Sebrae abre período de entrevistas para o seminário Empretec

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O Sebrae no Rio Grande do Norte abriu o período de entrevistas para os candidatos a integrar a última turma do Empretec em 2017. O seminário será realizado em Natal e programado para ocorrer entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro. As entrevistas prosseguem até o período de 21 a 23 de novembro. Os interessados em participar podem obter informações sobre o agendamento da entrevista pelo 0800 570 0800. Somente após a aprovação na seleção, o candidato poderá efetivar a inscrição para a capacitação. O Empretec é conhecido como uma das capacitações mais transformadoras e intensas oferecidas pelo Sebrae.

Ao todo, serão 60 horas de capacitação com atividades práticas, que ajudam o participante a identificar oportunidades, ter maior segurança nas tomadas de decisões e melhorar o desempenho profissional. O Empretec identifica, estimula e desenvolve o comportamento empreendedor, tendo como mote dinâmicas que ajudam os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos.

Durante seis dias, os empretecos – como são chamados os participantes – envolvem-se em jogos, exercícios e debates que os motivam a ter visão empreendedora, e que ajudam a aperfeiçoar habilidades de negociação e de gestão empresarial, dando mais segurança às decisões tomadas, bem como ter melhor planejamento, ampliando as chances de sucesso do negócio ou mesmo da carreira profisisonal.

Com informações do Sebrae RN

Sebrae promove grande evento no Holiday Inn a partir deste dia 10

Revista Deguste

Empresas do segmento de alimentos e bebidas, cosméticos, moda e energias de todo o Nordeste estarão reunidas em Natal, a partir da próxima quarta-feira (8), para negociar com grupos estrangeiros, durante a 19ª edição do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE). A expectativa é gerar um volume de negócios da ordem de R$ 25 milhões a partir do encontro e ampliar a base de exportação dos estados da região. O evento é promovido pelo Sebrae e Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (Fiern) com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e outros parceiros.

Estruturado em salões, onde ocorrem as rodadas de negócios, o encontro contará com 150 empresas da região que vão ofertar produtos e serviços para grandes grupos compradores. Nesta edição, participam das rodadas 76 compradores, a maioria – 70 deles – estrangeiros, vindo de diversos países, como África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, França, México, Moçambique, Nigéria, Peru, Rússia, Tanzânia,  além de Angola, Bélgica, Canadá, Itália, Kenia, China, Guatemala, Havai, Inglaterra, Panamá, Portugal, Arábia Saudita. Estão programadas quatro grandes rodadas de negócios, além de um salão só com rodadas virtuais, permitndo que os empreendedores poderão negociar virtualmente com compradores que não estarão presente no evento.

Além de produtos e serviços das áreas de energia e cosmético, o evento terá negociações com empresas do segmento de alimentos e bebidas. As empresas vão ofertar cachaças, chocolates, sucos, águas de coco, mel e polpa de frutas. Também haverá um salão especial para produtos orgânicos e fair trade (cafés, chás, polpas de frutas, mel, própolis vermelha e castanha). Já no setor de moda, participam do salão empresas que confecionam moda infantil, praia e fitness. O evento também reunirá empresas de despacho aduaneiro, operadores de carga, trading companies, comerciais exportadoras e demais prestadores de serviços internacionais.

O volume de agendamentos para negociações torna o EINNE o maior evento de aproximação comercial internacional da região e visa ampliar as exportações das nordestinas, por meio da promoção de contatos diretos compradores nacionais e estrangeiros com fornecedores situados no Nordeste.

Essa é a segunda vez que o EINNE é realizado no Rio Grande do Norte. Antes, o encontro ficava restrito ao eixo Ceará, Pernambuco e Bahia. Para o diretor de Operações do Sebrae no Rio Grande do Norte, Eduardo Viana, o evento representa uma oportunidade de o empresariado local, como de toda a região Nordeste, fortalecer a cultura exportadora. “O EINE favorece essa aproximação comercial entre as pequenas empresas participantes e compradores de todo o mundo em um mesmo local. Isso aumenta as chances de efetivar as negociações com projeções internacionais”, diz o diretor.

Decola Nordeste

Programado para ocorrer até o dia 10 no hotel Holiday Inn, o evento será aberto às 19h. Antes disso, às 14, será realizado o Decola Nordeste, um fórum de debates envolvendo os principais atores nacionais e regionais para discutir estratégias de desenvolvimento para região Nordeste, com foco no Comércio Exterior e atração de investimentos.

O objetivo do Decola Nordeste é propiciar a análise do ambiente macroeconômico e a relação do Nordeste com o cenário internacional, bem como fomentar o debate sobre o panorama atual e novas ações de estímulo às exportações e captação de investimentos no Nordeste, como forma de desenvolvimento regional.

O fórum integra a programação oficial do EINNE, que visa dar maior visibilidade aos produtos de pequenos negócios nordestinos no mercado internacional e, assim, incrementar não só as exportações do país, mas também aumentar a quantidade de empresas do Nordeste na base exportadora brasileira.

