. “Podem ficar certos que o nosso governo vai dar prioridade ao micro e pequeno empresário. Hoje, damos um grande passo com a abertura do Escritório e a instalação do Fórum, com a esperança de dias cada vez melhores para o nosso Rio Grande do Norte”, ressaltou.  

Com informações da Fecomércio RN

Prefeitura de Mossó

“Lazer com Responsabilidade” chega a Mossoró neste fim de semana

Mossoró é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte

A capital do Oeste potiguar irá receber neste final de semana as ações do projeto “Lazer com Responsabilidade”, realizado pela Fecomércio, em parceria com o Sebrae RN e que conta com o apoio de várias entidades do turismo.

O projeto visa conscientizar consumidores, empreendedores e funcionários de bares e restaurantes nos cuidados biossanitários nesses estabelecimentos. A ação será realizada nas sextas-feiras, sábados e domingos nos principais polos de lazer e entretenimento de Mossoró.


Equipes treinadas pelo Sebrae RN irão distribuir álcool 70%, máscaras e folhetaria, com detalhes sobre as regras determinadas pelos decretos estadual e municipal. Além disso, será fixado um adesivo que comprova que o bar ou restaurante foi inserido na rota de conscientização e aprova o projeto.  

Gelo Camelo

A LISTA DO SEBRAE!

A Fecomércio, o Sebrae RN e as entidades que compõem a Câmara Empresarial do Turismo (CET), órgão consultivo da Federação, protocolaram, na terça-feira, 2 de março, junto ao Governo do Estado e às Prefeituras da Grande Natal, de Mossoró e dos principais municípios turísticos potiguares, um documento contendo uma série de pedidos para que possam ser minimizados os impactos negativos do endurecimento das medidas de prevenção à Covid-19 no setor de bares e restaurantes e no acesso às praias. No caso específico da Prefeitura de Natal, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e o coordenador da CET, George Costa, também entregaram o documento diretamente ao prefeito Álvaro Dias, aproveitando uma reunião ocorrida no final da manhã com representantes do comércio da capital (ver retranca abaixo).

“Nós entendemos que o foco de todo o RN neste momento é preservar a vida dos potiguares. E o setor produtivo não poderia destoar disso. É claro que há prejuízos, sobretudo ao nosso turismo, que é pilar econômico do estado e vive um momento bastante delicado, com praticamente 40% das empresas quebradas e um cenário bastante nebuloso pela frente. O que estamos pretendendo com estes pleitos é amenizar o sufoco e permitir que estas empresas e os empregos que elas geram possam sobreviver. Também iremos buscar, junto à nossa bancada federal, uma ação para que a União possa retomar, com urgência, medidas como a MP da preservação dos empregos, linhas de crédito como o Pronampe e uma com foco específico neste setor e, até mesmo, a retomada do pagamento do auxílio emergencial, que tende a irrigar o setor produtivo com recursos e reduzir a crise. O momento é extremamente difícil. E precisamos de serenidade e equilíbrio para atravessarmos ele juntos”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. 

Além dos pleitos, o documento enumera ações imediatas que o setor produtivo está pondo em prática, como a realização de consultorias, cursos de capacitação e qualificação profissionais de colaboradores e empreendedores dos segmentos envolvidos; oferecimento de cursos por meio do Sebrae RN e Senac RN; e a estruturação de uma ação denominada “Lazer com Responsabilidade”, composta de equipes que circularão nos principais polos de bares, restaurantes, casas de recepção e buffets das maiores cidades do estado, orientando e conscientizando empreendedores, colaboradores e clientes quanto ao cumprimento dos protocolos de biossegurança e do distanciamento social. 

O pacote de sugestões foi elaborado pelas equipes técnicas da Fecomércio , do Sebrae RN e das entidades empresariais que compõem a CET e é uma tentativa de evitar um prejuízo maior ainda às empresas que compõem a cadeia produtiva do turismo, segmento que responde por cerca de 30% do PIB potiguar, e que gera em torno de 110 mil empregos diretos e formais. 

