Moradora de Montanhas ganha concurso gastronômico do Senac RN

Compartilhe Viagens
Fernando Virgílio, diretor do Senac, entrega prêmio à vencedora do festival

Fernando Virgílio, diretor do Senac, entrega prêmio à vencedora do festival

Moradora do município de Montanhas, Stella Albuquerque (25 anos), foi a grande vencedora do Concurso Popular Gastronômico Cozinhando no Senac, que teve sua final ao vivo no Natal FestGourmet. O prêmio foi uma bolsa integral para o curso de Cozinheiro da Instituição.

Stella afirma que sempre gostou de cozinhar e que assumiu tal responsabilidade em casa aos 11 anos, cozinhando para seus quatro irmãos, tendo aprendido ao observar sua avó. Ela ficou sabendo do concurso após um amigo marcá-la em publicação de uma rede social.

“O meu amigo me marcou no último dia de mandar o vídeo de inscrição. Quando vi, eu corri para casa para ver o que tinha e elaborar a receita, que precisava ser própria. Eu não acreditei quando passei, quando eu ouvi que estava competindo com pessoas que já tinham uma certa técnica. Não esperava chegar na final, conseguir ganhar e estar vivendo isso é um sonho”, afirma a potiguar.

Trabalhando atualmente com encomenda de bolos e doces, Stella se prepara para morar na capital potiguar. “Sou fascinada pela arte da gastronomia. Quero aprender todas as técnicas, e, quando terminar o curso, fazer a graduação. Minha expectativa é um dia ter um restaurante e ser uma chef”, ressalta.

Para Stella, o segredo é observar e praticar. “Acho que tudo vem da prática, de você ter interesse em estar experimentando, estar aprendendo. O pouco que eu desenvolvi no concurso foi através do observar e absorver críticas de outros profissionais, isso é muito importante”, disse a ganhadora.

João Carlos, de 33 anos, ficou com o segundo lugar e ganhou uma bolsa integral no curso de Confeitaria do Senac. Ele também ressalta suas novas perspectivas. “Participar desse concurso me deu mais autoestima e confiança. O curso vai me ajudar na parte profissional e me dar novas habilidades para o trabalho que eu faço, além de me proporcionar poder fazer um dinheiro extra”, conta.

O Concurso Popular Gastronômico Cozinhando no Senac tinha como objetivo incentivar aspirantes a cozinheiros, e foi dividido em quatro etapas Avaliação do Vídeo de Inscrição e Apresentação de Prato, no Senac; e Apresentação de Risoto de Camarão e Caixa Surpresa, no Natal Fest Gourmet.

A ação integrou a programação do Natal Fest Gourmet, evento que abriu as comemorações do Natal em Natal, realizado na praça Augusto Severo, na Ribeira, entre os dias 02 e 04 de novembro.

Fernando Pedroza recebe Unidade Móvel de Moda e Beleza do Senac

Revista Deguste

Área Interna - Unidade Móvel de Moda e Beleza

Até dezembro, o município de Fernando Pedroza, localizado na microrregião de Angicos, contará com cursos da Unidade Móvel de Moda e Beleza do Senac.  A ação do Sistema Fecomércio RN beneficiará 60 pessoas com treinamentos gratuitos de Manicure e Pedicure, Corte de Cabelo: Tendências Atuais, Design de Sobrancelhas e Penteados para Festa.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou que o Programa Senac Móvel tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino profissional. “Com essa iniciativa levamos oportunidades de capacitação e geração de renda para pessoas que querem se aperfeiçoar e empreender. São cursos rápidos e que permitem aos alunos um conhecimento prático, com a qualidade dos profissionais do Senac”, afirmou Queiroz.

Montada sobre uma carreta de 14 metros de comprimento por 4 metros de altura e 2,6 metros de largura, a unidade móvel do Senac está equipada para reproduzir internamente o ambiente real de trabalho de um salão de beleza. 

