Confira íntegra do discurso de posse do prefeito Allyson de Mossoró

Bazar Flor de Lis
Allyson (o Menino Pobrezinho do Chafariz) conseguiu vencer uma das oligarquias mais poderosas do RN

Discurso do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, na cerimônia de posse, na noite de sexta-feira (1º de janeiro de 2021), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado:

“Boa noite, Mossoró!

A honra, a glória e o louvor ao nosso Deus.

Me permita quebrar aqui o protocolo, antes de saudar as autoridades.

Saudar o povo da cidade de Mossoró que me faz chegar até aqui.

Muito obrigado, meu povo.

Eu quero aqui cumprimentar as autoridades: excelentíssimo senhor presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim; meu vice-prefeito, Fernandinho; a senhora segunda-secretária, vereadora Marleide; o primeiro-secretário, vereador Marckuty da Maísa; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, dra. Bárbara Paloma; a reitora da UERN, Fátima Raquel e ao senhor Stênio, da CDL.

Eu quero aqui, nesse momento, cumprimentar o meu pai, José Américo da Silva. Cumprimentar a minha mãe, Maria das Neves da Silva. Cumprimentar meus irmãos que estão aqui: Max e Ana Elise. E a primeira-dama do município de Mossoró, minha esposa Cinthia Raquel.

Eu quero cumprimentar todos os secretários que nós escolhemos para essa grande missão. Eu quero cumprimentar toda a nossa equipe, que juntos trilhamos esse longo caminho até a chegada aqui. Muito obrigado.

Meus senhores, minhas senhoras,

Mossoró inicia hoje um novo tempo. Um tempo de esperança, transformação e avanços.

Vivemos um momento histórico: o povo, enfim, chega à Prefeitura de Mossoró, representado por um filho de agricultor, nascido e criado na zona rural, que vai representar cada um do povo da cidade de Mossoró na Prefeitura.

Hoje, tomamos posse como prefeito de Mossoró, a cidade mais importante do interior do Rio Grande do Norte e uma das principais da região nordeste do Brasil. O sentimento é de gratidão e de imensa responsabilidade. Ao povo mossoroense, muito obrigado pela confiança e por me fazer o prefeito mais jovem da história recente desta cidade.

Este momento coroa a vontade do povo mossoroense; vontade expressa na histórica eleição de 15 de novembro de 2020. Esta ocasião representa, também, a realização de um sonho. Sonho de servir ao meu povo; sonho de transformar vidas.

Sonho que foi abraçado por milhares de mossoroenses. Sonho iniciado ainda no sítio Chafariz, zona rural de Mossoró, onde eu tenho o maior orgulho e me sinto honrado em ter sido criado. Um menino filho de José e de Maria, que morava em uma casa de taipa e que onde estudou pela primeira vez, foi em uma creche também de barro; que trabalhava na roça para ajudar o seu pai; que para avançar os estudos enfrentava o sol e a poeira em cima de um pau de arara para estudar na cidade grande; que o seu primeiro emprego foi no comércio e que sempre estudou na escola e na universidade pública; e que sempre acreditou que a educação iria transformar a sua vida e de sua família.

Apesar de todas as dificuldades comuns a todas as famílias, pobres como a minha, e por sinal tenho o maior orgulho de ser filho e neto de famílias que são bem pobrezinhas, mas que são reconhecidas pela sua honestidade e pelo seu valor, sempre fui movido por desafios.

Sonhei, lutei, acreditei, me formei engenheiro, fiz mestrado, passei em um concurso aos 20 anos para ser servidor público federal, e logo em seguida fui eleito pelos meus colegas servidores da Ufersa para representá-los no sindicato, e vi, na política, a oportunidade de lutar por direitos e melhorar a vida das pessoas.

Em 2018, percorri todas as regiões do estado em uma campanha surpreendente. Tive a honra de ser eleito Deputado Estadual do Rio Grande do Norte para defender os interesses do povo na Assembleia Legislativa: a casa legislativa mais importante do Estado.

Em 2020, ousamos novamente, e atendendo a um chamado do povo, que estava desiludido, com décadas de gestões atrasadas, que parou no tempo, que não dava mais a resposta que o povo tanto precisava, decidimos topar o desafio de enfrentar uma eleição contra uma oligarquia. Decidimos ir contra o improvável, decidimos enfrentar o impossível.

Fizemos uma campanha linda e cada um de vocês participou disso. Campanha com os pés no chão, ao lado do povo, da dona de casa, do pai de família, do agricultor, do jovem e também da criança, que nos abraçava e que nos dava força para a gente seguir todo santo dia essa nossa caminhada. Ao lado daqueles que acreditaram na Mossoró das oportunidades, na Mossoró da educação transformadora e acessível a todos, na Mossoró que permite aos seus cidadãos ter acesso a serviços de saúde de vergonha.