Veja a lista de todos os pleitos apresentados e das entidades que a assinam: 

PEDIDOS AO GOVERNO DO ESTADO 

Pleitos Fiscais e Tributários 

  1. Prorrogação da vigência de certidões negativas de débitos por pelo menos 120 dias;  
  2. Adiamento e parcelamento dos tributos (impostos, taxas e contribuições etc.) estaduais devidos pelas empresas do segmento, incluindo aquelas que estejam inscritas no regime tributário do Simples Nacional e em regimes de tributação diferenciados enquanto durar o período de restrições ao funcionamento, retornando os recolhimentos de forma parcelada, sem juros, multas ou correção monetária; 
  3. Prorrogação do vencimento de tributos estaduais que se encontram parcelados de forma ordinária, bem como a criação de parcelamentos através de Programas de Regularização Tributária estadual pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias, incluindo empresas que estejam inscritas no regime tributário do Simples Nacional e em regimes de tributação diferenciados; 
  4. Postergação dos prazos para entrega de declarações relativas aos tributos estaduais e a suspensão dos prazos para a prática de atos processuais no âmbito das Secretarias e Procuradorias de Estado da Fazenda; 
  5. Manter o programa de parcelamento (REFIS) estadual, com condições e juros diferenciados para os débitos relativos aos anos de 2020 e 2021; 
  6. Implantar a redução do ICMS incidente sobre a energia elétrica de bares, restaurantes, agências de viagem, empresas de receptivo e afins), casas de recepção e/ou buffets, até 31.12.2021, conforme já concedido ao setor de hotéis e pousadas. 

Concessão de crédito pela Agência de Fomento do RN S.A.      

  1. Urge a implementação de esforços efetivos pela Agência de Fomento do RN (AGN) para uma forte divulgação e facilitação do acesso aos recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), bem como a disponibilização de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), inclusive, com a utilização do Fundo de aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae;
  2. Instituir mais opções de crédito, com taxas de juros máxima de 4,5% ao ano, carência mínima de seis meses para início do pagamento e prazo mínimo de 24 meses para quitação, objetivando o custeio dos salários, encargos e benefícios dos colaboradores, além do pagamento de fornecedores. O Pronampe instituído pelo Governo Federal é um bom referencial de crédito;
  3. É necessária uma mobilização da Agência de Fomento do RN (AGN) para a simplificação dos procedimentos e criação dos mecanismos de acesso digital, permitindo, portanto, que os atendimentos sejam on-line para alcançar empreendedores em todo o Rio Grande do Norte de forma ágil. A hora é de transformação digital para dar celeridade nesses tempos de crise.

Tarifas públicas      

  1. Isenção da taxa de esgoto, durante o período de fechamento ou limitação de horário, dos estabelecimentos com restrições de funcionamento (Caern);  
  2. Desconto do valor do IPVA para veículos devidamente registrados em nome de empresas dos setores abrangidos pelas restrições impostas ao seu funcionamento (SET RN);  
  3. Suspensão do corte de fornecimento de Gás Natural (Potigás) para as empresas dos setores abrangidos pelas restrições impostas ao seu funcionamento  até o fim do período de calamidade; 
  4. Instituir um parcelamento especial, com prazos diferenciados, para contas de gás em aberto (Potigás);  
  5. Criação de “tarifa da retomada econômica” para as empresas dos setores abrangidos pelas restrições impostas ao seu funcionamento, com preços mais atrativos no Gás Natural, similares aos praticados na indústria (Potigás);  
  6. Fomentar a conversão de equipamentos de GLP para GN, através da oferta de linha de crédito por meio da AGN.  

