SENAR/RN abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

Estão abertas as inscrições para 75 vagas nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Zootecnia e em Agronegócio oferecidos gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, na forma subsequente e na modalidade a distância.  O curso Técnico em Zootecnia será ofertado nos polos Jucurutu e Pau dos Ferros. Já para os interessados no curso técnico em Agronegócio, as vagas são para o polo São Paulo do Potengi.  Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação, com diploma válido nacionalmente. Antes de fazer a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente. Embora o curso seja a distância, o candidato deve indicar um dos polos de ensino para participar das atividades práticas.

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://etec.senar.org.br/processo-seletivo  das 16h de 26 de maio até às 23h59min do dia 10 de julho. A seleção consiste na análise do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, do Histórico Escolar ou documento oficial equivalente e dos documentos definidos para a comprovação do público prioritário.

Gelo Camelo

José Vieira, da Agricultura, também é contra aumento de impostos

Zé Vieira é presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN),

NOTA OFICIAL

A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (FAERN), na atribuição de entidade representativa do setor agropecuário potiguar, vem a público manifestar seu posicionamento acerca da proposta do Governo do RN de aumento da alíquota básica do ICMS. A medida encaminhada à Assembleia Legislativa do RN, por meio de projeto de lei, altera a alíquota do ICMS no estado de 18% para 20% a partir de 2023.

O posicionamento da FAERN está alinhado com as demais classes produtivas, sendo contrária ao aumento da alíquota, que aprovada, deve gerar impactos na oferta e no acesso aos produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, atingindo, principalmente, as pessoas de menor poder aquisitivo, como também inviabilizando outras cadeias.

Considerando o atual cenário socioeconômico, sabemos que é imprescindível que o Governo do RN reorganize as contas, mas há alternativas como a reorganização estrutural e otimização da qualidade dos gastos públicos.  É valoroso que as propostas econômicas adotadas estejam ao encontro dos setores produtivos, com discussão de medidas efetivas que não impliquem na elevação de impostos. Neste momento é preciso pensar em mais estímulos para o crescimento da economia potiguar.

José Álvares Vieira

Presidente da FAERN

Bazar Flor de Lis

Inscrições para 100 vagas de cursos técnicos gratuitos

Estão abertas as inscrições para 100 vagas nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Zootecnia, Agronegócio e Fruticultura oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, na forma subsequente e na modalidade a distância (60% online e 40% presencial).  O curso Técnico em Zootecnia será ofertado nos polos Afonso Bezerra e Lajes. Já para os interessados no curso técnico em Fruticultura, as vagas são para o polo São Paulo do Potengi. No polo Mossoró será ofertado o curso técnico em Agronegócio.  Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação, com diploma válido nacionalmente. Antes de fazer a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente. Embora o curso seja a distância, o candidato deve indicar um dos polos de ensino para participar das atividades práticas.

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://etec.senar.org.br/processo-seletivo  das 16h00 de 25 de novembro de 2022 até às 23h59min do dia 19 de janeiro de 2023. A seleção consiste na análise do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, do Histórico Escolar ou documento oficial equivalente e dos documentos definidos para a comprovação do público prioritário.

Prefeitura de Mossó

170 vagas para Apodi, Jucurutu, Santo Antônio, São P. do Potengi, Mossoró e Afonso Bezerra

Estão abertas as inscrições para 170 vagas nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Zootecnia, Agronegócio e Fruticultura oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, na forma subsequente e na modalidade a distância (60% online e 40% presencial).

O curso Técnico em Zootecnia será ofertado nos seguintes polos: Apodi, Jucurutu, Santo Antônio e São Paulo do Potengi. Já para os interessados no curso técnico em Fruticultura, as vagas são para os polos Mossoró e Afonso Bezerra.

No pólo Pau dos Ferros será ofertado o curso técnico em Agronegócio. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação, com diploma válido nacionalmente. Antes de fazer a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente. Embora o curso seja a distância, o candidato deve indicar um dos polos de ensino para participar das atividades práticas.