No Rio Grande do Norte, além de Moda e Beleza, a Instituição também conta com Unidades Móveis nas áreas de Informática e Gestão e Turismo e Hotelaria.

Seminário debaterá Educação Profissional no RN

Compartilhe Viagens

O 2º Seminário de Educação Profissional do RN será realizado entre os dias 24 e 25 de outubro, no Holiday Inn Natal Hotel. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com Senai, Sebrae, Senar, Sest/Senat, UnP, IFRN e Governo do Estado.

 O 2º Seminário de Educação Profissional do RN é uma das ações do Fórum de Educação Profissional RN, grupo formado por organizações públicas, privadas e Sistema S, para discussão de uma agenda permanente de diálogo entre educação e trabalho.

Senac lança concurso popular de gastronomia

Revista Deguste
058de22c6c1033fb9e16734d0d02bf416225abffeed9ad10e997e4bba1bf7452
Com o objetivo de incentivar aspirantes a cozinheiros, o Senac RN abriu inscrições para o Concurso Popular de Gastronomia: Cozinhando no Senac. A ação integra a programação do Natal Fest Gourmet, evento que abrirá as comemorações do Natal em Natal.
Até o dia 24 de outubro, as inscrições podem ser realizadas via Internet, através do e-mail cozinhandonosenac@rn.senac.br. Os interessados devem enviar ficha de inscrição; link para acesso a um vídeo de até cinco minutos, onde apresente um prato principal de sua autoria, e explique o motivo pelo qual quer ser um cozinheiro; bem como encaminhar ficha técnica ou receita do prato desenvolvido.
Após triagem de uma comissão técnica, serão selecionados 10 candidatos, com idade mínima de 18 anos. Não é necessário ter experiência profissional na área.
O Regulamento com todos os detalhes e Ficha de Inscrição estão disponíveis neste link.
O concurso será dividido em quatro etapas: Avaliação do Vídeo de Inscrição e Apresentação de Prato, no Senac; e Apresentação de Risoto de Camarão e Caixa Surpresa, no Natal Fest Gourmet.
O primeiro e o segundo colocados serão premiados com bolsa integral para os cursos de Cozinheiro e Técnicas de Confeitaria, respectivamente. Já o terceiro e quarto lugares, serão premiados com um kit de livros da Editora Senac.
Saiba Mais – O Natal Fest Gourmet será realizado na praça Augusto Severo, na Ribeira, com uma programação que celebrará a culinária potiguar de forma acessível ao público.
O evento contará com praça gastronômica, serviço de restaurantes e menus especiais, concursos, palestras, oficinas na Arena Senac de Gastronomia e exposição de produtos gastronômicos. Completam a programação os shows musicais e uma galeria de arte com exposição de 30 trabalhos de 15 artistas visuais, sob a curadoria de Vatenor Oliveira.

Senac lança workshop de Planejamento e Gestão de Mídias Sociais

Compartilhe Viagens

O Senac RN promove um novo workshop na área de mídias sociais, voltado aos profissionais que já atuam gerindo mídias sociais ou que tem interesse neste mercado. Durante as 15h de aula, serão apresentados conceitos básicos sobre as mídias sociais, o cenário mundial e local, planejamento, criação de conteúdo, monitoramento, métricas e desafios.

O curso contará com atividades práticas, facilitando o aprendizado e auxiliando os alunos em suas atividades profissionais. As aulas serão realizadas em laboratório de informática, não havendo assim necessidade dos alunos levarem seus notebooks ou tablets.

Para realizar matrícula, os interessados devem dirigir-se a unidade do Senac RN mais próxima com os documentos exigidos (RG, CPF e comprovante de residência).

Workshop: Planejamento e Gestão de Mídias Sociais

Data: 27 a 31 de março
Horário: das 19h às 22h
Local: Senac Zona Sul
Investimento: R$ 140 (3x de R$46,66 nos cartões de crédito Hipercard, Visa e Mastercard)
Pré-requisitos: Ensino médio completo, idade mínima de 18 anos, com conhecimentos básicos de informática e internet.

