Quase 5 mil eliminados no 1º dia de prova

Quase cinco mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram eliminados no primeiro dia de provas, neste domingo (3/11). A informação foi repassada pelo Ministério da Educação (MEC) em coletiva de balanço após o fim da aplicação do exame.

Os motivos que levaram à eliminação de inscritos envolvem:

– tentar deixar o local de prova com o caderno de respostas antes dos 30 minutos finais;
-portar equipamento eletrônico;
-ausentar-se antes do horário mínimo permitido;
-utilizar materiais impressos de apoio/consulta; ou
não atender orientação dos fiscais.

96 FM

Prefeitura de Mossó

Avisem aos prefeitos

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou o envio, aos prefeitos do Rio Grande do Norte, de uma recomendação para que providenciem, até o fim deste ano, a prestação de contas de todos os recursos utilizados em 2024 por meio da plataforma Transferegov.br. O objetivo principal é garantir a transparência e a eficácia na aplicação das verbas das chamadas ‘emendas PIX’.

O documento requer, ainda, o fornecimento imediato dos dados das contas bancárias específicas abertas para a movimentação dos recursos dessas emendas, bem como as informações detalhadas sobre o valor total recebido e a destinação prevista.

Anuncie aqui

Sesc em Currais Novos com exames gratuitos e biblioteca móvel

O Sesc RN estaciona em Currais Novos/RN nesta semana para oferecer atividades de saúde e cultura gratuitas à população. A unidade móvel Sesc Saúde Mulher será inaugurada na avenida Teotônio Freire, ao lado da rodoviária, nesta terça-feira, 05, às 18h30. Já a carreta do BiblioSesc atuará de forma itinerante pela cidade, como parte da Feira Literária de Currais Novos (Flic).

O Sesc RN tem a previsão de realizar 2.200 atendimentos gratuitos de saúde nas próximas semanas em Currais Novos, sendo 600 exames preventivos (para mulheres de 25 a 64 anos) e 600 mamografias (para mulheres de 50 a 69 anos). Além disso, a equipe técnica pretende beneficiar 1.000 pessoas com ações educativas em saúde.

Gelo Camelo

Nilda planeja ações na Assistência após consultoria apontar que 40% da população de Parnamirim vive na pobreza

A prefeita eleita de Parnamirim, Professora Nilda (Solidariedade), se reuniu com Francisco Touchê, consultor em Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e ex-presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas-RN). Representantes da coordenação da equipe de transição também estiveram presentes.

Na reunião, foram discutidos os principais indicadores relacionados à execução da política de assistência social em Parnamirim. Os dados servirão de base para a elaboração de um planejamento para os 100 primeiros dias da nova gestão, que tomará posse em 1º de janeiro de 2025.

Francisco Touchê apresentou que quase 40% da população de Parnamirim está em situação de pobreza. Além disso, nenhum dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município conquistou, em 2023, conceito máximo na avaliação de qualidade realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Outro dado é que, em virtude da desatualização de dados e limitado acompanhamento sociofamiliar, a Prefeitura de Parnamirim deixou de arrecadar mais de R$ 2 milhões nos últimos quatro anos em recursos federais para melhoria da gestão da assistência social.

Após a reunião, a prefeita eleita enfatizou a importância da consultoria e a reunião dos dados para subsidiar o trabalho da equipe de transição. Ela enfatizou que a melhoria das condições de trabalho e o cofinanciamento da política de assistência social serão uma de suas prioridades durante o mandato.

Vitallis

Estão abertas as inscrições para o Circuito de Restaurantes do Festival Gastronômico de Caicó 2024

Fotos: Isaac Silva

O Festival Gastronômico de Caicó chega a sua segunda edição tendo como propósitos a valorização da gastronomia local e regional, o aprimoramento e aperfeiçoamento de técnicas e o incentivo à competitividade, resultando em uma troca rica de culturas, experiencias, diversidades, saberes e sabores.

Caicó é uma cidade turística reconhecida como a terra da carne de sol, do queijo, do bordado, do Carnaval, da Festa de Sant’Ana e de muitos outros atrativos. O evento é uma realização da Agência Referência, com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal e apoio do Sebrae, FESPEG, UnP e Sistema Fecomércio RN, SESC e SENAC.

A primeira programação do Festival Gastronômico de Caicó será o Circuito de Restaurantes, que acontecerá de 7 a 17 de novembro de 2024, em estabelecimentos inscritos. “Qualquer estabelecimento de alimentação localizado em Caicó pode se inscrever no Festival: restaurantes, bares, lanchonetes, hamburguerias, espetinhos, pizzarias, docerias, sorveterias e muitos outros”, explica Diego Vale, diretor do evento gastronômico.

A Comissão Organizadora definiu que os pratos elaborados para o Circuito de Restaurantes devem conter, obrigatoriamente, três ingredientes base: carne de sol, um dos queijos tradicionais de Caicó (queijo de coalho e/ou queijo de manteiga) e um terceiro ingrediente característico do Rio Grande do Norte.

“Lançaremos próxima semana o roteiro estabelecimentos inscritos no Festival. Os clientes que consumirem os pratos votarão para eleger as melhores criações nas categorias entrada, prato principal e sobremesa”, destaca Raildon Lucena, produtor do Festival.

Entre as novidades para esse ano está a votação virtual e que os estabelecimentos participantes ganharão consultoria em mídias sociais. O regulamento e detalhes da programação do Festival estão disponíveis em: instagram.com/festivalgastronomicodecaico

Prefeitura de Mossó

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

O funcionário de uma empresa de Baixa Grande do Ribeirão, município do Piauí, confessou ter desviado R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho, conhecido jogo de azar.

O indivíduo, que não teve a identidade revelada, está sendo investigado por furto qualificado e associação criminosa. Ele revelou, em depoimento prestado na sexta-feira, 1º, nomes de outras pessoas que também teriam participado da ação.

Estadão

Gelo Camelo

Governo criou ’filiais’ do Ministério da Cultura e as deu a petistas para ‘defesa da democracia’

Escritórios regionais em 26 Estados contam com mais de 80 cargos comissionados, integram estrutura que era promessa de campanha de Lula e influenciam o que o presidente chamou de ‘meus comitês de cultura’; em nota, a pasta diz que seleciona servidores por ‘análise da experiência dos profissionais no setor cultural’ e que filiação partidária ‘não é requisito’.

Os escritórios, criados no início do ano passado, têm por atribuição influenciar a escolha das Organizações Governamentais (ONGs) que formam os comitês de cultura dos Estados. Esses comitês fazem parte de uma política nacional que, em dois anos, vai repassar R$ 58,8 milhões para difusão cultural.

Estadão

Bazar Flor de Lis

Governo Lula com medo, diz Folha de São Paulo

Lula e o atual presidente americano, Biden, em foto de Kevin Lamarque – 14.jun.24/Reuters

A Folha de São Paulo está dizendo em manchete que integrantes do governo brasileiro estão apreensivos com um retorno de Donald Trump à Casa Branca e se preparam para o que um interlocutor descreveu como um “maior potencial de conflito”. A lista de preocupações inclui agenda climática, Venezuela, Elon Musk e as articulações internacionais de extrema direita.

Folha

Vitallis