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://www.senar.org.br/etec de 31 de maio de 2022 até às 23h59min do dia 29 de junho de 2022. A seleção consiste na análise do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, do Histórico Escolar ou documento oficial equivalente e dos documentos definidos para a comprovação do público prioritário.

Gelo Camelo

Uma moto para o 1º, um notebook para o 2ª e um celular e para o 3º lugar

O Sistema CNA/Senar divulgou na segunda (11), os três causos vencedores do concurso Prosa de Porteira. A cerimônia de premiação dos ganhadores será realizada no dia 18 de abril.

O objetivo da ação é incentivar os costumes do campo para a cultura popular brasileira.

As premiações são uma moto para o primeiro colocado, um notebook para o segundo e um celular smartphone para o terceiro lugar.

Conheça os vencedores:

1º lugar – Nem um nem outro (Bahia)
2º lugar – O coroinha (Rio Grande do Norte)
3º lugar – A mulher fantasma (Ceará)

Todas as histórias inscritas no site prosadeporteira.com.br passaram por etapas classificatórias e eliminatórias como o envio dos vídeos, cadastro, análise de comissão organizadora e votação popular. Do total de 300.816 mil votos populares, o causo ‘Nem um nem outro’ recebeu 153.413 votos. Já ‘O coroinha’ foi votado 128.457 vezes e ‘A mulher fantasma’ recebeu 7.063 votos do público.

Bazar Flor de Lis

NOTA DE PESAR

A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca lamentou o falecimento do empresário Anderson Abreu Júnior, agropecuarista que fundou a Abreu Imóveis.

“NOTA DE PESAR

A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RN), em nome do setor rural potiguar, comunicam com extremo pesar o falecimento do empresário Anderson Abreu Junior, aos 88 anos. Natural do município de Assu, o agropecuarista também trilhou carreira de empresário de sucesso em Natal à frente da Abreu Imóveis.

Com nossa eterna gratidão e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, externamos nossos sinceros sentimentos e pesar por esta perda, desejando toda a nossa solidariedade à família e aos amigos.

Descanse em paz, Anderson Abreu!

Sistema Faern/Senar”

Prefeitura de Mossó

Cristiane Dantas propõe cursos de formação profissional para agricultores

Cristiane Dantas é deputada do Solidariedade RN

A deputada Cristiane Dantas (Solidariedade) está propondo, através de requerimento, que a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN), viabilize cursos  de  formação  profissional  e  promoção  social  para  as  famílias  residentes  na  zona  Rural  do município de Itaú. Sua solicitação é para que os cursos sejam viabilizados através do Senar (Serviço  Nacional  de  Aprendizagem  Rural  no  Rio  Grande  do  Norte).

“Esse trabalho é de grande relevância e tem o intuito de  melhorar  a renda  das  famílias  rurais, beneficiando os que  sobrevivem da agricultura no município de Itaú”, afirmou a parlamentar.

O  Senar  é  uma  instituição  de  direito  privado,  estruturado  sob  a  forma  de  sociedade  civil sem fins lucrativos e vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e às Federações de Agricultura Estaduais. No RN está vinculado a FAERN (Federação  da  Agricultura,  Pecuária  e  Pesca).

Com informações da Assembleia Legislativa do RN

Gelo Camelo

Presidente da FAERN explica que entidade atenderá produtores rurais via celular e internet

José Vieira representa a Agricultura no RN

José Vieira representa a Agricultura, Pecuária e a Pesca no RN

A Federação da Agricultura, Pecuária e da Pesca do Estado do Rio Grande do Norte – FAERN e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Rio Grande do Norte – SENAR-AR/RN, suspenderão todas as suas atividades por tempo indeterminado, à partir do dia 23, segunda-feira. Neste período toda a nossa equipe trabalhará em sistema de home office.
Todos os nossos funcionários estarão disponíveis das 8 às 17h por celular ou e-mail, para dar suporte aos produtores rurais neste momento crítico.
A suspensão das atividades se faz necessária em decorrência do decreto de emergência publicado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, para evitar a propagação da Covid-19.
O retorno das atividades será reavaliado a qualquer tempo.
José Álvares Vieira
Presidente do Sistema FAERN/SENAR

Bazar Flor de Lis