Confira os tópicos do curso:

Conhecer – A internet e as mídias sociais no mundo: a hora e a vez do consumidor;
Planejar – Planejamento e estratégia em mídias sociais;
Executar – E então, como colocar em prática?
Mensurar – Análise de resultados.

Senac ensina inglês, francês, italiano, alemão, espanhol e libras

Revista Deguste

O Senac RN abriu matrículas para os cursos de inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e libras, nos municípios de Natal, Macaíba, Mossoró e Assú. Até o dia 13 de janeiro, os alunos ganharão desconto de 15% no valor do semestre, na matrícula ou rematrícula.

Através do telefone (84) 4005-1000 os interessados poderão obter informações detalhadas sobre os níveis ofertados e descontos disponíveis.

SENAC promove cursos em Jardim do Seridó

Compartilhe Viagens

O gerente de Desenvolvimento Educacional do Senac, Rômulo Campos, visita a Jardim do Seridó para apresentar os cursos profissionalizantes que acontecerão através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) no município. 

Os cursos: Operador de Computador, Recepcionista, Promotor de vendas e Monitor de Recreação. A previsão do início das aulas é para o próximo mês de novembro”, adiantou o gerente do SENAC/RN.

 

Estudantes do Senai e Senac competem em Olimpíada do Conhecimento

Revista Deguste

Noventa e seis jovens potiguares com melhor desempenho em suas formações no Senai (indústria) e no Senac (comércio e serviços) participam, a partir de segunda-feira (12), da etapa regional 2013 da Olimpíada do Conhecimento. Aberto ao público a partir da terça até sexta-feira, o evento deve receber em torno de 3 mil pessoas por dia, no Centro de Convenções de Natal.

Senac inaugura nova sede em Parnamirim

Compartilhe Viagens
Nova sede do Senac em Parnamirim

Nova sede do Senac em Parnamirim

O Senac inaugura hoje sua nova sede no município de Parnamirim. Na ocasião, será realizada uma cerimônia, às 19h, com a presença de autoridades locais, empresários e imprensa. Localizada nas proximidades da BR 101, a nova estrutura permitirá que o número de vagas oferecidas anualmente pela instituição no município duplique, chegando a cerca de quatro mil em 2013.O Presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Fernandes de Queiroz, explica que, a partir do crescimento do município de Parnamirim e expansão das atividades do Senac, fez-se necessário a identificação de um novo prédio para abrigar a sede da instituição na cidade. “Nos últimos quatro anos, aproximadamente cinco mil pessoas foram beneficiadas por meio da atuação do Senac em Parnamirim. Porém, somente para 2013, nossa expectativa é atender quatro mil pessoas, o que revela a pujança e compromisso do Sistema Fecomércio RN. O Senac é a face visível do trabalho e do investimento dos empresários do Comércio e dos Serviços do Rio Grande do Norte na qualificação de nossa mão de obra e nunca é demais lembrar que este trabalho tem reflexos diretos e imediatos na evolução do nosso segmento e de toda a economia do estado”, afirma Marcelo Queiroz.

Senac reuniu imprensa em café da manhã no Mangai para lançar nova marca

Revista Deguste

O Senac reuniu a imprensa para um café da manhã terça-feira, no Mangai, para apresentar sua nova marca, com um layout pensado para reforçar o compromisso da instituição com a qualidade da prestação do seu serviço: formar profissionais especializados nas várias áreas do comércio e serviços no Brasil.

Em Natal, a presença do Senac é fundamental. Na área de gastronomia, o Senac forma os principais cozinheiros, maîtres, barmen(s) e garçons do mercado, através do curso do seu Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.

Helder Cavalcanti e Marcelo Queiroz

Diretor do Senac, Helder Cavalcanti, e o presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz

A  apresentação da nova marca foi conduzida pelo presidente da Federação do Comércio no RN, Marcelo Queiroz, e pelo diretor do Senac, Helder Cavalcanti.

Nova marca do Senac

 

Fotos de Morais Neto