Com informações do SEBRAE/RN

Sebrae divulga dicas para empreender na aposentadoria

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Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que o empreendedorismo pode ser a solução para complementar a renda e o sustento da família após a aposentadoria. Pensando nesse público, o Sebrae promove, de 23 a 27 de outubro, o evento virtual Papo Negócio: Dicas para empreender na aposentadoria.

O convidado é Wilson Trevisan – empreendedor, coach e consultor de carreiras, mestre em Administração pela PUC-SP. Orienta clientes que tem como objetivo iniciar empreender. Em 2002, ele fundou o Clube do Empreendedor, uma organização de apoio a empreendedores. Também é fundador da +50, iniciativa que apoia profissionais com mais de 50 anos.

No dia 23, um vídeo com uma palestra de Wilson será publicado na página do Papo de Negócio. Ao longo da semana, internautas poderão enviar perguntas, que serão respondidas em um outro vídeo, no dia 27, no mesmo link.

SEBRAE 45 ANOS

O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

Serviço:
Papo de Negócio: dicas para empreender na aposentadoria

Convidado: Wilson Trevisan, empreendedor, coach e consultor de carreiras

Data: 23 a 27 de outubro

Link de acesso: www.sebrae.com.br/papodenegocio 

Alex Atala faz palestra hoje, 12 de outubro, na Festa do Boi, em Parnamirim

Revista Deguste
Alex Atala é o chef de cozinha mais conhecido do Brasil

Alex Atala é o chef de cozinha mais conhecido do Brasil

O chef e empresário paulista Alex Atala é a principal atração desta quinta-feira, 12, no Espaço Sebrae Terroir, na 55ª Festa do Boi, que segue até o próximo sábado, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Considerado um dos mais conceituados chefs do país, Atala fará palestra sobre o tema “O desenvolvimento da gastronomia brasileira com o uso de produtos terroir” – aqueles com forte identificação com o lugar onde são produzidos.
A programação começa a partir das 18h. Os ingressos para a palestra de Alex Atala custam R$150 por pessoa e podem ser comprados através do telefone 0800-570800. As vagas são limitadas em 400 participantes.

Self-service lidera negócios de alimentação fora do lar

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Self service salad bar with a variety of salads and side dishes

Self-service é o modelo de alimentação mais comum no mercado brasileiro

De cada dez restaurantes de pequeno porte no Brasil, seis adotam o sistema de atendimento self-service, ou comida por quilo, invenção tipicamente brasileira e bastante popular entre os consumidores. Este é um dos resultados de uma pesquisa nacional realizada pelo Sebrae sobre o perfil de pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar. O levantamento revela que 61% dos desses estabelecimentos trabalham como a modalidade de atendimento self-service em algum momento do dia, sendo que 47% atendem exclusivamente com esse tipo de serviço. Para o Sebrae, os números expressam a oferta de soluções práticas para o consumidor.

“O self-service está incorporado ao cotidiano do brasileiro, que recorre a restaurantes como alternativa prática, acessível e saudável para sua refeição principal. Também é uma solução rápida para quem trabalha e precisa almoçar fora de casa. É fácil de encontrar, há variedade de alimentos e o preço é um atrativo”, diz a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, ao comentar os dados da primeira Pesquisa Nacional de Alimentação Fora do Lar, apresentada na abertura do seminário O Sabor da Experiência: o mercado gastronômico e o futuro do consumo, nesta terça-feira (10), em Brasília.

Entre outros dados, a pesquisa aponta que restaurantes (33%) e lanchonetes (18%) somam 51% dos pequenos empreendimentos no segmento de alimentação fora do lar. Com relação ao cardápio, a maior parte dos estabelecimentos vende comida brasileira e tradicional (49%), alinhado ao perfil do consumo e do “gostinho brasileiro” por comida caseira. Outros 31% dos negócios atuam na produção de alimentos específicos ou de cozinhas segmentadas; 20% afirmam não atuar com uma cozinha específica; e 6% das micro e pequenas empresas comercializam alimentação saudável.

“É importante destacar que, por se tratar de um segmento bastante competitivo, os restaurantes devem estar atentos às necessidades e à satisfação dos clientes, cada vez mais exigentes, bem informados e seletivos. É estratégico garantir a qualidade do atendimento, diversificar o cardápio e focar sempre na melhoria da gestão”, explica Heloisa Menezes, para quem a pesquisa apresenta uma série de dados e informações, que possibilitam uma percepção ampliada e realista dos pequenos negócios de alimentação fora do lar.

Negócio familiar 

A pesquisa revela que as empresas são predominantemente familiares, de micro e pequeno porte. Um exemplo é a quantidade de funcionários presentes em todas as etapas da operação do negócio – 49% dos empreendimentos possuem de uma a cinco funcionários. Outros 22% têm de seis a dez funcionários; 16% têm entre 11 a 23 funcionários; e 5% informaram ter mais de 23% na linha de produção.

A maioria (96%) trabalha com loja própria e 86% dos entrevistados afirmaram ter apenas um negócio. Empreendedores com dois negócios somam 13%. Entre três e mais de cinco estabelecimentos são apenas 5%.

O levantamento aponta também que os negócios estão instalados, em sua maioria, em lojas físicas (64%). Em segundo lugar, com uma proporção bem menor (14%), estão empreendedores que trabalham em casa. Apenas 12% possuem loja virtual, sendo que somente 2% usam exclusivamente essa forma de comercialização, o que indica potencial para o crescimento do uso desse tipo ferramenta. Metade das empresas (49%) realiza entrega em domicílio (delivery). Dessas, a maior parte (72%) têm operação própria, sem terceirização.

Ministério da Integração aprova inclusão do RN à Rota do Cordeiro

Revista Deguste

O Rio Grande do Norte vai compor a Rota do Cordeiro, uma iniciativa que visa modernizar o arcabouço legal da atividade da ovinocaprinocultura no Brasil. A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional aprovou o pleito do Sebrae no Rio Grande do Norte para inserir o estado nas “Bases para o Plano Nacional de Desenvolvimento da Rota do Cordeiro”, cuja solenidade de lançamento ocorrerá dia 3 de outubro, em Brasília (DF). A inclusão vai contribuir para reconhecer a importância da atividade nas regiões envolvidas e direcionar recursos federais para fortalecer essa cadeia produtiva.

A Rota do Cordeiro faz parte da estratégia de promover atividades relevantes para a interiorização do desenvolvimento econômico, conforme a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), por meio do incentivo a cadeias produtivas e arranjos produtivos locais considerados estratégicos.

(Com informações do Sebrae/RN)

Presidente do Grupo Abril faz palestra em Natal

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Palestra de Walter Longo será na terça-feira, 15

Palestra de Walter Longo será na terça-feira, 15

Walter Longo, presidente do Grupo Abril, será uma das atrações da segunda edição do Seminário Desafios do Crescimento, que o Sebrae no Rio Grande do Norte promove no dia 15, no Hotel Holiday Inn da Salgado Filho. Ele vem a Natal falar sobre os principais elementos que tornam a gestão de uma empresa realmente efetiva. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet através do endereço http://www.rn.sebrae.com.br/loja/. Informações pelo 0800 570 0800.

Com informações do SEBRAE/RN

Design parar donos de bares e restaurantes

Revista Deguste

Ajudar donos de bares, restaurantes, cafés, docerias e lanchonetes a usar o design para tornar o negócio mais competitivo. Esse o principal objetivo do último módulo do programa Receita de Sucesso, que traz a palestra ‘Design para Pequenos Negócios de Alimentação Fora do Lar’. O programa é uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A capacitação será realizada na próxima segunda-feira (31), às 14h, na sede da Instituição, em Natal. As inscrições R$ 30,00 e podem ser feitas pelo 0800 570 0800.

Sebrae divulga relação dos projetos aprovados em edital Economia Criativa 2017

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32 projetos foram aprovados na terceira versão do Edital de Economia Criativa, que vai investir em forma de apoio a iniciativas culturais até R$ 250 mil. Foram 133 inscritos em processo de seleção feito pelo Sebrae RN.

A próxima etapa do edital, que é a fase de negociação das contrapartidas para implementação do projeto, começa nesta quarta-feira (19) e prossegue até o dia 21, começando com os segmentos de Editoração e Audiovisual. O resultado pode ser conferido no Portal do Sebrae (www.rn.sebrae.com.br) na seção Licitações e Editais.

Veja a lista dos projetos aprovados goo.gl/XeooBb

 

Curso ensina dono de negócio turístico a gerenciar redes sociais

Revista Deguste

Para ajudar proprietários de agências de viagens e de outros negócios turísticos a conquistarem um bom posicionamento nas mídias sociais, O Sebrae/RN promoverá o curso ‘Gestão de Mídias Sociais: Facebook e Instagram na Prática’, nos dias 1 e 2 de agosto.

O curso é resultado de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-RN) e está alinhado com as estratégias do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (Smart Destination).

A capacitação será realizada na sede do Sebrae, das 18h às 22h, e vai mostrar como os empresários podem utilizar as duas redes sociais para atrair o público desejado, vender os serviços e atingir bons resultados. A professora do curso será Marta Poggi, conhecida por ministrar cursos e palestras pelo Brasil a profissionais do segmento de turismo, abordando temas como marketing digital, tendências, mídias sociais e inovação. Atua como consultora do Sebrae e da Abav, além de atender a várias empresas e destinos turísticos nacionais e internacionais.

A inscrição custa R$ 70,00 (associado da Abav tem um desconto e paga apenas R$ 50,00) e pode ser feita pela internet no site www.iccabav.com.br/. Os interessados podem obter mais informações pelos telefones 84 3222-3125 e 99613-0111.