Os mossoroenses que confiaram em nosso nome fizeram história e passaram a contar esse novo e importante capítulo a partir de hoje. Na Prefeitura, ao lado do meu vice-prefeito Fernandinho, seremos prefeito de todos os mais de 300 mil mossoroenses, que habitam essa terra boa e de um povo que sabe o que quer.

Meus amigos, minhas amigas mossoroenses,

Os desafios são imensos, mas a disposição para fazermos uma gestão eficiente e moderna é muito maior. Não tivemos a transição que precisávamos, não tivemos acesso aos documentos que eram importantes para esse início de gestão, e ainda estamos enfrentando a pandemia que nos impõe muitas dificuldades. Porém, não vamos nos desanimar diante dessas dificuldades. Pelo contrário: elas nos motivam. Temos coragem para enfrentar os problemas. E quero trazer à memória uma frase do ex-prefeito Rodolfo Fernandes, quando mandava uma carta ao Coronel Antônio Gurgel, em 1927, há 93 anos atrás, para que fosse lida para Lampião, que ameaçava invadir Mossoró, e assim disse na carta:

“Estamos dispostos a recebê-los na altura em que eles desejarem.”

E da mesma forma, digo a Mossoró, que vamos enfrentar todos os problemas, todos os desafios dos mossoroenses, que também passam a ser meus desafios. Vou cuidar do meu povo, assim como cuido dos meus pais e da minha família. Com o mesmo carinho, com a mesma força e com o mesmo vigor nós vamos cuidar do nosso povo.

Vamos fazer diferente, vamos tratar bem o nosso povo em todas as repartições públicas do município de Mossoró, com igualdade e respeito, sem diferenças. Vamos tratar a todos da mesma forma, com igualdade a todas as classes sociais. Vamos fazer da Prefeitura a casa do povo.

O dinheiro do povo será bem aplicado, teremos mais verba para a saúde, merenda escolar, obras, para a zona rural e educação. Nosso diálogo será sempre franco, aberto e verdadeiro com todos os setores da sociedade.

Aos vereadores e vereadoras, ao Parlamento Mossoroense, o nosso respeito. A nossa primazia de gestão será tratar todos com diálogo, tratar com respeito ao Judiciário, entendendo que os poderes são independentes e harmônicos entre si. Estaremos ao lado de organizações públicas e privadas, das instituições de ensino da nossa cidade, que eu tenho o grande orgulho de ter honrado para também formar o nosso secretariado. Aqui me dirijo às entidades de classe, associações, igrejas e a todas as esferas sociais do nosso município. Vamos trabalhar juntos e vamos construir juntos a história que a gente quer para Mossoró.

Da bancada federal do Rio Grande do Norte, queremos o apoio necessário para os grandes projetos de Mossoró. Projetos que serão grandes e que serão republicanos, com transparência para o povo ver e decidir quais são os melhores. Buscaremos parcerias administrativas com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Queremos a união em favor de Mossoró.

A Prefeitura estará unida com o povo, com os servidores públicos – que aqui eu peço toda atenção, para que eu como servidor público que sou, para que nós como servidores públicos que somos, possamos estar juntos –, os secretários, vice-prefeito e todos, zelando pela cidade de Mossoró. Juntos na missão de servir ao povo, com dedicação, com zelo para entregar à população de Mossoró o melhor dos serviços públicos de sua história.

Com fé em Deus e muito trabalho, vamos resgatar a autoestima dos mossoroenses e de Mossoró. Mossoró será a terra de oportunidades. Faremos, ao lado do povo, a nossa cidade que todos os mossoroenses desejam. Que permita a cada cidadão, que acorda cedo para trabalhar, sonhar com dias melhores para o nosso povo, para as nossas crianças, para os nossos jovens. Que a mulher aqui seja bem tratada, com respeito, com dignidade. Cuidar dos nossos idosos.

A cidade que cada um de nós, cada um de vocês que está aqui hoje, que está assistindo, a cada mossoroense, aquele mais simples, aquele mais humilde, aquele que está na periferia e aquele que está trabalhando: vamos juntos com muita força, com muita disposição. Porque hoje começa em Mossoró uma nova história, e essa história que a gente já construiu até aqui vamos continuar a construir para o povo da cidade de Mossoró.

Muito obrigado. Me sinto honrado de chegar à Prefeitura Municipal de Mossoró nesse histórico dia 1º de janeiro de 2021. Muito obrigado, e a Deus a honra, a glória e o louvor.”

Com informações do site da #PrefeituradeMossoró

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *