Lula vai viajar de novo. Sábado estará em Letícia

Foto: Ricardo Stuckert

A convite do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva realiza neste sábado (8/7) visita a Letícia (Colômbia), onde participará do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano.

A programação da reunião compreende, nos dias 5, 6 e 7, painéis sobre diversos temas relacionados à Amazônia com especialistas, pesquisadores, representantes dos povos indígenas e da sociedade civil, assim como de entidades que prestam cooperação internacional da região. Na manhã do dia 8, os resultados das discussões serão apresentados aos Presidentes do Brasil e da Colômbia.

Também em Letícia, estão em curso negociações entre os oito países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) sobre declaração conjunta a ser adotada por ocasião da Cúpula da Amazônia – IV Reunião dos Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica, que será organizada pelo governo brasileiro em Belém do Pará, em 8 e 9 de agosto próximo.

Palácio do Planalto

Prefeitura de Mossó

Regras para viagens aéreas de crianças e adolescentes desacompanhados

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mantêm resoluções disciplinando o transporte de menores desacompanhados tanto para viagens nacionais, quanto internacionais.

É essencial que primeiro os responsáveis legais verifiquem se a companhia aérea oferece o transporte de menor desacompanhado, já que a maioria delas não transportam crianças menores que oito anos, e nem transportam menores em voos com conexão.

Depois de checadas as restrições próprias de cada empresa de aviação, o interessado deve consultar as diretrizes do CNJ.

Resolução nº 295/2019 dispõe sobre a autorização de viagem nacional para crianças e adolescentes e determina em seu artigo 1º que “nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial”. As exceções incluem quando o menor viajar para cidades vizinhas no mesmo estado ou na região metropolitana de sua residência.


Além disso, a viagem nacional é permitida se o menor estiver acompanhado de parente de até terceiro grau (com documento comprovando o parentesco), ou com maior de idade, autorizado por responsável, por meio de documento reconhecido, o que inclui o transporte acompanhado por funcionário designado da companhia aérea.

Para adolescentes com idade de 16 a 18 anos incompletos é permitido o livre trânsito no território nacional sem autorização judicial ou acompanhado dos pais ou responsável.

Quando se trata de viagem internacional, as regras ficam mais rígidas, e são regidas pela Resolução nº 131/2011. A criança ou adolescente precisa estar acompanhado de ambos os pais ou com autorização com firma reconhecida de um deles. Caso esteja desacompanhado dos pais, o responsável designado tem que ter autorização também de ambos. Em outros casos o menor precisa de uma decisão judicial autorizando a viagem.

Para mais informações, o Juizado do Aeroporto está disponível através do Juizapp, atendimento via WhatsApp, pelo número (84) 98726-4484, ou diretamente no Aeroporto Internacional Aluízio Alves.

Com informações do TJRN

Gelo Camelo

Compartilhe Viagens sorteia duas diárias na belíssima Pousada Pedra Grande

O blog Compartilhe Viagens (@compviagens), da jornalista Karla Larissa (@karlalarissa) vai sortear entre seus leitores duas diárias na belíssima Pousada Pedra Grande (@PPedraGrande), em Monte das Gameleiras, para comemorar seis meses de funcionamento.

Uma dessas diárias será sorteada entre os muitos amigos do blog que enviam posts para publicação contando sobre suas experiências em viagens pelo mundo.

O sorteio será dia 28 deste mês. Quem quiser enviar relatos de viagens para concorrer, ainda dá tempo. O endereço do blog é www.compartilheviagens.com.br

 

Pousada Pedra Grande em Monte das Gameleiras

Pousada Pedra Grande fica em Monte das Gameleiras, interior do Rio Grande do Norte

A outra diária será sorteada também entre os leitores. Todo o regulamento do sorteio está no blog. Veja a beleza da Pousada Pedra Grande no site da Revista Deguste (@revistadeguste) – http://www.revistadeguste.com/noticia/435

 

Bazar Flor de Lis