PEDIDOS ÀS PREFEITURAS 

Pleitos Fiscais e Tributários 

  1. Prorrogação da vigência de certidões negativas de débitos por pelo menos 90 dias;  
  2. Adiamento e parcelamento dos tributos (impostos, taxas e contribuições) municipais devidos pelas empresas do segmento, incluindo aquelas que estejam inscritas no regime tributário do Simples Nacional e em regimes de tributação diferenciados enquanto durar o período de restrições ao funcionamento, retornando os recolhimentos de forma parcelada, sem juros, multas ou correção monetária.  
  3. Concessão de crédito equivalente a 50% do IPTU 2020 para abater em 2021 ou 2022 (no caso de quem já tenha pago o exercício 2021); 
  4. Redução da alíquota de ISS para as empresas dos setores abrangidos pela restrição de funcionamento, de 5% para 2%, por um período de seis meses contados a partir de 1º de março de 2021; 
  5. Prorrogação do vencimento de tributos municipais que se encontram parcelados de forma ordinária, bem como a criação de parcelamentos através de Programas de Regularização Tributária pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias, incluindo empresas que estejam inscritas no regime tributário do Simples Nacional e em regimes de tributação diferenciados; 
  6. Postergação dos prazos para entrega de declarações relativas aos tributos municipais e a suspensão dos prazos para a prática de atos processuais no âmbito das Secretarias e Procuradorias de Fazenda no município.  

Assinam o documento 

Marcelo Queiroz 

Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) 

George Costa 

Coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN (CET Fecomércio) 

Habib Chalita 

Presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN (SHRBS RN), membro da CET Fecomércio 

Paolo Passarielo 

Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN (Abrasel), membro da CET Fecomércio 

José Ferreira de Melo Neto 

Superintendente do Sebrae RN 

Abdon Gosson 

Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH RN), membro da CET Fecomércio RN 

George Gosson 

Presidente do Natal Convention Bureau, membro da CET Fecomércio 

Rútilo Coelho 

Presidente do Mossoró Convention Bureau, membro da CET Fecomércio 

Francisco Câmara Júnior 

Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur), membro da CET Fecomércio 

Michele Pereira 

Presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem do RN (Abav RN), membro da CET Fecomércio 

José Maria Pinheiro 

Vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do RN (Abrajet), membro da CET Fecomércio 

Wanderson Borges 

Presidente da Associação dos Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (Ashtep) 

Adrianne Cantelli.  

Presidente da Abrasel Pipa  

Representantes do Comércio se reúnem com prefeito Álvaro Dias e pedem ajustes nas novas regras em Natal 

No final da manhã desta terça, 2, representantes de entidades ligadas ao comércio se reuniram com o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e parte de sua equipe de secretários para pedir alguns ajustes no Decreto que mudou as regras de funcionamento dos setores de comércio e serviços bem como determinou o fechamento parcial da orla da capital, publicado no sábado passado, 27/02. 

Em linhas gerais, os empresários pediram que fosse revisto o escalonamento de horários do comércio e também que fossem deixados mais claros pontos como o funcionamento – sem limitação de horário – dos serviços de delivery de bares e restaurantes e a relação de setores considerados essenciais e que, por esta condição, estariam de fora do escalonamento de horários. 

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ficou de entregar nesta quarta-feira, 3, à STTU um detalhamento do número de colaboradores por segmento de comércio e serviços de modo a nortear melhor o trabalho daquela pasta no sentido de, com base no escalonamento e no fluxo otimizado de ônibus, buscar reduzir a demanda pelo transporte coletivo, evitando aglomerações nos mesmos. 

Participaram da reunião, além do presidente Marcelo Queiroz, o presidente da CDL Natal, José Lucena Neto; o presidente da Federação das Associações Comerciais do RN, Itamar Maciel; o presidente da Associação Comercial do Estado, Schiavo Álvares; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado, Afrânio Miranda; e o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim, Matheus Feitosa; além de representantes da Associação Viva o Centro e da Associação dos Comerciantes da Zona Norte de Natal.  

Bazar Flor de Lis

Sebrae fez pesquisa com empresas para avaliar quarentena do CoronaVirus

Zeca Melho é superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte

Zeca Melho é superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte

Um levantamento feito pelo Sebrae com pequenas empresas  exclusivamente potiguares sobre o impacto da quarentena do CoronaVírus comprovou que 52,3% desses empreendimentos no estado foram obrigados a modificar a forma de operação para continuar funcionando depois da publicação dos decretos com as medidas de prevenção ao contagio do novo coronavírus (Covid-19). Mas afirmam que só conseguem manter as operações nessas condições por mais 28 dias.

