
A notícia está na Revista VEJA: a redução do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de 3% para 2% em Balneário Camboriú, válida entre 10 de fevereiro e 30 de abril de 2025, deve impulsionar o volume de escrituras e movimentar o mercado imobiliário da cidade, que há quase três anos lidera o ranking do metro quadrado mais valorizado do Brasil.
A medida visa incentivar a regularização de imóveis. No mesmo período de 2024, o município arrecadou 34,5 milhões de reais com o imposto e a expectativa é que, com a redução, a arrecadação aumente em 30%, chegando a quase 45 milhões reais.
“Esse desconto é muito bom porque incentiva o proprietário a escriturar o imóvel. Muitas pessoas que compram de construtoras acabam adiando esse processo e, com a redução da alíquota, têm um estímulo financeiro significativo, especialmente em transações milionárias. O município também se beneficia, pois arrecada mais e, com isso, pode investir em segurança, infraestrutura e saneamento”, diz Bruno Cassola, especialista em mercado imobiliário de alto padrão.