Limpeza e atendimento pesam mais que preço na hora de brasileiros escolherem um bar ou restaurante

A maior pesquisa sobre alimentação fora do lar já realizada com consumidores no Brasil revelou as características consideradas mais importantes na hora de decidir pelo bar ou restaurante.

Supreendentemente, o sabor da comida e o preço do prato não são os aspectos mais determinantes na escolha. Com mais de 6 mil respondentes em todas as regiões do país, o levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais preponderantes.

A pesquisa mostra ainda que, no dia a dia daqueles que frequentam bares e restaurantes, a maior parte (93%) opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento, e 66,3% afirma comer fora de duas a cinco vezes por mês. Quando consultados sobre as maiores motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).

Para o presidente da Abrasel no Rio Grande do Norte, Paolo Passariello, a pesquisa traz aos Bares e Restaurantes “a oportunidade de melhorar a relacionamento com o cliente consolidando os negócios no setor que é um dos que mais sofre com o fechamento de empresas”.
O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, corrobora, dizendo que os resultados trarão contribuições significativas nos processos de tomada de decisão dos empreendedores do setor e de formuladores de políticas públicas. “O nosso objetivo com esse movimento é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país”, afirma.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, concorda que a pesquisa revela direcionamentos importantes para os empreendedores que atuam no setor de alimentação fora do lar. “Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe”, comenta Décio Lima.

Números da pesquisa

Características mais importantes na hora de escolher um local para comer fora de casa:
• Limpeza e higiene nas instalações: 32,4%
• Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%
• Ambiente do estabelecimento: 12,4%
• Comida gostosa: 10,3%
• Preço acessível: 7,2%

Hábitos de consumo dos brasileiros:
• No dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa;
• Quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento;
• De maneira geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%).

Gelo Camelo

Startup do Amapá transforma caroço de açaí em “café” e conquista o mercado externo

A empresa Engenho Café de Açaí, do Amapá, é reconhecida internacionalmente. Criada em 2020, durante a pandemia, a startup já conquistou o mercado alemão, para quem comercializa meia tonelada do produto, e está fechando uma remessa de uma tonelada para Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ao aproveitar o caroço do fruto da região amazônica que seria descartado para fazer uma bebida aromática com características semelhantes ao café tradicional, reduzindo impactos ambientais e gerando emprego e renda, o negócio inovador dispõe de registro de marca, selo de origem, rastreamento, procedência e certificações.

SEBRAE

Bazar Flor de Lis

Cerca de 70% dos empregos gerados este ano estão nas micro e pequenas empresas

 Foto Luciano Belfort/ASN

As micro e pequenas empresas (MPE) continuam mantendo o fôlego e sustentando o saldo positivo de empregos no país. Levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, este ano, as MPE já criaram quase 710 mil vagas de trabalho, o que corresponde a aproximadamente 70% do total de empregos formais gerados no período (pouco mais de 1 milhão de vagas). O quadro é semelhante ao que já havia sido registrado nos primeiros semestres de 2021 e 2022.

SEBRAE

Prefeitura de Mossó

Avisem aos caminhoneiros. Prazo acaba dia 31

Os empresários individuais e microempreendedores individuais (MEI) que atuam no ramo do transporte autônomo de cargas e desejam atuar como MEI Caminhoneiro, poderão fazer esta opção até o dia 31 de janeiro. Para isso, eles deverão se formalizar como tal e indicar uma das ocupações permitidas para atuar nessa categoria: transportador autônomo de carga – municipal, transportador autônomo de carga intermunicipal, interestadual e internacional, transportador autônomo de carga – produtos perigosos e transportador autônomo de carga – mudanças.