“Cerca de 50% das empresas pesquisadas falaram que perderam os seus clientes, ou seja, não tem demanda. Isso reduz recursos na empresa. Esses empresários não vão ter dinheiro e precisarão de crédito”

Paulo Bezerra – Coordenador da pesquisa

As empresas tiveram principalmente que reduzir o horário de funcionamento e também passar a operar apenas com as entregas e vendas pela internet. Também adotaram o teletrabalho, o rodízio de funcionários ou implantaram o sistema de drive thru, pelo qual o cliente pega a mercadoria no estabelecimento sem sair do veículo. O levantamento foi realizado na semana passada, entre os dias 21 e 25, e ouviu 361 empresários, entre Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de microempresas e empresas de pequeno porte, de 26 segmentos distintos da economia. O índice de confiança do estudo é de 95% e a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae RN.

Prefeitura de Mossó

Parceria do Sebrae e do Idema libera 50 licenças para produtores potiguares de camarão

Depois de uma espera de mais de três anos, um grupo de 50 pequenos produtores de camarão com empreendimentos instalados na Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíras, em Tibau do Sul e outros cinco municípios, vão receber as licenças ambientais do sistema de produção por meio online.

Isso é resultado de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e outras instituições, que ofertaram consultoria para os empreendedores conquistarem essa documentação, imprescindível no momento atual para ter acesso a crédito, financiamento e suporte financeiro para diminuir os impactos causados pelo combate ao coronavírus. As licenças estão sendo entregues aos produtores, instalados na área.

A licença ambiental é instrumento que possibilitará a regularização e fortalecimento da atividade da carcinicultura na região. Além de cumprir normas ambientais vigentes, o licenciamento é uma das condicionantes exigidas pelas instituições financeiras para a concessão de crédito. “O Sebrae vinha trabalhando junto ao Idema e parceiros, para agilizar o processo e simplificar as análises para liberar o quanto antes as licenças desses pequenos produtores de camarão. Esse licenciamento será fundamental para obter recursos, fortalecer seu negócio e para enfrentar essa crise no momento em que houver o crédito”, diz o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio

Com informações do Sebrae RN

Gelo Camelo

Artistas potiguares fazem shows na internet a partir desta segunda, 30 de março

Camila Masiso se apresenta hoje às 19h

Camila Masiso se apresenta hoje às 19h

Para levar entretenimento aos potiguares que estão em isolamento social e reforçar o que é preciso ficar em casa devido ao coronavírus, o Sebrae no Rio Grande do Norte por meio do projeto de Economia Criativa  articulou com os artistas o desenvolvimento de um festival de arte online: o Festival Cultura em Casa. A iniciativa começa nesta segunda-feira 30 e vai até a quarta-feira (1), sempre começando às 18h30. A produção ficou a cargo das empresas Atena Marketing e Conteúdo, Ama Produções Criativas e Green Point Produções.

Pela proposta cada artista vai preparar um show em casa e será transmitido em live no perfil do artista no Instagram. É possível também assistir às performances pela página do festival no Instagram @culturaemcasa. Na primeira noite, vão se apresentar Sérgio GrooveCamila Massiso e Diogo Guanabara e Samara Alves. Porém o festival reserva muitas outras atrações, como Jubileu filho Carol Benigno, Valéria Oliveira, Jaime Lourenço e Eli Cavalcante, Zé Hilton do Acordeon e Khrystal.

Confira a programação completa:
Dia 30 de março (segunda-feira)
18h30 – Sergio groove
19h00 –  Camila Masiso e Diogo Guanabara
19h30 – Samara Alves
Dia 31 de março (terça-feira)
18h30 – Jubileu Filho
19h00 – Carol Benigno
19h30 – Valéria Oliveira
Dia 1° de abril (quarta-feira)
18h30 – Jaime Lourenço e Eli Cavalcante
19h00 – Zé Hilton do Acordeon
19h30 – Khrystal
Com informações do Sebrae RN
Bazar Flor de Lis

Adesão ou desenquadramento do Simples termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (31), o prazo para os pequenos negócios que faturam até R$ 4,8 milhões por ano solicitarem a adesão ou o desenquadramento por opção do regime de tributação simplificado, o Simples Nacional.

Para as empresas que ainda não são cadastradas no Simples Nacional, o prazo de adesão também termina no dia 31 de janeiro. As solicitações são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Simples Nacional: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/.

Com informações do Sebrae RN

Prefeitura de Mossó