Segundo a analista de Políticas Públicas do Sebrae Lillian CallafangeA maior diferença entre o MEI comum e o MEI Caminhoneiro é o faturamento e recolhimento de impostos. Para ser MEI, o empreendedor deve faturar até R$ 81 mil por ano, e recolher 5% de INSS sobre o salário-mínimo. Já o MEI Caminhoneiro pode faturar até R$ 251,6 mil ao ano. O valor mensal da contribuição previdenciária, porém, é maior: 12% sobre o salário-mínimo nacional.

SEBRAE

Gelo Camelo

Veto de Bolsonaro livra maioria das empresas brasileiras do custo do certificado digital

O Congresso Nacional manteve, na segunda-feira (19), o Veto nº 50/2020 da Lei 14.063, que extinguiu a obrigatoriedade da certificação digital para pessoas físicas e jurídicas, mantendo a exigência somente em situações muito específicas. A manutenção da decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, favorece os donos de micro e pequenos negócios, pois reduz custos e a burocracia no empreendedorismo.

O veto à obrigatoriedade da certificação digital e a sua manutenção foi uma das ações que o Sebrae defendeu para aumentar a competitividade e permitir que as micro e pequenas empresas continuem gerando trabalho e renda e sendo o motor da economia. “O Congresso Nacional acertou ao manter esse veto presidencial. Voltar com essa obrigatoriedade seria um retrocesso no processo de desburocratização que o Brasil vem adotando”, comemora o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Leia mais profundamente sobre o tema no site do Seabre – http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/congresso-mantem-veto-a-obrigatoriedade-da-certificacao-digital,9e6d98cd52ce8710VgnVCM100000d701210aRCRD

Com informações do Sebrae

Bazar Flor de Lis

Empresas excluídas do Simples têm até o fim do mês para voltar ao regime

Empreendedores que foram excluídos do Simples Nacional no ano passado têm até o final deste mês para regularizarem as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano.

Com informações do SebraeRN

Gelo Camelo

RN registra mais de 3 mil formalizações de MEI no bimestre

O número de formalizações como Microempreendedor Individual (MEI) chegou a 3.028 novas empresas entre janeiro e fevereiro. Os números são da Receita Federal e mostram a evolução dos negócios registrados nessa categoria jurídica entre as empresas optantes pelo Simples Nacional no estado. Com isso, o RN fechou o bimestre com 104.301 microempreendedores.

Com informações do SEBRAE RN

Bazar Flor de Lis

Novos dirigentes vão gerir o Sebrae no Rio Grande do Norte até 2022

Marcelo Queiroz promete fortalecer apoio às micro e pequenas empresas do RN

Marcelo Queiroz promete fortalecer apoio às micro e pequenas empresas do RN (Foto – Moraes Neto)

O Sebrae no Rio Grande do Norte empossou na manhã desta quarta-feira (16) os novos dirigentes que vão levar adiante o trabalho da instituição até 2022, em solenidade prestigiada por empresários, políticos e representantes do setor produtivo. Marcelo Fernandes de Queiroz assume a presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), no lugar de José Vieira, pelos próximos quatro anos.

A diretoria executiva formada pelos diretores  José Ferreira de Melo Neto (superintendente), João Hélio Cavalcanti (diretor técnico),  ambos reconduzidos para os respectivos cargos, e o diretor de Operações, Marcelo Saldanha Toscano.

(Com informações do SEBRAE/RN)

Prefeitura de Mossó

Empresários debatem “Energia Solar Fotovoltaica e suas Oportunidades”

01.08rnsolar2.Assessoria_Fiern

O SebraeRN, CTGas, e CDL Jovem promoveram a palestra “Energia Solar Fotovoltaica e suas Oportunidades”, na última terça-feira (31), no auditório do Sebrae-RN. O evento contou com o apoio do BNB e Sistema FIERN. Na ocasião, empresários foram atendidos pelo CTGAS-ER e pelo Banco do Nordeste para tirar dúvidas sobre aspectos técnicos e financiamento para instalação de Sistemas Fotovoltaicos.

Com informações do SEBRAE/RN

Gelo Camelo